Avaliação de Treinamento: Aprendizagem, Reação e Impacto Mestranda: Maria Cecília dos Santos Queiroz de Araujo Orientadora: Gardênia da Silva Abbad Laboratório.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Conferência realizada no Departamento de Medicina Preventiva e Social
Título do Trabalho (Arial 54)
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS – AULA 3
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Emergências e Desastres
MACS Análise, representação e redução de dados..
Estilos e Abordagens.
18/03/2004 Definição de Critérios e Indicadores de Desempenho para Sistemas de Treinamento Corporativo Virtual Christine da Silva Schröeder, Marina Keiko.
Explicitando informações de ajuda para a construção de sítios de e-GOV
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
Análise do Conteúdo e a Análise Documental
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
Orientações sobre usabilidade
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Disciplina: Prática Profissional II
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
Metodologia para Elaboração de Problema.
Importante: A proposta desse “modelo” constitui apenas uma referência para a apresentação do Trabalho de Conclusão, podendo ser adaptada de comum acordo.
Orientação Importante:
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Prezado aluno, segue um tutorial para a montagem da sua apresentação.
Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD
Avaliação de Programas
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,
Avaliação integrada e Somativa em TD&E
Oficina de Análise de Dados: Análise de Conteúdo Rodrigo Ferreira Brasília (DF) Novembro de 2012 Universidade de Brasília – UnB.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Construção de Itens de Avaliação de Impacto em Profundidade Grupo Impacto 2002.
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Angélica Amanda Campos Seixas – Mestranda Profa. Dra. Ilka Dias Bichara – Orientadora Programa de Pós-graduação em Psicologia.
DESENHO DA PESQUISA - exemplo
MEDIDAS DE AVALIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS, PROCESSOS E APOIO INSTRUCIONAIS EM TD&E Denise Furlanetto 2011.
Subsistema de Desenvolvimento
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Construção de Itens de Avaliação de Impacto em Profundidade
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Apresentação da estrutura Escolha e delimitação do tema Objetivos
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Plano de Aula Análise Qualitativa Características Métodos e Técnicas
Aluna: Cristina Dai Prá Defesa de Proposta - Julho 2000 Prof. orientador: Henrique Freitas GESID/PPGA/EA/UFRGS IMPACTO DA ADOÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DE.
1 Avaliação de Impacto do Treinamento no Trabalho e na Organização Profa. Dra. Gardênia Abbad Universidade de Brasília Instituto de Psicologia Departamento.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Sistema de Informações Baseado na Web para a Gestão do Conhecimento da Seção de Software Básico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul UNIVERSIDADE.
AVALIAÇÃO DESMISTIFICADA
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
Metodologia de Pesquisa
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Introdução: a introdução é a apresentação.
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Título do Projeto: Nome do aluno: Linha de Pesquisa: Orientador:
Coleta de dados Entrada no Campo.
Soluções para universidades corporativas
Metodologia da Pesquisa
Análise de Conteúdo de Bardin
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
Seminário de Pesquisa em Administração
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Transcrição da apresentação:

Avaliação de Treinamento: Aprendizagem, Reação e Impacto Mestranda: Maria Cecília dos Santos Queiroz de Araujo Orientadora: Gardênia da Silva Abbad Laboratório de Avaliação de Sistemas Instrucionais – LASI Universidade de Brasília - UnB Instituto de Psicologia - IP

Objetivos  Descrever os principais aspectos do desenho instrucional do treinamento;  avaliar a aprendizagem dos participantes;  avaliar a reação dos participantes aos treinamentos e ao desempenho dos instrutores;  avaliar o suporte à transferência percebido pelos participantes;  avaliar o impacto do treinamento no trabalho (medido em amplitude), por meio da auto e da heteroavaliação;  avaliar as relações existentes entre a aprendizagem no treinamento, suporte à transferência, experiência prévia dos indivíduos com os conteúdos abordados pelo evento e a transferência do treinamento para o trabalho. Maria Cecília S. Q. Araujo2

Análise Qualitativa

Objetivos  Avaliar a aprendizagem dos participantes.  Avaliar a necessidade de treinamento realizada.  Explorar a influência da experiência prévia na aprendizagem.  Explorar a influência de características pessoais na aprendizagem.  Identificar fatores que facilitam e que dificultam a aprendizagem no contexto da organização. Maria Cecília S. Q. Araujo4

Coleta de Dados 7 grupos focais com egressos dos treinamentos – Quantos trabalham ou já trabalharam com (tema do treinamento)? Em que contexto (saúde, vigilância sanitária, outros)? Por quanto tempo? – Quantos já participaram de outras capacitações sobre o tema? – Como vocês avaliam a sua aprendizagem no curso? – Quais fatores foram facilitadores da aprendizagem? – Quais fatores dificultaram a aprendizagem? – Como vocês avaliam a influência da bagagem de conhecimentos na aprendizagem? Algum conhecimento anterior contribuiu para a aprendizagem? Qual? – Deveria haver algum pré-requisito para participar do curso? – Quais as características das pessoas que demonstraram melhor desempenho no curso? Maria Cecília S. Q. Araujo5

Coleta de Dados 5 entrevistas com instrutores dos treinamentos – Você considera adequada a análise de necessidade de treinamento que identificou a realização deste curso como prioritária para o ano de 2014? Por quê? – Você analisa que há compatibilidade entre os participantes que foram atraídos para se inscrever no curso com o público alvo pré-definido? Por quê? – Você consegue identificar os fatores que contribuíram para os alunos com melhor desempenho durante o curso? – Você considera que o critério para aprovação de atingimento da frequência mínima é compatível com os objetivos do curso? Por quê? – Qual impacto você imagina que o curso terá no dia-a-dia do trabalho dos participantes? Em quanto tempo você acha que o impacto será perceptível? Maria Cecília S. Q. Araujo6

Análise de Dados Análise de conteúdo categorial (Bardin, 2011): Buscar temas (categorias) que respondam às perguntas de pesquisa Fornecer uma representação simplificada dos dados brutos Maria Cecília S. Q. Araujo7

Corpus Grupos Focais: – Número de páginas: 27 – Número de linhas: 918 – Número de parágrafos: 57 – Número de palavras: – Número de caracteres (sem espaço): – Número de caracteres (com espaço): Entrevistas: – Número de páginas: 15 – Número de linhas: 510 – Número de parágrafos: 25 – Número de palavras: – Número de caracteres (sem espaço): – Número de caracteres (com espaço): Maria Cecília S. Q. Araujo8

Etapas de análise Etapa 1: Apresentação e análise do material Etapa 2: Consolidação das contribuições e finalização da análise (definições, palavras- chave e etc.) Maria Cecília S. Q. Araujo9

Orientações para Etapa 1 Critério para categorização: semântico (categorias temáticas) Características da categoria: – Exclusão mútua: cada elemento não pode existir em mais de uma categoria. – Homogeneidade: Só pode haver um único tema e os diferentes níveis de análise devem ser separadas em outras análises. Maria Cecília S. Q. Araujo10

Orientações para Etapa 1 Características da categoria: – Pertinência: Uma categoria é considerada pertinente quando esta adaptada ao material de análise escolhido e quando pertence ao quadro teórico definido. – Objetividade e fidelidade: evitar distorções das falas e buscar a imparcialidade – Produtividade: fornece resultados férteis para a pesquisa Maria Cecília S. Q. Araujo11

Orientações para a Etapa 1 Exemplos de categorias: A)Valores fisiológicos: alimentação, sexo, repouso, saúde, segurança, conforto B)Valores sociais: amor sexual, amor familiar, amizade C)Valores relativos ao ego: independência, cumprimento, reconhecimento, amor-próprio, dominação, agressão Maria Cecília S. Q. Araujo12

Orientações para a Etapa 1 Procedimentos: 1.Cada analista receberá dois arquivos em PDF, um contendo as respostas do grupo focal e outro contendo as respostas das entrevistas. 2.O analista deverá ler o material buscando categorias que respondam às perguntas feitas pela pesquisadora, independente do número de respostas semelhantes. Não há número mínimo ou máximo de categorias. 3.O analista deverá marcar as categorias com cores e criar legenda para as cores. A legenda deverá ser o nome da categoria proposta. Use a mesa cor para cada categoria ao longo do texto. Maria Cecília S. Q. Araujo13

Orientações para a Etapa 1 4. Para cada categoria, deverão ser definidas palavras-chave que representem a categoria. 5. As categorias deverão ser criadas utilizando as falas dos participantes. Neste momento, não deverá ser emitido juízo de valor ou feito qualquer tipo de interpretação. Maria Cecília S. Q. Araujo14

OBRIGADA! Universidade de Brasília - UnB Instituto de Psicologia - IP Mestranda: Maria Cecília S. Q. Araujo15