VISÃO GERAL DA ESCOLA CLÁSSICA O CENÁRIO HISTÓRICO DA ESCOLA: Revolução Científica Revolução Industrial PRINCIPAIS DOGMAS Envolvimento mínimo do governo Comportamento econômico de auto-interesse (produtores-trabalhadores) Harmonia de interesses (+ interesse individual = interesse da sociedade) Importância de todos os recursos e atividades econômicas Leis econômicas: vantagem comparativa, rendimentos decrescentes, teoria da população, lei dos mercados, teoria da renda de Ricardo, teoria quantitativa da moeda.
QUEM A ESCOLA BENEFICIOU OU PROCUROU BENEFICIAR? No longo prazo toda a sociedade COMO A ESCOLA FOI VÁLIDA, ÚTIL OU CORRETA EM SUA ÉPOCA? Transformar pessoas em empreendedores Aumento da concorrência Industrialização - máxima expansão da produção
QUAIS DOGMAS TORNARAM-SE CONTRIBUIÇÕES DURADOURAS? Bases da economia moderna como uma ciência social Leis dos rendimentos decrescentes Lei da vantagem comparativa Soberania do consumidor Acumulo de capital para o crescimento econômico Mercado como mecanismo para reconciliar os interesses dos indivíduos com os interesses da sociedade
ERROS Laissez- faire inadequado como política pública para lidar com depressões, monopólios naturais, poder monopsónico, efeitos externos de ações privadas