Profª Sandra. No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
Simbolismo.
Alphonsus de Guimaraens
PROJETO DE PESQUISA: O SÍMBOLO DA VIRGEM NA POESIA DE
O claro-escuro no Romantismo
Literatura Informativa
Arcadismo no Brasil Contexto Histórico.
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
SIMBOLISMO Professor Kássio.
Literatura - Prof. Hélia
Marcos Vinicius da Cruz de Mello Moraes
MODERNISMO.
Aluno=João Nelson Nº12 Série=3B Profª Vânia Disciplina Língua Inglesa
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
Influências na Lírica Camoniana.
Simbolismo Poesia no fim do século
SIMBOLISMO.
DOM CASMURRO Machado de Assis.
ROMANTISMO.
H A I K A I Clicar.
Simbolismo em Portugal
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
Simbolismo Suzete Beppu.
Classicismo.
1ª fase modernista (1922 – 1930).
Cultura Afro - Brasileira
INTRODUÇÃO Por que Jesus nasceu, viveu, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia?
SIMBOLISMO.
Parnasianismo No Brasil.
Simbolismo. O Simbolismo é um estilo literário, do teatro e das artes plásticas é um estilo literário, do teatro e das artes plásticasliterárioteatroartes.
Prof.ª Patrícia Tavares
PARNASIANISMO E SIMBOLISMO
Literatura PRÉ-MODERNISMO
ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
TEMÁTICAS DE MANUEL BANDEIRA:
2ª Série Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Romantismo brasileiro
O objecto da Ciência da Literatura. O que quer dizer «Literatura» De acordo com o significado da palavra, abrange toda a linguagem fixada pela escrita.
Revisão – professora Margarete
Antologia Poética do Romantismo
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Fernando Pessoa Suzete Beppu..
BARROCO NO BRASIL.
SIMBOLISMO NO BRASIL (Final do século XIX)
Eu sou poeta.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Português
PARNASIANISMO.
Sentimento do mundo.
A música da Morte, a nebulosa, estranha, imensa música sombria, passa a tremer pela minh'alma e fria gela, fica a tremer, maravilhosa... Onda.
Literatura Prof. Keila Garcia
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
UNIP Disciplina: FEP Professora: Msc. Carolina Brum Brasília: Ago/2011
SIMBOLISMO.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Romantismo poesia. Características:  Um novo público: a mulher e o estudante  Vinda da Família Real  Imprensa passa a existir no Brasil  Folhetins.
SONATA:CLARO DE LUNA Com Som Quem de nós não teve um momento de extrema dor? Quem nunca sentiu, em algum momento da vida, vontade de desistir?
2ª geração - Casimiro de Abreu
O que foi? O Simbolismo é uma escola literária que se manifesta especificamente na poesia e em outras esferas artísticas nascidas na França em fins do.
Simbolismo em Portugal
O Pré-Modernismo No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda era forte a influência das tendências.
Parnasianismo Movimento de reação ao sentimentalismo piegas dos últimos românticos; Seu florescimento se deu na França; Parnaso está relacionado a figura.
Barroco Barroco ou Seiscentismo constitui o segundo período clássico e designa genericamente todas as manifestações artísticas produzidas no século XVII.
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
Romantismo em Portugal Profª Sandra. Surgiu em Portugal, assim como no resto da Europa, após a Revolução do Porto, de 1820 (que levou os liberais ao poder).
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
SIMBOLISMO – 1893 “MISSAL “ “BROQUÉIS” - CRUZ E SOUSA CONTEXTO HISTÓRICO: .Consolidação da República .Santa Catarina , Paraná e Rio Grande do Sul palco.
PARNASIANISMO LITERATURA.
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.
Transcrição da apresentação:

Profª Sandra

No Brasil, o movimento Simbolista foi quase inteiramente ofuscado pelo movimento Parnasiano, que desfrutou de prestígio social nas camadas cultas da sociedade até as primeiras décadas do século XX. Mesmo assim, a poesia simbolista deixou contribuições significativas, preparando terreno para as grandes inovações que ocorreriam no século XX, no domínio da poesia.

As primeiras manifestações simbolistas foram sentidas desde o final da década de 80 do século XIX. MARCO – 1893 – Missal (prosa) e Broquéis (poesia), de Cruz e Sousa O Simbolismo nasceu de um núcleo constituído por alguns poetas: Cruz e Sousa, Oscar Rosas, Bernardino Lopes e

Emiliano Perneta no jornal A Folha Popular, no RJ, no início da década de Autores Cruz e Sousa - *1861(Desterro/SC) - †1898 (Sítio/MG) Filho de escravos, foi amparado por uma família aristocrática, que o ajudou nos estudos.

Abandonou os estudos, pois seu protetor morreu. Começou a trabalhar na imprensa catarinense, escrevendo crônicas abolicionistas e participando diretamente de campanhas em favor da causa negra. Foi, muitas vezes, alvo de preconceito racial. Apaixonou-se por uma artista branca que não o correspondia e casou-se com uma negra que, pouco depois,

manifestou problemas mentais. Teve 4 filhos, mas perdeu dois deles. Morreu vítima de tuberculose. Considerado o poeta simbolista mais importante e um dos maiores poetas nacionais de todos os tempos. Juntamente com Antero de Quental e Augusto dos Anjos, apresenta uma das poéticas de maior profundidade em língua portuguesa.

Características *Musicalidade *Pessimismo *Uso de sinestesia *Sofrimento e angústia *Misticismo *Emprego da cor branca/vaporosidades *Uso de aliterações e assonâncias *Repetições de palavras *Uso de maiúsculas alegorizantes *Sugestão

Obras - Missal e Broquéis (únicas) Sua temática envolve, também, investigação filosófica e angústia metafísica. Sob influência do pessimismo do filósofo alemão Schopenhauer (final do século XIX), escreveu sobre o drama da existência, o desejo de fugir da realidade, de transcender a matéria e integrar-se espiritualmente no cosmo, o drama racial e pessoal que vivia.

Alphonsus de Guimaraens - *1870 (Ouro Preto/MG) - †1921 (Mariana/MG) Filho de português e de brasileira, estudou Direito (SP), foi promotor e juiz. Casou-se e teve 14 filhos. Era apaixonado por sua prima Constança, que faleceu aos 17 anos. Por isso, sua obra aborda a temática da morte da mulher amada.

Empregou, também, temas como natureza, arte e religião. A exploração do tema morte abriu o vasto campo da literatura gótica ou macabra dos ultrarromânticos, que foi recuperada pela maioria dos simbolistas. Fazia referências ao corpo morto, ao esquife, às orações, às cores roxa e negra e ao sepultamento.

Formalmente, teve influências árcades e renascentistas. Preferia o verso decassílabo, mas usava outras métricas também. Características *Poesia de elogio da morte *Platonismo amoroso *Temas lunares, místicos e religiosos *Versos decassílabos ou redondilhos (5 - menor ou 7 sílabas - maior)

Obras Septenário das dores de Nossa Senhora (1899) Dona Mística (1899) Kyriale (1902) Pauvre Lyre (1921) Pastoral aos crentes de amor e da morte (1923/obra póstuma) A escada de Jacó, Pulvis, Nova primavera e Salmos da noite (1960/organizados por seu filho)