A Pró-Reitoria Especial de Assuntos Comunitários e Estudantis/PRACE é o setor da UFOP que oferece programas e benefícios de assistência e apoio aos estudantes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Advertisements

Apresentação do Campus Porto Alegre
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível
Diretrizes para os Institutos Federais
FLORIANÓPOLIS NOVEMBRO 2007.
ENEM SISU PROUNI EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO CRIADO EM 1998 PELO MEC SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS.
Setor de Residência Estudantil
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
Modalidades de Atenção ao Idoso
Universidade Federal de Pernambuco
Gabinete de Intervenção ao Aluno
Debates sobre a Pauta Local Reuni Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais 26 jun 2012.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
EDUCATIONAL INSTITUTIONS
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Programa de Apoio ao Acesso e Permanência
CTR Nova Iguaçu.
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
Metodologia Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu PRIORIDADES PARA O ANO DE 2004 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - SESu.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
INCLUSÃO NO IF-SC INCLUSÃO NO IF-SC Coordenadoria de Inclusão e Assuntos Estudantis – Pró-Reitoria Ensino NAPNEE – núcleo de apoio as pessoas.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
PROGRAMAS SOCIAIS PUCRS. Pró-Reitora de Assuntos Comunitários Coordenadores de Assuntos Comunitários nas Unidades Dimensão Acadêmica Dimensão Ambiental.
UNIFACS E QUALIDADE DE VIDA NA COMUNIDADE
Apresentação dos vestibulares
Universidade Federal de Ouro Preto Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Metodologias de acompanhamento estudantil e avaliação de impactos.
Area de Concentração Serviço Social: Políticas Públicas. Democratização do Ensino. A Implantação de Propostas Educacionais. Orientadora: Profa. Dra. Célia.
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
UFABC – Universidade Federal do ABC.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
PROENS/DAES Jan.2015 Planejamento Institucional Contribuir para permanência e êxitos dos estudantes do IFPR, de todas os níveis e modalidades de.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Questionário do Estudante Enade
UFLA( Universidade Federal de Lavras) Lavras - MG Inscrições - 31/05 à 16/06 ; R$ 80,00 Isenção – 31/05 à 06/06 Prova – 18/07 Locais de prova – Lavras,
Programa Conexões de Saberes - Unirio. Laís - Enfermagem É notável a prevalência do sexo feminino como integrantes do programa conexões de saberes, acreditando-se.
Instituto Gerdau.
Clínica de Psicologia – Outubro de 2002  Boletim mensal  Pensando a clínica Nº 01 Editorial A Clínica de Psicologia produz seu primeiro Boletim. Um espaço.
Síntese das Discussões do GT Bolsas de Assistência Estudantil e Metodologias de Seleção Ouro Preto– MG de 24 /04/2014 Pauta : 1. Esclarecimento sobre as.
Agroecologia e Manejo do Café em SAF INTRODUÇÃO Em confronto ao modelo inconsciente do setor agrário de produção brasileiro, caracterizado pelo agronegócio,
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
O que acontece depois da prova do ENADE? PROCEDIMENTOS INVISÍVEIS PARA RESULTADOS VÍSÍVEIS.
Traços comuns entre a legislação para o ensino superior vigente em Portugal e o Plano Nacional de Educação em tramitação no Brasil Guaracy Silva UNIMEP.
Uma universidade sem fronteiras para a América Latina.
Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
 Que se construam rodas de diálogo dentro das residências para que diversos temas atrelados à religiosidade sejam explanados visando a garantia do respeito.
AGENDA Pesquisa sobre a Política de Moradia da UnB – a partir da Resolução N.003/2014 do Conselho Diretor da FUB de 30/06/2014 Opinião dos Professores.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
UFRN – CPA Avaliação da Gestão OBJETIVO o Fornecer estudos e orientações que subsidiem o processo de planejamento institucional e a implementação.
O que é, e por que fazer o Enem? Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de “avaliar o desempenho.
 A Biblioteca Virtual 3.0 Universitária é um acervo digital composto por diversos títulos universitários, que abordam diversas áreas do conhecimento.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Perspectivas Internas e Externas
 O pouco conhecimento sobre a importância dos artigos científicos no desenvolvimento do aprendizado acadêmico.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Dezembro de
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

A Pró-Reitoria Especial de Assuntos Comunitários e Estudantis/PRACE é o setor da UFOP que oferece programas e benefícios de assistência e apoio aos estudantes e servidores (técnico-administrativo e docentes), visando promover o bem estar psicossocial e o favorecimento das relações interpessoais. Dentre esses programas destacamos a moradia estudantil da qual está sobre a responsabilidade da Coordenadoria de Assistência Social da PRACE

Tipos de moradias A UFOP através da PRACE oferece aos estudantes duas possibilidades de moradia, que são de propriedade da Instituição, sendo elas: Alojamento: possui 64 quartos individuais e fica localizado no Centro de Convergência, campus Morro do Cruzeiro. A seleção é feita por meio de uma avaliação socioeconômica e de uma entrevista com a equipe da PRACE O ingresso acontece a partir da disponibilidade de vagas.

Repúblicas Federais: são os imóveis que a Universidade cede aos alunos para a moradia estudantil. Em Ouro Preto são 58 repúblicas. Elas se localizam no entorno do campus Morro do Cruzeiro e espalhadas pelo centro histórico de Ouro Preto. Às moradias é assegurada a autogestão, em que cada casa tem seu regimento interno. Assim sendo, cada moradia tem um critério de seleção próprio que dura três meses, e no qual é avaliado o espírito de solidariedade e senso de comunidade.

Já em Mariana, são sete casas pertencentes à Instituição que se localizam próximas ao Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS). A seleção é feita em parceria com a PRACE, que seleciona previamente os alunos por critérios socioeconômicos.

Ainda no campus Morro do Cruzeiro encontra-se em construção 02 Prédios onde teremos alojamentos para os alunos, composto de 24 Apartamentos num total de 96 vagas. A seleção também será feita por meio de uma avaliação socioeconômica e de uma entrevista com a equipe da PRACE. O ingresso acontecerá a partir da conclusão das obras.

Também temos as Repúblicas Particulares que são outra opção de moradia para os alunos em Ouro Preto onde temos 252, Mariana, 46 e João Monlevade, 50. São aquelas onde grupos de estudantes se unem e alugam um imóvel particular, dividindo os custos referentes à manutenção da casa. Este valor é muito variado, pois depende do número de moradores.  A UFOP colabora com o apoio jurídico, por meio de projeto de extensão do curso de Direito, no que diz respeito ao relacionamento com os locatários.

OBRIGADO!!!