ESTUDO DE PRODUÇÃO E DESEMPENHO DE BLOCOS DE CONCRETO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definição do público-alvo:
Advertisements

A ATIVIDADE DE PESQUISA
1 Engenharia Civil – Universidade Santa Cecilia
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
INTRODUÇÃO Ricson Rocha de Souza Departamento de Engenharia Mecânica
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Rotações e Translações
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Carla Lima Massolla Aragão da Cruz Nilcéia Benício Lima de Souza
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
GTec – Grupo de tecnologia em materiais à base de cimento Portland
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
AGRADECIMENTOS BIBLIOGRAFIAS FIGUEIREDO, A.; Pietrocola, M. Física um Outro Lado. Editora FTD, São Paulo, MENEZES, L.C. Física para o Ensino Médio.
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
ENCONTRO DE COORDENADORES DE TURNO E AUXILIARES DE DISCIPLINA 3 e 4 setembro 2007 Expectativas.
Universidade Federal da Bahia DCTM – Departamento de iência e Tecnologia dos Materiais GEMAC – Grupo de Estudo em Materiais de Construção Avaliação do.
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Definições situacionais.
Daniel Alexandre Aio Prof. Dr. Antônio Anderson da Silva Segantini Autor Orientador ESTUDO DE POSSIBILIDADES.
BLOCAUS UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
EXATA ENGENHARIA E ASSESSORIA SS LTDA
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Materiais de Construção I Concreto de Cimento Portland Aula III
Reavaliação das Resistências a Compressão e a Tração de Concretos com Diferentes Consistências e Relações a/c Luciana Kataoka; Ana Carolina Marques; Paulo.
O Poder na Escola 2007.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
DEFESA - MONOGRAFIA CLÁUDIA ANDRÉA MOREIRA ALCÂNTARA
Subprojeto: Geografia
Metodologia de projetos
Autor: Marcelio Adriano Diogo
O Estado do Espírito Santo é o 2º maior produtor de rochas ornamentais e 2º maior produtor de petróleo do país. Com isso surge a problemática da geração.
EDUCAÇÃO DO CAMPO: LIMITES E POSSIBILIDADES Isabelle Leal de Lima / Câmpus Paranaguá Orientador: Prof.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Tópicos Avançados de Contabilidade
LILIANE BONDIMAN BULIGON
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL CERÂMICO COM AGREGAÇÃO DE AREIA VERDE VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CAMILA STOCKEY ERHARDT PEC II - Segundo.
NOME: ANÁLISE DA VARIAÇÃO DE CUSTOS RELACIONADA AO DESEMPENHO TÉRMICO DE DIFERENTES ALVENARIAS EM FACE DA NORMA BRASILEIRA VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
PERDA DE TRANSMISSÃO SONORA ENTRE PAREDES DE ALVENARIA ESTRUTURAL
CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PELA METODOLOGIA MCT VIVERAPRENDERTRANSFORMAR GEOTECNIA LUCAS PUFAL PEC II - Segundo.
MÉTODO BAILEY: AVALIAÇÃO LABORATORIAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS A QUENTE
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
GEOTECNIA VIVER APRENDER TRANSFORMAR
GEOTECNIA/PAVIMENTAÇÃO
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
Nicole Deckmann Callai, Lucas Pufal
ESTUDO DA MISTURA IDEAL DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL E AREIA PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
PEC I - Primeiro Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 14 de Outubro de 2014 Estudo da Capacidade de Carga e Recalque de Solos do Noroeste.
SUBSTITUIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA/CONSTRUÇÃO CIVIL
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
Análise da Capacidade de Carga e Recalque de
VIVER APRENDER TRANSFORMAR
INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES
PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS PARA A PROBLEMÁTICA.
ANÁLISE DA ESTABILIZAÇÃO QUÍMICA DE SOLOS FORMADOS NO VALE DO RIO PARDO PARA APLICAÇÃO EM ESTRADAS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR GEOTECNIA MARIANA DA SILVA.
VIABILIDADE ECONÔMICA DO REAPROVEITAMENTO DE AREIA DE DESCARTE DE FUNDIÇÃO EM CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO.
ESTUDO DE MISTURAS DE SOLO ARGILOSO LATERÍTICO DO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL E AREIA INDUSTRIAL PARA USO EM PAVIMENTOS ECONÔMICOS VIVERAPRENDERTRANSFORMAR.
TIPOS DE CONCRETO Autores: Bruna Fernandes / Cássia Ferreira / Gabriele Resende / Sabrina Nunes Orientador: Marcelo L. M. Borges Palavras-chave: Armações;
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
COMPARATIVO LABORATORIAL DE MISTURAS ASFÁLTICAS MOLDADAS NO CENTRO E NAS EXTREMIDADES DAS FAIXAS B E C DO DNIT VIVERAPRENDERTRANSFORMAR Pavimentação Janaína.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
CÁLCULO ESTRUTURAL GESTÃO DE OBRAS E DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Reunião Geral C. E. Profª Francisca Jeremias. O IDERJ é um índice de qualidade escolar criado para fornecer um diagnóstico da escola, em uma escala de.
PIBID – Química Pato Branco Mayara Gobetti Fernandes da Silva 1 * (IC), Tatiana Monaretto 1 (IC), Henrique Emilio Zorel Junior 1 (PQ), Sirlei Dias Teixeira.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DE PRODUÇÃO E DESEMPENHO DE BLOCOS DE CONCRETO PEC II - Segundo Painel Temático de Pesquisa da Engenharia Civil da UNIJUÍ 1º de outubro de 2015 ESTUDO DE PRODUÇÃO E DESEMPENHO DE BLOCOS DE CONCRETO ÁREA: CONSTRUÇÃO CIVIL LUANA CAROLINE MÜLLER VIVER APRENDER TRANSFORMAR

INTRODUÇÃO VIVER APRENDER TRANSFORMAR O trabalho desenvolvido trata-se de um comparativo entre blocos de concreto fabricados empiricamente, e blocos fabricados com base em estudos técnicos, com o intuito de aplicar uma metodologia de dosagem já difundida no país, e verificar a importância da utilização desses estudos na fabricação dos blocos. A pesquisa está sendo realizada em uma empresa do município de Três Passos – RS, e os ensaios de caracterização e resistência estão sendo desenvolvidos no LEC da UNIJUI, tendo como colaboradores, o técnico de laboratório Luiz Donatto e o colega William Souza, e como orientador, o professor Me. Lucas Fernando Krug. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

JUSTIFICATIVA VIVER APRENDER TRANSFORMAR Nos últimos anos houve um aumento significativo na utilização dos blocos de concreto na área da construção civil. Com esse crescimento, muitas empresas iniciaram a fabricação desses produtos, sem ter o conhecimento da origem do traço utilizado, ou criando traços através de “tentativas”, ou seja, sem nenhum conhecimento técnico. Para estas situações diz-se que o traço é empírico. Com base nisso, este trabalho tem por principal objetivo, realizar um comparativo entre um bloco fabricado empiricamente e um bloco produzido com base em conhecimentos técnicos. Com isso, pode-se verificar a real importância de se realizar um estudo de dosagem para esses produtos. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

OBJETIVOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR Objetivo Geral: Verificar a importância da realização de um estudo de dosagem para a produção de blocos de concreto; Objetivos específicos: Obter traços que melhorem a qualidade dos blocos de concreto; Buscar maior economia na fabricação; Identificar possíveis falhas na fabricação desses produtos; Verificar quais são os fatores que mais influenciam na produção dos blocos de concreto; VIVER APRENDER TRANSFORMAR

METODOLOGIA VIVER APRENDER TRANSFORMAR Conhecimento da empresa e do traço utilizado; Produção dos blocos com o traço empírico (utilizado na empresa) Caracterização dos materiais utilizados na fabricação dos blocos; Elaboração da dosagem baseada em estudos técnicos (curva de dosagem – Idário Fernandes); Produção dos blocos de acordo com dosagens estudadas; Ensaios de análise dimensional, absorção de água e resistência de todos os lotes de blocos; VIVER APRENDER TRANSFORMAR

CONSIDERAÇÕES FINAIS VIVER APRENDER TRANSFORMAR A pesquisa ainda está em andamento, porem, já pode-se concluir que os objetivos estão sendo alcançados. Através do traço empírico utilizado pela empresa anteriormente, havia uma super-dosagem dos blocos, o que gerava uma resistência muito além do requerido em norma, sem necessidade. Então através do estudo, pode-se atingir a resistência desejada, com um custo de produção muito menor. Portanto, a realização de estudos de dosagem são fundamentais para fabricação de blocos de concreto, pois proporcionam uma economia significativa, mantendo-se a qualidade desejada aos produtos. VIVER APRENDER TRANSFORMAR

SUGESTÕES DE NOVOS PROJETOS DE PESQUISA Adição de materiais alternativos, como cinza de casca de arroz e areia de fundição na fabricação dos blocos de concreto, como substituição de parte do cimento ou agregados na mistura, visando a sustentabilidade na produção dos blocos de concreto; Estudo de dosagem dos pisos intertravados de concreto; VIVER APRENDER TRANSFORMAR

AGRADECIMENTOS VIVER APRENDER TRANSFORMAR À UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) e ao Laboratório de Engenharia Civil (LEC), pelo incentivo às pesquisas, cedendo seu espaço e seus materiais, despertando o interesse dos alunos nas diferentes áreas de atuação; Aos professores pelos ensinamentos e incentivo, especial ao professor Me. Lucas Krug, pela orientação deste trabalho. VIVER APRENDER TRANSFORMAR