DNPM Ac. Fauze Lutfe Ayoub – 5º ano Fevereiro/2010 Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro Disciplina de Pediatria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Teorias do Desenvolvimento
Desenvolvimento do Sistema Nervoso.
Habilidades Motoras Característica do existência humana
Sistema Nervoso Função: integrar todas as mensagens que são recebidas pelo corpo e coordenar as funções ou ações do corpo. Divide-se em Sistema Nervoso.
Sistema Nervoso.
PSICOLOGIA.
CAPACIDADES PRECOCES O recém-nascido, para um observador casual, aparenta ser um ser desprovido de capacidades para perceber e actuar sobre o mundo. Será.
INTERACÇÃO MÃE/ BEBÉ “…estes momentos interpessoais são cruciais na formação de experiências através das quais o bebé aprende a relacionar-se com outras.
O que se passa? O adolescente e a passagem para o Ensino Médio
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor)
Como a Criança Pequena se Desenvolve
DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
RELAÇÕES PRECOCES.
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Teoria Psicogenética de Piaget
SISTEMA NERVOSO.
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Componentes do Sistema Nervoso Central
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Desenvolvimento e crescimento da criança
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
Profª Alba Lúcia Dezan Brasília, outubro/2011
Características da criança: perspectivas teóricas
Movimentos voluntários e atos reflexos
PSICOMOTRICIDADE.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Desenvolvimento motor
SISTEMA NERVOSO Prof. Víctor Pessoa.
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Objetivo Geral : O Projeto pretende contribuir e estimular de forma significativa as crianças a fim de desenvolver os seus cinco sentidos. Nessa fase as.
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Neurônios e células da glia
Profª Alba Lúcia Dezan Brasília, setembro/2011
O Sistema Nervoso dos Vertebrados
EMOÇÃO.
AS EMOÇÕES.
Relações Precoces.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 8º Ano 4º bimestre/2011
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Aula 5: Receptores Sensoriais
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Desenvolvimento dos 0 aos 3 anos
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
CÉREBRO, CORPO, HABILIDADES MOTORAS
DESENVOLVIMENTO FÍSICO NA INFÂNCIA.
Sistema Nervoso.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Sistema Nervoso.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento motor
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
REVISÃO 8º ANO SISTEMA NERVOSO.
FISIOTERAPIA NA UTIN CUIDADOS ESPECIAIS COM O BEBÊ DE RISCO
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
Transcrição da apresentação:

DNPM Ac. Fauze Lutfe Ayoub – 5º ano Fevereiro/2010 Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro Disciplina de Pediatria

O Desenvolvimento Nível individual de desempenho que uma criança é capaz em função da maturidade de seu sistema nervoso e de reações psicológicas; não é determinado unicamente pela genética ou pelo ambiente, mas por uma combinação de ambos. Nível individual de desempenho que uma criança é capaz em função da maturidade de seu sistema nervoso e de reações psicológicas; não é determinado unicamente pela genética ou pelo ambiente, mas por uma combinação de ambos. DNPM

Desenvolvimento Neurológico Através da placa neural na superfície ectodérmica do embrião trilaminar durante a terceira semana do período fetal DNPM

Desenvolvimento Neurológico DNPM Tubo Neural SNC Crista Neural SNP

Desenvolvimento Neurológico Células neuroectodérmicas originam: DNPM

Desenvolvimento Neurológico As células do mesoderma originam: DNPM Células Microgliais

Desenvolvimento Neurológico Cornos dorsais e ventrais da medula espinhal começam a se formar juntamente com os nervos motores e sensitivos periféricos Cornos dorsais e ventrais da medula espinhal começam a se formar juntamente com os nervos motores e sensitivos periféricos DNPM

Desenvolvimento Neurológico DNPM A mielinização começa no meio da gestação e prossegue durante os dois primeiros anos de vida.

O Primeiro Ano de Vida - Crescimento Físico - Maturação - Aquisição de Competências - Reorganização Psicológica DNPM

Estabelecimento de rotinas eficientes de alimentação Ciclo previsível de sono-vigília Desenvolvimento Cognitivo Desenvolvimento Emocional Desenvolvimento Emocional DNPM Interações Sociais

Cognição Os cuidados com o bebê proporcionam: - Estímulos visuais, auditivos, táteis e olfativos que são a base do desenvolvimento da cognição. - Respondem cada vez menos às repetições. - Aumentam a atenção quando o estímulo muda. - Reconhecem expressões faciais como semelhantes mesmo em rostos diferentes. DNPM

Cognição

Cognição Distinção de propriedades abstratas de estímulos, como, por exemplo, contorno, intensidade ou padrões temporais entre modalidades sensoriais Integração de estímulos sensoriais no SNC DNPM

Cognição Com o passar do tempo, durante a amamentação, deixam de se concentrar exclusivamente na mãe e passam a inspecionar tudo a sua volta. DNPM Por volta dos 4 meses

Cognição Início da exploração do próprio corpo: Olham fixamente as mãos, vocalizam, gargarejam, tocam suas orelhas, bochechas e genitais Estágio inicial do aprendizado de causa e efeito DNPM Percepção de que movimento musculares voluntários acarretam em sensações táteis e visuais previsíveis Desenvolvimento inicial do senso de indivíduo

Cognição - Sensações proprioceptivas acompanhadas por visualização dos movimentos auxiliam na construção do self e estão ligadas à vontade. movimentos auxiliam na construção do self e estão ligadas à vontade. - Início da manipulação de objetos levando-os à boca e, posteriormente, os inspeciona através de sua manipulação. - Grande marco do desenvolvimento cognitivo: percepção da constância do objeto. DNPM

Cognição Atlas de Arnold Gesell

Desenvolvimento Emocional - Dependência do ambiente para ter necessidades atendidas -Disponibilidade constante de um adulto confiável para haver condições de manter um vínculo com segurança - A confiança básica contra a desconfiança(primeiro estágio psicossocial de Erikson) depende do vínculo e da ligação recíproca com a mãe. DNPM

Desenvolvimento Emocional - Choro como manifestação de desconforto - O significado emocional de qualquer experiência depende do temperamento individual da criança, bem como da resposta dos pais. - O lactente alimentado sob demanda, manifesta seu desconforto e sente que a chegada da mãe alivia sua tensão e sua fome. DNPM

Desenvolvimento Emocional - Sofisticação gradativa na maneira de interagir: Sensações primárias (irritação, alegria, interesse, medo, desgosto, surpresa) se manifestam com expressões faciais em contextos apropriados. Sensações primárias (irritação, alegria, interesse, medo, desgosto, surpresa) se manifestam com expressões faciais em contextos apropriados. - Comportamento face-a-face com um adulto de confiança revela a capacidade de compartilhar estados emocionais (primeira etapa do desenvolvimento da comunicação). - Filhos de pais depressivos dedicam menos tempo em movimentos coordenados com os pais, que se continuarem indisponíveis, proporcionarão à criança tristeza e perda de energia em vez de raiva. DNPM

Desenvolvimento Emocional - Percepção do estranho: confronto entre o indivíduo conhecido e o desconhecido através do olhar. Manifestação de ansiedade pelo estranho. - Confronto entre dependência e autonomia: crianças choram pela necessidade de estar perto dos pais, porém, concomitantemente, emerge a necessidade de não querer se submeter ao controle paterno. - Um ganho de peso insuficiente pode ser reflexo deste conflito: independência emergente x controle dos pais nas questões alimentares. DNPM

Desenvolvimento Motor - Implicações para o desenvolvimento: Motor grosseiro: Motor grosseiro: - Sustentar a cabeça com firmeza quando sentado permite maior interação visual - Junta as mãos na linha média acarreta na auto-descoberta das mãos -Caminhar sozinho acarreta em aumento do campo exploratório e controle da proximidade dos pais Motor fino: Motor fino: -Busca de objetos: coordenação visual-motora -Segurar o chocalho: uso de objetos -Constrói torre com 2 cubos: utiliza objetos em combinação DNPM

Desenvolvimento Motor DNPM

Desenvolvimento Conjunto DNPM

Referências Bibliográficas 1) Nelson, Tratado de Pediatria/Robert M. Kliegman et al. 18ª.ed. – Rio de Janeiro : Elsevier, ) he=322&tipo_detalhe=s he=322&tipo_detalhe=s he=322&tipo_detalhe=s DNPM