Doutrina do conhecimento John Locke John Locke ( 1632-1704)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS DIFICULDADES E DECEPÇÕES ORIUNDAS DA IGNORÂNCIA DAS BASES DOUTRINÁRIAS; NÃO EXISTE RECEITA PARA A FORMAÇÃO DE MÉDIUNS, DEVIDO.
Advertisements

John Locke Empirismo.
John Locke Empirismo. John Locke ( ) Médico entusiasmado com a experimentação. Acreditava que o futuro estava na tecnologia Traz uma filosofia.
A Concepção Objetiva da Arte
Filosofia Moderna Empirismo e Seus Desdobramentos
John Locke.
Filosofia
OS VÁRIOS SENTIDOS DA PALAVRA RAZÃO
A FILOSOFIA DE DAVID HUME
UNYAHNA – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR Curso: Direito Período: 10º Turno: Noturno Disciplina: Filosofia do Direito Acadêmico.
Psicologia das faculdades
A filosofia está na história e tem uma história!
Teorias do conhecimento
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Searle, John. Consciência e Linguagem. S.Paulo: Martins Fontes,2010 A Intencionalidade e seu lugar na natureza.
TEORIA DO CONHECIMENTO DESCARTES TEORIA DO CONHECIMENTO.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Filosofia O que é filosofia?.
Kant e a Crítica da Razão Pura
Há realmente leis da natureza? Como é que chegamos a conhecê-las?
Revisão Avaliação Mensal de Ciências – 9º Ano 1º bimestre/2012
O ESPÍRITO DE PROFECIA E A DIVERSIDADE “Nem Todas as mentes são moldadas da mesma maneira” (Testimonies, Vol. 4, p. 128).
A FENOMENOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL -UFMS
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
AS EMOÇÕES.
Empirismo John Locke (1632 - 1704).
CAESP – Filosofia – 1A e B – 08/04/2015
Entrevista.
CURSO IMAGEM - PROF WEMERSON HORTA
FILOSOFIA MODERNA.
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Empirismo David Hume (1711 – 1776).
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: - Surgimento das universidades (Ex: Oxford). Surgiram com o objetivo de culturalizar.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Aula 9 – Kant e o criticismo
Estática Estática Histórico
Descartes.
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Tema filosófico: O TEMPO. “Se não me perguntam o que é o tempo, eu sei o que é o tempo, mas se me perguntam o que é o tempo, eu não sei o que é o tempo.”
Immanuel Kant
08/05/2015 (Arquivo editado pelos alunos).  Teoria da tábula rasa.
Mecanicismo cartesiano
O perigo do materialismo
Estética Transcendental (Formas a Priori)
O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana.
Empirismo Francis Bacon 1561 Superar o método aristotélico/escolástico
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
David Hume (1711–1776).
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Locke III “ A DOUTRINA DO CONHECIMENTO ”. Intuição Ideias de percepção: (sensação) = exterior Ideias de reflexão: (interior) Síntese 1 2 Das ideias simples.
O MECANICISMO DESCARTES.
A Crítica Do Juízo A posição da terceira Crítica em relação às duas anteriores.
Prof. Suderlan Tozo Binda
John Locke ( ).
O novo cenário de pensamento Ou a ciência da natureza humana.
RELAÇÕES ENTRE IDEIAS E DADOS DE FATO
INATISMO Quando viveu De 1632 a † 1704
A DOUTRINA DO CONHECIMENTO
Locke V O Conhecimento: “O seu valor e a sua extensão”
A Probabilidade e a Fé Locke Graus de certeza Da nossa existência através da intuição Da existência de Deus por demonstração Da existência das outras coisas.
Filosofia Moderna.
Berkeley As ideias são sensações e os objetos são coleções ou combinações constantes de sensações. GEORGE BERKELEY ( )
A doutrina spinoziana do paralelismo entre:
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Kant e a Filosofia Crítica
1-De acordo com Descartes:
Transcrição da apresentação:

Doutrina do conhecimento John Locke John Locke ( )

Processo Cognitivo Alma Tabula Rasa Nada há no intelecto que não tenha estado antes no sentido Fases do processo cognitivo 1 2 Intuição As ideias simples são recebidas da experiência por intuição Duas espécies a) Umas se reverem aos corpos externos Outras se referem ao nosso ser – ideias de pensar, querer, sofre, ver Frutos da experiência externa – ideias percepção Frutos da experiência interna – ideias de reflexão

b) Síntese Das ideias simples formam-se, por síntese, isto é, por combinação, as ideias complexas Ideias das coisas particulares Coloca-se junto As ideias simples que se referem a uma mesma coisa: A sua cor O seu odor A sua figura As suas dimensões Maçã Fruta Ideia complexas Ideia abstrata

c) Análise De várias ideias complexas formam-se, por análise, as ideias abstratas Retendo-se das ideias complexas o que é comum, formam-se as ideias abstratas Exemplo Das ideias Complexas: Pedro Paulo João Forma-se a ideia Abstrata de Homem Obs. 1.A ideia abstrata não representa a essência das coisas porque a essência é incognoscível; 2.Os elementos contidos na ideia abstrata não são elementos necessários, mas comuns; 3.A ideia abstrata mais profunda é a de substância em geral. Distinção Substância: 1.Particular – ideias complexas 2.Geral – ideia abstrata de substância

Observação importante: –Locke admite que o homem possa ter ideias claras das substâncias particulares, mas não da substância em geral: Afirma ele: –“Se cada um de nós se examinar a respeito da substância em geral, verá que não tem outra ideia senão a suposição de não sei quê, que serve de suporte às qualidades que produzem em nós ideias simples. Em geral essas qualidades são chamadas acidentes. Se alguém perguntar pelo substrato ao qual aderem a cor e o peso, responder-se-á que este substrato são as partes extensas e sólidas. E se perguntar a que coisa aderem a solidez e a extensão, só se poderá responder, na melhor das hipóteses, como o hindu, que afirmou ser o mundo sustentado por um grande elefante; tendo-se-lhe perguntado em que coisa se apoiava o elefante, respondeu que sobre uma grande tartaruga. Como ainda lhe fosse perguntado em que coisa se apoiava a tartaruga, respondeu: em alguma coisa que não sei qual seja. (...) A ideia à qual damos o nome geral de substância não é outra coisa senão este apoio suposto, mas desconhecido, das qualidades existentes de fato”. LOCKE, J., Ensaio sobre o intelecto humano, II, 23,2.

Afirma sobre o assunto Battista Mondin: –“A ideia geral de substância não nos faz conhecer, a respeito das coisas, nada mais do que o que já conhecemos pelas ideias simples; é uma ideia que não nos dá nenhum conhecimento das coisas. Ela postula alguma coisa que estamos certos de que existe, mas que não conhecemos. Temos certeza, com efeito, de que existem substâncias corpóreas e substâncias espirituais, mas não temos nenhuma ideia clara a respeito delas”.

“ Locke não nega a existência da substância, isto é, não nega toda realidade subjacente aos fenômenos dos sentidos; contentando-se com afirmar que a substância não é incognoscível em si mesma, mas somente por causa da inaptidão da mente humana ”. Observação

d) Comparação Compara-se uma Ideia a outra Forma-se as relações Ideias que exprimem “relações” Ex. Causa Efeito Causalidade Observação. As relações não são propriedades das coisas, mas simples seres de razão

Qualidades: –Primárias: Qualidades reais dos corpos: –Solidez –Extensão –Figura –Número –Movimento –Repouso São qualidades reais dos corpos = Objetivas Todos: (redonda, vinte gramas). Indivíduo: (azeda, doce).

–Secundárias: São os poderes de várias combinações das qualidades primárias: –Cor –Sabor –Odor São combinações efetuadas pelo intelecto = Subjetivas Tendo sua Raiz nos Objetos As qualidades primárias são qualidades dos Próprios corpos, ao passo que as secundárias Derivam do encontro dos objetos com o Sujeito, mas tendo sempre as suas Raízes no objeto.