Regras do jogo Coordenador: Marco Boselli Objetivo: contar e discutir sobre novidades interessantes em pesquisa (artigos) em reuniões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Estatística Testes de Hipóteses.
Advertisements

Mecânica Quântica: Função de Onda
João Luiz Fernandes e Aura Conci Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal do Paraná Mapeamento baseados em sites para servidores de proxies paralelos com poucas conexões TCP Aluno: Rafael Augusto Palma Disciplina:
Procedimentos Metodológicos Resultados e Discussões
Parte I – Sinais e Sistemas
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO E EXERCÍCIOS – CAP. 4
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Titulo do TCC – AQUI!!! Integrantes do grupo – 1 por linha - 1
MBA GESTÃO DE ENERGIA Coordenação Prof. Dr. Rodrigo Cutri
Teste de aderência Aula 07 Prof. Christopher Freire Souza
MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição?
Metodologia Científica Aula 6
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Noções de Simulação O cálculo de probabilidades e valores esperados nem sempre pode ser feito analiticamente. Frequentemente, recorre-se a modelos de simulação.
Conhecimento, Inovação Tecnológica, Saúde e Sustentabilidade: O que vamos fazer com as novas invenções? 26/03/2017 Modelo de Pôster para Apresentação do.
Professor: Rômulo Rodrigues
Componente Ictiofauna
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Conquista de resultados Conquista de resultados Cursos desenvolvidos para auxiliar no estabelecimento e conquista de metas, tanto pessoais como.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Distribuições discretas
Exponential Random Graph Models
Distribuição de Probabilidades
ANOVA: Análise de Variância APLICAÇÃO.
Processamento de Sinais
I Semana da Engenharia de Materiais
Estatística Aula 13 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
Modelagem de Sistemas Dinâmicos
Aplicações Estatísticas uma rápida abordagem
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
FORMATAÇÃO DE TRABALHOS
© 2000 Paulo Adeodato Avaliação de Desempenho de Sistemas A Arte da Apresentação de Dados Paulo Adeodato Departamento de Informática Universidade Federal.
PROBABILIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE
3. Distribuições de probabilidade
TRATAMENTO DE MINÉRIOS III - LABORATÓRIO
Modelagem e Avaliação de Desempenho
1 Metodologia de Ensino, de Avaliação, e Programa do Curso Marcelo d’Amorim Teste de Software.
É um Concurso que proporciona aos alunos da Educação Superior do SENAC em Minas a integração dos saberes, o trabalho em equipe, a aprendizagem partilhada.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Inferência Estatística Básica
Título do Tópico Nome completo, RA Nome completo, RA
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADE
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA TERMODINÂMICA DA FRATURA Aluno:
PROCESSO DE POISSON [ Parte II ] 1 - INTRODUÇÃO 2 - PROCESSO DE POISSON 3 - TEMPOS DE CHEGADA 4 - TEMPOS ENTRE CHEGADAS 5 - PROCESSOS DE RENOVAÇÃO 6 -
Duas Mídias Atende Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação Introdução →  objetivos → materiais utilizados → experimentos com discussão →  síntese da.
Universidade Federal do Maranhão
Usando Excel Prof. Rosemberg Trindade. Parte 1 Representação tabular de distribuição com variáveis discretas e contínuas.
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON
ASrank Carlos Carlim.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES.
2. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS 2015.
QUALIS Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Enfermagem Núcleo de Estudo e Pesquisa no Cuidado e Desenvolvimento Humano NEPCDH Ana Luiza de Aquino.
5 o Workshop de Realidade Virtual e Aumentada - WRVA´2008 Unesp Bauru – SP 19 a 21 de Novembro.
Medidas Resumo: Medidas de Posição Medida de Dispersão
Titulo original do artigo
Probabilidade Teste de hipóteses para duas médias:
Modelos de distribuições discretas de probabilidade
Terremotos e criticalidade auto-organizada Gisele Vieira Rocha 3 de Julho de 2009.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Professor Hudson de Paula
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
Modelagem de Fenômenos Físicos Utilizando a Técnica de Monte Carlo Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós graduação.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2016 Apresentação da Disciplina Camilo Daleles Rennó
Spatial analysis of anthropogenic disturbance regimes and roadside shrubs in a fragmented agricultural landscape Peter G.Spooner; Ian D. Lunt; Sue V. Briggs.
 O pouco conhecimento sobre a importância dos artigos científicos no desenvolvimento do aprendizado acadêmico.
Transcrição da apresentação:

Regras do jogo Coordenador: Marco Boselli Objetivo: contar e discutir sobre novidades interessantes em pesquisa (artigos) em reuniões informais. Participantes: – Apresentadores: professores e pós-doutores 1. – Público alvo: professores, alunos da pós-graduação e dos três cursos de graduação (Licenciatura, Física de Materiais e Física Médica). Apresentações: 15 (ideal) a 20 (máximo) minutos. Sobre os artigos – Publicações A1 (Física/Astronomia) da CAPES. – Menos de um ano de idade. – Área diferente de área de pesquisa do apresentador. Ao inicio (e, as vezes, ao fim) temos cachaça 2 – Aceitam-se doações 3. 1 Alunos da pós são bem-vindos a participar como apresentadores!! 3 Conversar com o Xavier. 2 Alunos do primeiro ano: apresentar RG

Analogies Between the Cracking Noise of Ethanol-Dampened Charcoal and Earthquakes H. V. Ribeiro et al. Universidade Estadual de Maringá Universidade Tecnológica Federal do Paraná PRL 115, (2015) Journal Club 11/09/15

Resumo Tópicos relevantes Simulações de sistemas complexos usando sistemas auxiliares Fratura de materiais Sysmic laws

Leis sísmicas (wiki) Lei de Omori: descreve o decaimento temporal da taxa de tremores secundários antes (foreshock) ou após (aftershock) o evento primário (mainshock). Tempo de recorrência entre eventos: o intervalo de tempo entre eventos abaixo de uma energia mínima segue uma lei de escala universal. Dados típicosLei de Gutenberg-Richter

O experimento Carvão vegetal de uso domestico (Eucalyptus sp.) umedecido com ~30 ml de álcool (93%) – Seis amostras do mesmo tamanho Microfone Shure Microflex MX202W/N O álcool é absorvido pelo material e logo evapora. ~20 cm Verifica-se que há barulho cuja causa é a fratura do material (cracking) O barulho pode ser medido por ~ 30 min

Análise de dados – definição de eventos Eventos discretos Energia normalizada por evento i.

Análise de dados – Comparação com sismologia Distribuição de probabilidade de energias  Lei de Gutenberg-Richter

Distribuições do tempo de recorrência entre eventos em sismologia Reescalando o Linhas cinzas: dados para todas as amostras. o Ajuste com distribuição Gamma o Distribuição do tempo de recorrência o Depende da Energia Mínima

Lei de Omori: decaimento dos eventos Discrepância: o O análogo ao decaimento de Omori só é válido para tempos curtos. o Comportamento estacionário relacionado com processos randômicos.

Lei de B åth

Sumário Estudo das emissões acústicas (por fratura) de carvão embebido em álcool (absorção e evaporação). Leis sísmicas, em geral, se aplicam embora há discrepâncias: – Menor exponente de Gutenberg-Richter; – Regime estacionário no número de eventos after/foreshock para tempos longos; – Duas leis de potência diferentes na lei de produtividade. Possíveis causas: – O estresse é irregularmente distribuído, criando diferentes “cracking sites” que operam de forma independente; – O álcool hidratado promove outro tipo de mecanismo (stress corrosion). Perspectivas: – uso de diferentes solventes; – Diferentes tamanhos e tipos de carvão.