Deutscher Wekbund.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Introdução ao Romantismo
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
O romantismo I – Contexto Histórico.
NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
Desenvolvimento histórico
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
ARTE – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ARTE NO BRASIL Secretaria Municipal de Educação de Toledo. Disciplina: Arte Organização: Professora Maria Salete Queiroz.
POP ARTE.
SEMANA DE ARTE MODERNA.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
ARTE POP.
A Modernidade Arte Moderna.
EXPRESSIONISMO Acima de tudo, o Expressionismo é uma tendência permanente e universal da arte, como manifestação exterior de uma necessidade interna. Relaciona-se.
MUDANÇAS CULTURAIS PROMOVIDAS PELA SEMANA DE ARTE MODERNA
O RITO DA PRIMAVERA VISÕES DA NATUREZA NA ARTE MODERNISTA.
“Modernismo – a Geração de Orpheu”
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Teoria do Design 12º I Curso Geral de Artes
A casa, uma parte de mim no mundo
Luiza Monteiro.
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Movimento Moderno Le Corbusier Walter Gropius Mies Van der Rohe
Cândido Portinari.
Teoria do Design 12º I Tentúgal Curso Geral de Artes Bauhaus.
Deutscher Werkbund ( ) + Peter Behrens ( )
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
Comunicação, Arte e Cultura
VANGUARDA EUROPÉIA Movimento que investe no interesse ideológico da arte; Subversão radical da cultura e de costumes sociais; Negação do passado; Estilo.
O Nascimento da Nova Arquitectura
AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
A primeira Revolução Industrial
Walter gropious ( ).
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
História e os Princípios do Design
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Romantismo Prof. Eduardo Silveira.
Como fazer a leitura de obra de arte?
Expressionismo abstrato
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
ARTE POP Na década de 1960, os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados.
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
Arts crafts.
Mestrado design de produto pós ergonomia usabilidade pós em comunicação graduação em design gráfico webdesigner nov/2008 a ago 2009 gerente de projeto.
Vanguardas Européias Profª :Indianara.
DESENHO DO OBJETO.
Renascimento Séculos XIII / XIV
Adriana Barreto Ana Lordelo Felipe Bomfim Gerusa Cruz Milena Santana
Neoclassicismo – a arquitetura da razão e do Estado ( )
Funcionalismo.
O que é a Indústria Cultural?
CURSO DE FORMAÇÃO CULTURAL PARA EDUCADORES JOÃO ROBERTO S. SILVA Jotaerre
Movimentos Literários
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
O que é Arte ?.
1.
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
VANGUARDAS EUROPEIAS Breve resumo.... Definição As vanguardas européias são os movimentos culturais que começaram na Europa no início do século XX, os.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Problemas da Estética.
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
AGRUPAMENTO DE CELORICO DE BASTO DESIGN
INDÚSTRIA CULTURAL: Adorno e Horkheimer Prof. Me. Edi Carlos Marques
Hegel – Música e Filosofia Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Filósofo romântico da música. Vê a música como linguagem expressiva e a compreende como forma.
Transcrição da apresentação:

Deutscher Wekbund

O Deustscher Werkbund foi uma organização cultural alemã fundada em 1907 por um conjunto de artistas e de personalidades domeio industrial e produtivo, lideradas pelo arquiteto Muthesius, e motivadas pela consciência da necessidade de criação de um novo repertório figurativo para os produtos industriais. Pretendia enobrecer o trabalho artesão, relacionando-o com a arte e a indústria, incluindo a resolução do problema da qualidade da produção industrial, balizada entre a utilidade e a beleza. 

Estas questões da relação entre o funcional e o emocional no objeto de consumo estavam já presentes no movimento Arts andCrafts que se desenvolveu em Inglaterra . O Deustscher Werkbund difere deste, no entanto, pela oposição à produção artesanal,preferindo  claramente o fabrico industrial.Integraram o Werkbund muitos dos mais importantes arquitetos e  artistas contemporâneos, que estenderem a sua influência a toda a produção artística europeia. Alguns conceitos que integraram o pensamento do movimento moderno foram desenvolvidos neste contexto: tipificação, funcionalidade e relação entre produção e cultura. Foi marcante para a formação da nova geração de arquitetos alemães, como Walter Gropius, Mies van der Rohe e Taut, estabelecendo a ponte com a geração precedente: Van de Velde e Peter Behrens . Walter Gropius Mies van der Rohe Taut Van de Velde Peter Behrens

O Werkbund não foi um movimento cultural nem apresentou coerência O Werkbund não foi um movimento cultural nem apresentou coerência. Pelo contrário, coexistiram  sempre figuras diversas que manifestavam  tendências estéticas por vezes antagónicas, derivadas de  poéticas ora mais expressionistas ora mais racionalistas. O Congresso de Colónia de 1914 condensa as discussões entre duas fações: a que apoiava a  estandardização e a tipificação,centrada em torno da figura de Muthesius, e a que defendia a  individualidade criadora e a liberdade do projeto, como Van de Velde. O trabalho desta organização incluía várias manifestações, como publicações, congressos, concursos ou exposições, de que sedestacam a exposição do Weissenhof em Estugarda, em 1927. Em 1934 foi dissolvida pelo movimento Nazi. exposição do Weissenhof Pavilhão de vidro- Taut