To monitor or monitoring generally means to be aware of the state of a system. - Wikipedia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
As funções da avaliação são potencialmente
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Avaliação Mediadora.
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
PESQUISA DE CAMPO COLÉGIO EST. TÚLIO DE FRANÇA/União da Vitória
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
Ajude – me!!.
COLÉGIO BATISTA DEPARTAMENTO DE ENSINO
Rise of Data- Driven Learning and Assessment Ascenção do Aprendizado e da Avaliação Orientados a Dados Horizon Report 2014 Leandro Luque.
CONSELHO DE CLASSE CADEP
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
Introdução INTRODUÇÃO
2ª Etapa Minha escola é noticia
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
O Papel do Monitor.
Sistema Gestor de Alunos Sistemas de Informação Bruno Barros José Almir José de Anchieta Nara Falcão Marcos Pereira.
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Você j á tem ideia de qual tipo de est á gio gostaria de fazer? Sim Não São 2 Tipos : 1 - Instrumentação Instrumentação 2 - Iniciação Científica Iniciação.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Monitoramento – o que é monitorar? Grupo 1 – 2009.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
3ª Coordenadoria Regional de Educação
 Melhorias alcançadas em 2010: ◦ Reforma na secretaria e na direção do CEV Adriana. ◦ Construção do Complexo CEV Adriana (6 ao 9 ano). ◦ Reforma da quadra.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
PAE - PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Análise e Projeto de Sistemas
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
• Manejo – Formação – Professor.
Lilian Carina Shirley Rangel Orientadora Marta
Professora Doutora Míriam Cristina Carlos Silva
1ª Formação de Professores Coordenadores
Cap. 9 - O Marketing em uma Nova Empresa Grupo: Débora Reis Mayara Sayuri Túllio Novaes.
A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
1. AVALIAÇÃO SINTÉTICA DOS TRABALHOS REALIZADOS EM /10/ INFRAESTRUTURA; 2. FORMAÇÃO; 3. PRÁTICA DE SALA DE AULA.
Olá, você conhece os seus funcionários? Sabe quem esta entrando em sua instituição? Acompanha a frequência de professores? Passa confiança para os responsáveis.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS DE MONITORIAS 1º SEMESTRE DE 2016.
Estratégias de Comunicação e Mídias Eletrônicas
Conscientização sobre a importância do SARESP
Como eu sei que conclui todo o curso? Você pode acompanhar o seu desempenho no curso por meio da ferramenta “progresso”. Mas onde eu encontro esse progresso?
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
CASE DE SUCESSO Escola de Ensino Fundamental São José.
Transcrição da apresentação:

To monitor or monitoring generally means to be aware of the state of a system. - Wikipedia

O que é monitorar? Medir e (re)definir medidas de ajustes, é controlar, avaliar resultados com o propósito de que objetivos sejam atingidos. Supervisionar, gerenciar, para que possamos fazer as mudanças necessárias e atingir nossos objetivos.

Quais são os índices que devem ser monitorados pelo OP?

Desempenho dos alunos Pesquisas de satisfação Frequencia no Resource Center Frequencia dos alunos Evasão Manutenção Rematrícula Alunos aprovados e reprovados por estágios Alunos “Placement tests” Observação de aulas Novos professores

Por quê? Como OPs, o monitoramento destes índices são de extrema importância, pois há coleta de informações pertinentes que nos auxiliam em vários processos: Adoção de medidas preventivas (frequencia e evasão) nos auxilia na manutenção de alunos; Instrumentos importantes para mensurar o grau de aproveitamento e desempenho dos alunos em sala e sua relação com a metodologia;

Por quê? Apresentam números que pontuam para a escola um "retrato" do trabalho desempenhado no semestre por toda a equipe; Mensura o número de alunos aprovados e reprovados por estágios, indicando a necessidade de um trabalho a ser continuado, acompanhado e melhorado ;

Auxilia professores e alunos a obter resultados mais positivos ; Acompanhamento de alunos “placement tests” é um cuidado importante que faz toda a diferença! Estreitando-se laços com esses alunos, podemos melhor auxiliá-los na conquista de seus objetivos, e no que se refere ao grau de satisfação do serviço adquirido e prestado. Por quê?

Tirando dúvidas e ajudando-os na resolução de problemas decorrentes no semestre, auxiliamos os novos professores na preparação de aulas, na formação continuada, capacitando-os.

Como monitorar o desempenho dos alunos? Ferramentas que nos ajudam a monitorar esse desempenho: Relatórios do SGY e da HOE (frequência e notas); Talk sessions e observações de aulas = contato direto com os nossos professores, informação do que está sendo feito para solucionar dificuldades que nossos alunos estejam enfrentando.

Como monitorar e evitar a evasão? No Coordinator's floor>kit básico encontramos uma planilha de evasão por estágio, programa e professor. Essa planilha nos ajuda a monitorar a evasão e refletir no que precisa ser feito para que possamos melhorá-la; A entrevista de cancelamento feita após o pedido de cancelamento do aluno, é uma chance que temos de reverter esse cancelamento. Para isso temos que conversar com esse aluno e descobrir qual o real motivo desse cancelamento, pois muitas vezes existe alguma coisinha a mais atrás daquelas famosas desculpas, como "falta de tempo", entre outras; O monitoramento, feito desde o começo do semestre, nos ajuda a evitar evasão; Através das observações de aulas, monitoramento de frequência, pesquisas de satisfação, conseguimos prever problemas futuros e buscar soluções para tais.