Benefícios para as/os filhas/os: Os riscos de uma atenção pré-natal inadequada e do nascimento de bebês prematuros aumentam quando o casal não compartilha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cursinho Primeiro de Maio
Advertisements

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
Políticas de Segurança Pública
AULA: Estresse e Enfrentamento (Coping).
Desejos reprodutivos de homens e mulheres vivendo com HIV
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Prof. VILMAR CAUS MAZINHO
Um programa estratégico Estima-se que 70% das mortes prematuras estejam relacionadas a comportamentos adquiridos na adolescência (OMS) Saúde.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Transmissão Mãe – Filho
Educação sexual e sexualidade: Quo vadis?
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
C P C J M O N T I J O LEVANTAMENTO DE DADOS DE PROCESSOS COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
DIAS E HORÁRIOS DO CURSO: *Encontro quinzenal ou semanal *Sexta - feira - tarde ou sábado - tarde *Cada encontro tem 90 min. de duração *Inscrições: 081.
Prevenção da violência entre os adolescentes
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
Gravidez na Adolescencia
CENTRO SOCIAL FLORI Missionárias Dominicanas Mahotas - Maputo Moçambique Ano Lectivo 2008.
TEORIA DE BARKER Carlos Arcanjo
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
Saúde Individual e Comunitária
ACONSELHAMENTO PRÉ-CONCEPCIONAL
Wellness Coaching 1ª Semana de Medicina Preventiva
SAÚDE REPRODUTIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM E CONVIVEM COM HIV
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Gravidez na adolescência
Guarda, Adoção, Abuso Sexual
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
1.
Idade adulta jovem – Idade Adulta Jovem
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS AUDIÊNCIA PÚBLCA CPI DA PEDOFILIA
Internet? Até onde o perigo espreita!
PROSAD- Programa de Atenção à Saúde do Adolescente
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
Faculdade de Tecnologia e Ciências IV Semestre – Psicologia Saúde Coletiva Amélia Guimarães Jeciana Botelho Thamires Lima Sumaia santos.
REPRODUÇÃO HUMANA.
VALE SONHAR.
Passo 1: Incentivar a participação do parceiro ou futuro pai nas consultas de pré-natal e atividades educativas, onde poderá tirar dúvidas e se preparar.
Benefícios para os pais O artigo “Paternidade: uma revolução dos afetos” (COSTA LIMA, 2014), contribui para essa discussão ao identificar que grande parte.
Individual: não ter tido contato com pai biológico ou com outra referência paterna importante; experiências de violência física e/ou psicológica com o.
Benefícios para as mulheres: O maior envolvimento dos pais com o cuidado dos/as filhos/as e com as tarefas domésticas e o incentivo para que as mães interajam.
Benefícios para a gestação e parto: No Níger, o envolvimento dos maridos resultou num crescimento da busca pelo pré-natal e partos seguros ena construção.
Vulnerabilidade PrevençãoDST HIV AIDS 2010 Nelio Zuccaro
DESENVOLVIMENTO INFANTIL. PSICOEDUCAÇÃO PREVENÇÃO INTERVENÇÃO PRECOCE.
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
Vulnerabilidade às doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV) em casais com relacionamentos estáveis de uma cidade do sul de Santa Catarina, Ciências.
Free Powerpoint Templates
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Situação epidemiológica do VIH/SIDA em Cabo Verde Praia, Fevereiro de 2007 Direcção Geral de Saúde Programa de Luta contra a SIDA/ Serviço de Epidemiologia.
Visa ampliar o acesso masculino aos serviços, estimular o homem a cuidar mais de sua saúde e reduzir a transmissão vertical de doenças.
CREAS Centro de Referência Especializado de Assistência Social
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Benefícios para as/os filhas/os: Os riscos de uma atenção pré-natal inadequada e do nascimento de bebês prematuros aumentam quando o casal não compartilha do mesmo desejo pela gravidez ou quando os dois não a desejavam (Hohmann-Marriott, 2009, em FI);

A transmissão vertical do HIV (assim como da sífilis) pode ser melhor prevenida quando há o apoio de maridos/parceiros, permitindo que a situação seja revelada e que o tratamento seja seguido da maneira adequada (Mwanyika-Sando, 2013; Sherr&Croome, 2012, em FI); Estratégias de educação e apoio sobre a amamentação voltadas aos pais aumentam as taxas de amamentação e as mães sentem-se mais capazes e confiantes para amamentar quando recebem o apoio ativo de seus parceiros (Maycock et al, 2013; Mannion et al, 2013, em FI);

Quando os pais são presentes e atuantes na vida de suas/seus filhas/os, estas/es tendem a prosperar em diversas áreas: saúde física e mental; motivação para o estudo; rendimento acadêmico; desenvolvimento cognitivo; habilidades sociais; maior autoestima; menos problemas de comportamento; maior tolerância ao estresse e, na adolescência, menor abuso de drogas, menos problemas com a lei e menos riscos relacionados à saúde sexual e reprodutiva (Barker, 2003; FathersDirect, 2005; Allen e Daly, 2007; Nock e Einolf, 2008, em Promundo, 2014);

Revisão de 16 estudos longitudinais apontou impacto positivo sobre as crianças que tiveram um pai engajado nas seguintes áreas: menos problemas de comportamento, menos conflitos com a lei, menor vulnerabilidade econômica posterior, melhores resultados em escalas de desenvolvimento cognitivo, melhor desempenho escolar e menos estresse na idade adulta (Sarkadi, Kristiansson, Oberklaid e Bremberg, 2008, em Promundo, 2014);