O Novo Jornalismo de Precisão Dennis de Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias ou metodologias?.
Advertisements

O que é a verdade? O mito da imparcialidade Repórter Brasil
Aula – O que é História? Profº: Renan Sabino
A informação e sua representação
NOÇÕES PRELIMINARES.
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
Eu sou seu cliente sabia?
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
O Aluno a Distância.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Como escrever um Artigo científico?
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Aula 10: RSS. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho”
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2012
Teorias do Jornalismo I
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
Professora: Rosana Santos
Questionário/Roteiro
O que é metodologia? Uma preocupação instrumental. Trata das formas de se fazer ciência. Cuida dos procedimentos, das ferramentas, dos caminhos. A finalidade.
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
O papel do conteudista.
Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Profa. Reane Franco Goulart
GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Jornal como Recurso Didático
INFORMÁTICA.
Trabalho de conclusão de curso
Elaboração de Artigo Científico
CLUBE DE CIÊNCIAS.
A Psicologia Científica
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Colégio Adventista de Diadema
MODELO DE CARACTERIZAÇÃO DE INFOGRÁFICOS Uma proposta para análise e aplicação jornalística S ILVEIRA, L.H.Y. Modelo de caracterização de infográficos.
Metodologia Científica
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA MARÇO 2014 TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Redigindo a opinião do grupo.
A Psicologia Experimental
Relações entre mídia e poder na sociedade da informação Alon Feuerwerker
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
TEMA E PROBLEMA.
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Apresentação - Plano de disciplina
Seção de Métodos Seção de Métodos Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Outubro de 2014 Ivan França Junior Faculdade de Saúde Pública Universidade.
OS PASSOS DA PESQUISA MIRIAN GOLDENBERG p
Sistemas de Informação – mais que tecnologia Profa. Reane Franco Goulart.
Estes dois tipos de conhecimento diferem fundamentalmente em questões da origem, atitude, motivações, valor e linguagem. Senso comum (conhec. Vulgar)
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
1 2/9/ :44. Os dados são uma representação dos conceitos ou instruções de uma maneira normalizada que se adapte à comunicação, interpretação e processamento.
FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Positivismo Lógico O círculo de Viena. Positivismo Polissemia ao definir a expressão “Positivismo”  Ocorre na prática ou a utilização de um rótulo ou.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Jornalismo de Precisão Philip Meyer. ‘Houve um tempo em que tudo o que se precisava era dedicação à verdade, muita energia e algum talento para escrever.
ENTREVISTA COMO FAZER UMA BOA ENTREVISTA Professora Nayara de Oliveira Gularte Língua Portuguesa.
DIÁLOGOS ENTRE A FILOSOFIA E O CINEMA: O CINEMA COMO CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO Profa. Leila Rosa Disciplina: Filosofia_ Conteúdo: Filosofia da arte (Estética)
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
RESENHA.
Transcrição da apresentação:

O Novo Jornalismo de Precisão Dennis de Oliveira

Por que o Jornalismo de Precisão Philipp Meyer afirma que: Houve um tempo em que tudo o necessário para ser um bom jornalista era uma dedicação à verdade, muita energia e algum talento para a escrita. Você ainda precisa dessas coisas, mas elas não são mais suficientes. O mundo tornou-se muito complexo, houve um crescimento explosivo da informação disponível, exigindo que o jornalista tenha de ser um filtro, bem como um transmissor, um. organizadora e intérprete, e também aquele que reúne e distribui as informações. Além de saber como colocar informações na página ou no ar, ele também deve saber como colocá-las na cabeça do receptor. Em suma, um jornalista tem que ser um gerente, processador e um analista de dados.

JORNALISMO DE PRECISÃO Desenvolvimento das tecnologias de disseminação da informação – jornalista perdeu o monopólio da novidade Sociedade mais complexa – novas exigências de informação qualificada em diversos setores de atividade Crise na credibilidade do jornalismo O caso “Jaison Blair” (2003, NYT) – jornalista premiado que confessou ter escrito matérias falsas no diário novaiorquino

JORNALISMO DE PRECISÃO Formação do Comitê de Jornalistas Preocupados com a qualidade da imprensa. “Os elementos do jornalismo”, de Bill Kovach e Tom Rosenthiel 1. A primeira obrigação do jornalismo é com a verdade. 2. Sua primeira lealdade é com os cidadãos. 3. Sua essência é a disciplina da verificação. 4. Seus praticantes devem manter independência daqueles a quem cobrem. 5. O jornalismo deve ser um monitor independente do poder. 6. O jornalismo deve abrir espaço para a crítica e o compromisso público. 7. O jornalismo deve empenhar-se para apresentar o que é significativo de forma interessante e relevante. 8. O jornalismo deve apresentar as notícias de forma compreensível e proporcional. 9. Os jornalistas devem ser livres para trabalhar de acordo com sua consciência.

JORNALISMO DE PRECISÃO Proposta de Phillip Meyer vem dos anos 1960 no Detroit Free Press É retomada mais recentemente como forma de resgatar a credibilidade do jornalismo A proposta é utilizar os recursos da ciência

JORNALISMO DE PRECISÃO Phillip Meyer defende que o aprendizado de jornalismo deve conter os seguintes conteúdos: 1. Como encontrar a informação; 2. Como avaliar e analisá-la; 3. Como se comunicar de uma maneira que irá furar o ruído dado pela sobrecarga de informação e alcançar as pessoas que necessitam e querem.

JORNALISMO DE PRECISÃO A aplicação de métodos científicos na produção jornalística encontra barreiras na concepção de uma “objetividade passiva” A objetividade passiva teve o mérito de criar uma “disciplina” na produção jornalística por meio do rigor metodológico Porém, esta objetividade era cabível em um mundo mais simples No mundo complexo, os limites desta objetividade passiva levou ao surgimento do “novo jornalismo” que utiliza os elementos da arte Os relatos do novo jornalismo foram importantes para libertarem a narrativa das amarras da objetividade passiva Porém, jornalismo precisa de disciplina e a disciplina da arte não é a mais recomendada Daí, a idéia de empurrar o jornalismo para a ciência

JORNALISMO DE PRECISÃO Jornalismo de precisão é o jornalismo como ciência “Isso significa tratar jornalismo como se fosse uma ciência, adotando o método científico, a objetividade científica e ideais científicos para todo o processo de comunicação de massa.” (Meyer) "O que é necessário para descobrir fatos ocultos e chegar a verdades indescritíveis é uma determinação hábil para chegar a eles, e que é uma determinação que é tão apropriado para um jornalista devidamente treinado como um físico bem treinado.“, escreveu o físico Lawrence Cranberg O jornalismo depende da disponibilidade de fatos objetiváveis (Wlater Lippmann)

JORNALISMO DE PRECISÃO O que fazer com os dados? Buscá-los Armazená-los Recuperá-los Analisá-los Editá-los Comunicá-los Quadro teórico (modelos) Hipótese(s) Para além da objetividade, a transparência que permite a verificação e reverificação comum nos trabalhos científicos. Características dos cientistas que devem estar no jornalismo Ceticismo Abertura (transparência dos caminhos percorridos) Instinto de operacionalização Sentido de provisoriedade da verdade Parcimônia (entre teorias, as mais simples)

JORNALISMO DE PRECISÃO

REPORTAGEM ASSISTIDA POR COMPUTADOR (RAC) Utilização das ferramentas da internet e softwares para construção de bancos de dados. Exemplos no site da Abraji portagem%20com%20Aux%EDlio%20do%20Computador%20(RAC) &arq=1