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Universidade Federal de Ouro Preto Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Metodologias de acompanhamento estudantil e avaliação de impactos.

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1 Universidade Federal de Ouro Preto Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis Metodologias de acompanhamento estudantil e avaliação de impactos

2 Definição O acompanhamento estudantil é realizado por assistentes sociais, psicólogos e técnico em assuntos educacionais da área de Orientação Estudantil. Essa área é responsável por proporcionar acolhimento, orientação e intervenção nas situações de dificuldades acadêmicas.

3 Linhas de Atuação Recepção de Estudantes Ingressantes Acompanhamento da Situação Acadêmica Grupos Temáticos Atendimento Individual

4 Recepção de Ingressantes Programa Bem Vindo Calouro 1)Acolhimento dos estudantes e famílias no processo de matrícula 2)Seminário de apresentação da assistência estudantil 3)Pesquisa de Perfil do Estudante Ingressante 4)Comunicação com a família do estudante ingressante

5 1)Acolhimento dos estudantes e famílias no processo de matrícula - Entrega de folders informativos sobre a assistência estudantil. -Distribuição de brinde. -Esclarecimentos e informações aos estudantes ingressantes na instituição e seus familiares sobre assistência estudantil na UFOP.

6 2) Seminário de apresentação da assistência estudantil Tema: apresentação detalhada dos serviços e esclarecimento sobre o acesso as áreas de atuação da assistência estudantil na UFOP: bolsas; orientação estudantil; saúde, esporte, cultura e restaurantes universitários Período: entre a 3ª e a 5ª semana letiva Local: salas de aulas de todos os cursos que possuam 1º período no respectivo semestre, em horários previamente cedidos pelo corpo docente * Disponibilização de folhetos sobre os serviços específicos

7 3) Pesquisa de perfil do estudante ingressante -Objetiva investigar o perfil biopsicossocial dos estudantes ingressantes, a fim de subsidiar as propostas de atuação da assistência estudantil na UFOP -Pesquisa online, com questionário estruturado, divulgada nas palestras de apresentação nas turmas de 1º período

8 4) Comunicação com a família do estudante ingressante Envio de carta para a residência do estudante ingressante, composta pelos seguintes tópicos -Parabenização pela aprovação do estudante -Apresentação da assistência estudantil da UFOP -Afirmação da importância do acompanhamento familiar para o sucesso acadêmico -Disponibilização de canais de comunicação com a Prace

9 Avaliação de Impactos Cursos com entrada em 2013/1: 34 2013/2: 35 Cursos contemplados com palestras em 2013/1: 16 2013/2: 33 Cartas remetidas a 100% dos ingressantes em 2013/1 e 2013/2

10 Avaliação de Impactos Ampliação dos nº de atendimentos na área de saúde e no Espaço Bem-Viver 2012: 623 estudantes 2013: 733 estudantes Ampliação do número de participantes nos workshops do Programa Caminhar Aproximação dos colegiados ao acompanhamento estudantil Fortalecimento da comunicação sobre as áreas de bolsas e avaliação socioeconômica Ampliação da procura por vagas em repúblicas federais

11 Acompanhamento da Situação Acadêmica Caminhar Objetivos - Estimular o envolvimento dos estudantes com o processo de aprendizagem - Estimular a gestão autônoma dos recursos de aprendizagem oferecidos pela universidade - Combater a evasão, a retenção e o baixo desempenho acadêmico

12 Público alvo O programa contempla prioritariamente estudantes assistidos com bolsas e residências estudantis administradas pela Prace, com coeficiente de rendimento semestral inferior a 5.0 (cinco) pontos, mas também é facultado aos demais discentes da UFOP. Condicionalidade Exigência de condicionalidade (12 horas de trabalhos semanais) para acesso ao programa de transferência de renda (bolsa permanência) - Extinta em janeiro de 2011 Exigência de condicionalidade para permanência nos programas - Otimização de recursos (recursos escassos) - Necessidade de traçar mecanismos de acompanhamento - Beneficiários – corresponsáveis pela superação das dificuldades - Estratégia de ampliação do acesso aos serviços oferecidos

13 Fundamentação legal - Decreto 7.234 - Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES - Resolução CUNI/UFOP 1380 – Regulamenta os Programas de Assistência Estudantil - Resolução CUNI/UFOP 1540 – Estatuto das Repúblicas Federais de Ouro Preto

14 1)Workshop de Diagnóstico Acadêmico 1)Instrumento de autoavaliação para o estudante e levantamento de dados para orientar os serviços oferecidos pela PRACE 2) Instrumento de avaliação dos níveis de satisfação do estudante em cinco áreas que envolvem as vivências acadêmicas: estudo-curso, carreira, pessoal, institucional e interpessoal 3) Discussão coletiva sobre a vivência acadêmica 4) Apresentação de normas e serviços de acompanhamento disponíveis na universidade

15 2) Workshops de Apoio Acadêmico - Mini-cursos com temáticas específicas, com duração média de 2 horas. - Buscam oferecer elementos para a construção de estratégias sobre questões relacionadas às dificuldades acadêmicas. As temáticas podem variar de um semestre para outro, de acordo com a demanda observada nos workshops de diagnóstico e nos acompanhamentos individuais. Temas Atuais Estratégias de Apresentações em Público Estratégias de Estudos no Ensino Superior Planejamento e Organização do Tempo Planejamento Financeiro Reorientação Profissional

16 3) Acolhimento Individual Ao longo de todo o semestre letivo os estudantes podem solicitar atendimento com a equipe técnica envolvida no Programa Caminhar: psicólogos, assistentes sociais e técnico em assuntos educacionais. Focado nas questões observadas como impactantes na situação acadêmica do estudante: emocionais, comportamentais, financeiras, organizacionais dentre outras.

17 Avaliação de Impactos Ampliação do número de participantes nos workshops do Programa Caminhar 2012/2 = 61 2013/1 = 157 Qualificação da autogestão do estudante em relação à sua vida acadêmica Promoção dos serviços de orientação acadêmica

18 AVALIAÇÃO DE IMPACTOS ACOMPANHAMENTO ACOMPANHAMENTO Semestre Campus 2012/1 OP/MA 2012/2 OP/MA/JM 2013/1 OP/MA/JM Nº estudantes atendidos 68121197 Perderam 10 (15%)40 (33%)65 (33%) Recuperaram 58 (85%)74 (61%)129 (65,5%) Evasões 0 (0%)1 (1%)1 (0,5%) Trancamentos 0 (0%)6 (5%)2 (1%)

19 AVALIAÇÃO DE IMPACTOS SUSPENSÃO DE BOLSAS SUSPENSÃO DE BOLSAS Semestre Campus 2012/1 OP/MA/JM 2012/2 OP/MA/JM 2013/1 OP/MA/JM Nº suspensões472537 Perderam 27 (58%)12 (48%)21 (57%) Recuperaram 18 (38%)8 (32%)11 (30%) Evasões 1 (2%)4 (16%)3 (8%) Trancamentos 1 (2%)1 (4%)2 (5%)

20 Avaliação de Impactos X Evasão após suspensão de bolsas Evasão Geral na UFOP em Cursos Presenciais (Média 2007 a 2012) 2012/1 = 2% X 23% 2012/2 = 16% 2013/1 = 8% Média = 8,6%

21 GRUPOS TEMÁTICOS Espaço coletivo de questionamento/crítica a vivências relacionadas a algum tema específico Oferecidos semestralmente Grupos Atuais: Longe de Casa e Ponto de Encontro

22 GRUPOS TEMÁTICOS Objetivos - Estimular reflexões inovadoras em relação a uma vivência ou tema específico - Possibilitar uma postura autêntica frente às suas vivências, a partir de diálogos com outros sujeitos - Contribuir para tomada de decisões mais autônomas

23 Ponto de Encontro Premissa: aperfeiçoamento da fala em público passa pela prática do sujeito num espaço real e coletivo Público-alvo: estudantes que queiram aperfeiçoar a fala em público a partir do treino prático, mediante demanda espontânea Encontros quinzenais, com os dois primeiros estruturados e os demais conforme desenvolvimento do grupo

24 Longe de Casa Premissa: socialização entre sujeitos que estejam passando por dificuldade de adaptação ao ambiente universitário A intervenção foi elaborada de forma a atender uma demanda sempre presente nos atendimentos de psicologia Público-alvo: estudantes matriculados no primeiro ou segundo período da graduação que não possuem grupo familiar nas regiões atendidas pela Universidade Federal de Ouro Preto ou demais estudantes interessados

25 Desenvolvido em 5 encontros com duração média de 1h30min O Longe de Casa não se propõe a garantir a presença do estudante na instituição, mas permitir, a partir dos encontros em grupo, reflexões a respeito desse novo momento e a possibilidade de realizar escolhas mais conscientes sobre o seu projeto de vida Longe de Casa

26 Ponto de Encontro Avaliação de Impactos Estudante A (Biologia): "Estou gostando muito de participar do projeto, principalmente por perceber que já tive um avanço, melhora em fazer apresentação". Estudante B (Engenharia Mecânica): "Está me ajudando a compreender coisas que antes não sabia em relação a apresentação, como estruturação do seminário, a extrema importância do treinamento com antecedência para uma boa apresentação e o destaque que é dado nos nossos erros em apresentação com as opções de como melhorar.” Estudante C (Ciências Biológicas) “Fui bem na apresentação, minha nota foi 8,10. Quanto a parte escrita vou ter que fazer várias correções, só depois de entregar as alterações vou receber a nota global. Te agradeço pelo apoio recebido.”

27 Avaliação de Impactos Longe de Casa “Até agora, os encontros do Longe de Casa permitiram reflexões que levarei para minha vida. [...] É difícil se adaptar a esse novo ambiente, com novas pessoas e horizontes, principalmente pelo fato de estar longe de mãe, pai e irmãos. Percebi que ao relatar as dificuldades e ainda escuta-lás (sic) de perspectivas diferentes [..] compreendi [..] que todos nós estudantes passamos por momentos difíceis, somos detentores de histórias marcantes, mas não devemos desistir. Continuar lutando pelo motivo que mudamos de cidade/estado e construir esse mesmo plano juntos é o que devemos realizar.” Estudante D - Jornalismo

28 Avaliação de Impactos Longe de Casa “Até agora, os encontros do Longe de Casa permitiram tais reflexões: Como me preparar para novas experiências, como é interessante fazer amigos e como isso pode melhorar minhas experiências com a cidade, é interessante ter momentos para partilhar sobre assuntos diversos e formar novos círculos sociais. O mais importante nisso, foi que até agora tenho me sentido mais confortável dentro do contexto marianense e as conversas tem me ensinado a expandir minha realidade sobre a cidade. Tenho me sentido mais integrado a cidade, e ao que ela pode me oferecer.” Estudante E – Pedagogia

29 Equipe Área de Orientação Estudantil 1 Técnico em Assuntos Educacionais 3 Assistentes Sociais (Compartilham atividades de outras áreas) 3 Psicólogos (Compartilham atividades de outras áreas) O Programa Bem-Vindo Calouro envolve também profissionais das áreas de moradia e da coordenação de saúde.

30 PSICOLOGIA DE PORTAS ABERTAS

31 Agradecemos a atenção!


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