Professor: Édio Mazera – Química

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

COLÉGIO MASTER ANGLO DE ARARAQUARA (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS
Processos de Separação de Misturas
B SC SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Métodos de Separação de Misturas.
ALGUMAS PROPRIEDADES QUÍMICAS
Tipos de separação de misturas
Operações de separação e purificação de compostos
Trabalho de Química Análise Imediata.
Processos de separação de misturas PROF. Eduardo Ulisses
TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA
(conceitos fundamentais, classificação, purificação)
Aula: Processos de separação de misturas; Atomística.
SEPARAÇÃO.
Separação de misturas.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
A.L. Técnicas de separação de misturas Actividade I
Estas misturas podem ser HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS
Separação de Misturas Heterogêneas 1) catação:
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Substâncias e Métodos de Separação
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
Laboratório de Química A Química é uma ciência experimental, todos os conceitos e teorias da Química são formulados com bases em experiências feitas.
Processos de separação
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Obtendo substâncias puras através de misturas
Separação de Misturas.
Fracionamento de misturas
Processos de separação de misturas PROF. GIL KENEDY
PROCESSOS DE SEPAÇÃO DE MISTURAS
Professora de CFQ - 7ºC - Escola Manuel de Figueiredo
Aparelhos de laboratório
Processos de separação de Misturas
Conceitos Fundamentais
Processos de Separação de Misturas Professor Claudio Reinke
Aula 2 Lays Omena – Química.
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
Separação dos componentes presentes numa mistura
Professora de CFQ - 7ºC - Escola Manuel de Figueiredo
Separação de Misturas Prof. Danilo Borges 25/03/2015.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS QUÍMICA PROF. CARLOS.
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
Aula: Processos de separação de misturas.
Processos de separação de Misturas
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS
REVISÃO – AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE CIÊNCIAS 6º Ano AB
Aula III – Química geral
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Separação de misturas Prof. DIEGO MAINARDI 1 1.
Aula: Processos de separação de misturas.
Análise Imediata Alvernes Cruz.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Prof. João Batista de Castro.
Extração Líquido-Líquido
Prof. Esp. Antonio Eduardo Alexandria de Barros Araguaína
Professoras: Camila e Ayla
Equipamentos e Técnicas laboratoriais:
1 – Separação de Misturas.
Escola Modelo, Construindo o Futuro!
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
ANÁLISE IMEDIATA.
Processos de tratamento da água
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 1º ANO EM PROF. REGIS EVARISTO.
Separação de Misturas - ANÁLISE IMEDIATA MISTURAS HETEROGÊNEAS – 2 fases ou mais Catação: Separação de sólidos de diferentes tamanhos, cores, formas...
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO
Processos de Separação de Misturas. Análise Imediata Conjunto de Processos físicos utilizados para separar cada uma das substâncias que compõe uma mistura.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS Os seguintes processos permitem a separação dos vários constituintes de uma mistura. Cada um destes processos tem uma utilização.
Transcrição da apresentação:

Professor: Édio Mazera – Química Métodos de separação Professor: Édio Mazera – Química Alunos:Diego Luiz,Erick Cenci,Heloisa Marcela,Jhonattan Leandro,Luiz Eduardo Sumeck,Rodrigo De Olivera Série:1º 05 Tema :decantação 2011

Introdução Esse trabalho explicará sobre o método de decantação, que é um dos métodos de separação existente.Ele se divide em dois tipos: Liquido/Liquido e Liquido/Solido.

DECANTAÇÃO A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d’água e ar). Sendo esse processo fundamentado nas diferenças existentes entre as densidades dos componentes da mistura, e na espera pela sua decantação. A mistura é colocada em repouso num recipiente, de preferência fechado. Após a separação visual (fases), o processo pode ser feito através de vários métodos, que podem mudar o nome Decantação para Sifonação ou Funil de Decantação: - Decantação: Separa-se um do outro através de um bastão de vidro, vertendo o líquido lentamente com a ajuda do bastão, até a substância menos densa passar para o outro recipiente. Este método evita que o líquido escorra para fora do recipiente, passando perfeitamente pelo bastão, e muito utilizado em separações de misturas sólido-líquido, como areia e água.

-FUNIL DE BROMO OU FUNIL DE DECANTAÇÃO Neste método é usado para separar líquido-líquido, como óleo e água. O líquido mais denso passa controladamente através de uma válvula que é fechada imediatamente quando sua separação se completa, ou seja, antes que o líquido menos denso passe pela válvula e se misture novamente com o outro recipiente.

FUNIL DE BROMO Esquema do funil:

-SIFONAÇÃO O recipiente que contém a mistura é colocado a uma altura superior do recipiente em que ocorrerá a separação, e através de um sifão a substância menos densa é passada para o outro recipiente. Esse método só é possível se o sifão estiver completamente preenchido pelo líquido. Método muito utilizado também para esvaziar piscinas, aquários e transferir combustível de um recipiente para o outro.

SIFONAÇÃO Esquema de sifonação:

LIQUIDO/LIQUIDO Extração líquido-líquido (ELL), também conhecida como extração por solvente e partição, é um método para separar compostos baseado em suas diferentes solubilidades em dois líquidos diferentes imiscíveis, normalmente água e um solvente orgânico. É um processo de separação que objetiva a extração de uma substância de uma fase líquida em outra fase líquida. Extração líquido-líquido é uma técnica básica em laboratórios químicos, onde é realizada usando-se um funil de separação. Este tipo de processo é comumente realizado após uma reação química como parte de work-up (rotina de trabalho em laboratório de química visando isolar e purificar o(s) produto(s) de uma reação química). Em outras palavras, é a separação de uma substância de uma mistura por preferencialmente dissolver esta substância em um solvente adequado. Por este processo, um composto solúvel é normalmente separado de um composto insolúvel. Extração de solvente é utilizado no reprocessamento nuclear, processamento de minérios, a produção de compostos orgânicos finos, o processamento de perfumes e outras indústrias.

LIQUIDO/LIQUIDO Exemplo de uma separação:

LIQUIDO/SOLIDO Para separar um líquido de um sólido de maior densidade deixa-se repousar durante certo tempo, para que o sólido se deposite no fundo do recipiente. Se as partículas sólidas forem muito pequenas, esse tempo pode prolongar-se por horas ou até mesmo dias. A partir do momento em que se depositou totalmente, inclina-se o recipiente com cuidado até se verter o líquido sem que o sólido seja arrastado. Para a obtenção de melhores resultados pode também ser utilizada uma vareta de vidro como material auxiliar.

LIQUIDO/SÓLIDO Esquema de separação:

CONCLUSÃO Esse trabalho serviu para explicar o processo de Decantação, seus métodos de separação e também para explicar como serve cada processo. Esse foi nosso trabalho sobre a Decantação.

REFERENCIAS http://pt.wikipedia.org/wiki/Decanta%C3%A7%C3%A3o http://pt.wikipedia.org/wiki/Extra%C3%A7%C3%A3o_l%C3%ADquido-l%C3%ADquido http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/fisico_quimica_trabalhos/processosseparmisturas.htm