Filosofia no Brasil A origem da Filosofia no Brasil II.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Componente Curricular: Ciências Políticas e Teoria do Estado.
Advertisements

HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA
História da Educação A Educação Medieval.
Palavra de Deus em palavras humanas
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Ciência na Idade Antiga de Platão e Aristóteles
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
DOUTRINA DE DEUS AULA 1: DEUS EXISTE?.
Santo Agostinho Tagaste - 13 de Novembro de 354
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Colégio Batista Brasileiro
Trabalho de Filosofia EE Dom José de Camargo Barros - Indaiatuba
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Aula 5 - Teorias políticas da Idade Média
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Trabalho de Filosofia Professor: Aguinaldo.
FILOSOFIA PATRÍSTICA E MEDIEVAL
Didática: organização do trabalho pedagógico
A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana”
Escolástica.
Revisão para Avaliação I
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
Aula 6 – Hume e o Empirismo
Em busca de uma compreensão
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Aula 4 - Estado e legitimidade do poder
Filosofia Professor Breno Cunha
Revisão: Baixa Idade Média (Filosofia Medieval)
Curso de Introdução à Filosofia
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
Ratio atque Institutio Studiorum Societatis Jesu
FILOSOFIA MEDIEVAL ANTECEDENTES: PATRÍSTICA GREGA
O QUE É FILOSOFIA ?.
A PATRÍSTICA E A ESCOLÁSTICA
A Influencia dos Gregos na filosofia medieval Douglas Blanco
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
FILOSOFIA e PROPÓSITO DO CLUBE DE AVENTUREIROS
Filosofia – professor Romildo Tavares
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
FILOSOFIA PROFESSOR: MAX DANTAS.
Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida.
INTRODUÇÃO ..
UNIP Disciplina: FEP Professora: Msc. Carolina Brum Brasília: Ago/2011
Aula: Tomás de Aquino.  Período da escolástica  Características: Surgimento das primeiras universidades – abertura do acesso ao conhecimento Revalorização.
Platão.
Filosofia moderna.
TEOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
CENTRO ESPÍRITA A SAMARITANA
Introdução filosófica ao judeu-cristianismo Delmar Cardoso
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
ANOTAÇÕES PARA A PROVA DO ENADE
(Tomado do livro: “Professor Nota 10”. Adolfo Suarez, Prof. da UNASP. Ed. Paradigma. 2004)
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
Filosofia Aula 1.
Filosofia Medieval e Moderna
Domingos José Gonçalves de Magalhães ( )
O conhecimento na Idade Média
Educação medieval.
A origem da Filosofia no Brasil I
A doutrina spinoziana do paralelismo entre:
MORTIFICAÇÃO Cfd. Antônio Lopes VIRTUDE VICENTINA MORTIFICAÇÃO MORTIFICAÇÃO : Virtude de privar-se de um bem, por um bem maior!
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO EM EDUCAÇÃO – 2008.
Capítulo 13 Pensamento cristão
Panorama geral (caderno do aluno pág )
FILOSOFIA Filosofia Romana, Medieval e Renascentista.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Transcrição da apresentação:

Filosofia no Brasil A origem da Filosofia no Brasil II

Origem... 1º curso de Filosofia no Brasil data de º curso de Filosofia no Brasil data de Foi ministrado na Bahia pelo padre Gonçalo Leite para membros da Companhia de Jesus e alunos externos. Foi ministrado na Bahia pelo padre Gonçalo Leite para membros da Companhia de Jesus e alunos externos. O ensino de filosofia se deu sob a vigência do Ratio Studiorum (1599) ao longo de dois séculos. O ensino de filosofia se deu sob a vigência do Ratio Studiorum (1599) ao longo de dois séculos.

Ratio Studiorum: Regras do professor de Filosofia 1. Fim. — Como as artes e as ciências da natureza preparam a Inteligência para a teologia e contribuem paro a sua perfeita compreensão e aplicação prática e por si mesmas concorrem para o mesmo fim, o professor, procurando sinceramente em todas as cousas a honra e a glória de Deus, trate-as com a diligência devida, de modo que prepare os seus alunos, sobretudo os nossos para a teologia e acima de tudo os estimule ao conhecimento do Criador. 1. Fim. — Como as artes e as ciências da natureza preparam a Inteligência para a teologia e contribuem paro a sua perfeita compreensão e aplicação prática e por si mesmas concorrem para o mesmo fim, o professor, procurando sinceramente em todas as cousas a honra e a glória de Deus, trate-as com a diligência devida, de modo que prepare os seus alunos, sobretudo os nossos para a teologia e acima de tudo os estimule ao conhecimento do Criador. 2. Como seguir Aristóteles. - Em questão de alguma importância se afaste de Aristóteles, a menos que se trate de doutrina oposta à unanimemente recebida pelas escolas, ou, mais ainda, em contradição com a verdadeira fé. Semelhantes argumentos de Aristóteles ou de outro filósofo, contra a fé, procure, de acordo com as prescrições do Concílio de Latrão, refutar com todo vigor. 2. Como seguir Aristóteles. - Em questão de alguma importância se afaste de Aristóteles, a menos que se trate de doutrina oposta à unanimemente recebida pelas escolas, ou, mais ainda, em contradição com a verdadeira fé. Semelhantes argumentos de Aristóteles ou de outro filósofo, contra a fé, procure, de acordo com as prescrições do Concílio de Latrão, refutar com todo vigor.

Ratio Studiorum: Regras do professor de Filosofia 3. Autores infensos ao Cristianismo. 3. Autores infensos ao Cristianismo. 4. Averrois. 4. Averrois. 5. Não se filiar em seita filosófica. - Não se filie nem a si nem a seus alunos em seita alguma filosófica como o dos Averroistas,... antes tome daí ensejo para com mais vigor diminuir-lhes a autoridade. 5. Não se filiar em seita filosófica. - Não se filie nem a si nem a seus alunos em seita alguma filosófica como o dos Averroistas,... antes tome daí ensejo para com mais vigor diminuir-lhes a autoridade. 6. Santo Tomás.- De Santo Tomás, pelo contrario, fale sempre com respeito; seguindo-o de boa vontade todas as vezes que possível, dele divergindo, com pesar e reverência, quando não for plausível a sua opinião. 6. Santo Tomás.- De Santo Tomás, pelo contrario, fale sempre com respeito; seguindo-o de boa vontade todas as vezes que possível, dele divergindo, com pesar e reverência, quando não for plausível a sua opinião.

Influências antigas e medievais Platão Platão Aristóteles Aristóteles Agostinho de Hipona Agostinho de Hipona Tomás de Aquino Tomás de Aquino

Antonio Vieira ( ) Revelar o desconhecido – a própria alma em oculto – a partir do conhecido. Revelar o desconhecido – a própria alma em oculto – a partir do conhecido. Conversão como princípio de inteligência e liberdade. Conversão como princípio de inteligência e liberdade. Anterioridade da alma em vista do conhecimento. Anterioridade da alma em vista do conhecimento. Conhecimento da linguagem: sentido literal. Conhecimento da linguagem: sentido literal.

As expressões do neotomismo no Brasil Sua sistematização mais explícita deu-se no início do século XX. Sua sistematização mais explícita deu-se no início do século XX. Em 1908 os beneditinos fundam a Faculdade de Filosofia São Bento em São Paulo. Em 1908 os beneditinos fundam a Faculdade de Filosofia São Bento em São Paulo. Em 1941 foram criadas as faculdades católicas do Rio de Janeiro. Em 1941 foram criadas as faculdades católicas do Rio de Janeiro. O primeiro reitor foi o Padre Leonel Franca. O primeiro reitor foi o Padre Leonel Franca.

As expressões do neotomismo no Brasil Segundo Severino, o tomismo no Brasil do século XX se expressa culturalmente de maneira complexa, sendo difícil separá-lo do próprio pensamento católico. Segundo Severino, o tomismo no Brasil do século XX se expressa culturalmente de maneira complexa, sendo difícil separá-lo do próprio pensamento católico. Por outro lado, muitos pensadores têm buscado outros paradigmas filosóficos. Por outro lado, muitos pensadores têm buscado outros paradigmas filosóficos.