INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AMOSTRAGEM MÉTODOS PROBABILÍSTICOS
Advertisements

ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
PANORAMA HISTÓRICO Desde a antigüidade, conta-nos a Bíblia Sagrada era realizado o levantamento do povo judaico, para fins de guerra . Na Idade Média,
ESTATÍSTICA Conceitos.
Introdução à Estatística
Estatística Aula 17 Prof. Marllus Gustavo Ferreira Passos das Neves
. Capítulo 1 Introdução à Estatística Capítulo 1 Introdução à Estatística Prof. Paulo Renato de Morais ESTATÍSTICA APLICADA.
COVARIÁVEIS Revisão de Variáveis Prof. Ivan Balducci FOSJC / Unesp.
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Métodos Quantitativos
Bioestatística - Introdução
Estatística Descritiva
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
Estatística Descritiva
A Estatística é um ramo da Matemática Aplicada e teve origem (assim como a própria Matemática) do convívio social, das trocas da contagem; tudo baseado.
ESTATÍSTICA PARTE 1.
Estatística Descritiva (I)
O que é Estatística? Estatística é a ciência que se ocupa da obtenção de informações (...) com a finalidade de através de resultados probabilísticos adequados,
Prof. M.S.c. Fabricio Eduardo Ferreira
CONCEITOS BÁSICOS.
Estatística Descritiva
Capítulo 10 - Estatística 10.1 Introdução:
ESTATÍSTICA BÁSICA.
Aula02 Variáveis População e amostra Prof. Diovani Milhorim
Introdução à Estatística
NOÇÕES BÁSICAS DE ESTATÍSTICA
Prof.° Helenton Carlos da Silva
Matemática Financeira
ESTATÍSTICA REVISANDO CONCEITOS...
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados ESTATISTICA Aula 1 1PROF: CÉLIO SOUZA.
INTRODUÇÃO À BIOESTATÍSTICA
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Disciplina: ELEMENTOS DE ESTATÍSTICA ET-301 Curso:
Estatística Descritiva
Análise de Dados Ciências Contábeis.
Esquematicamente, temos:
MÉTODO CIENTÍFICO Hipóteses (conjecturas, modelos, teoria)
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Definição de Estatística
Professor: WALDEMAR SANTA CRUZ OLIVEIRA JR CONCEITOS BÁSICOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNABUCO - UFPE Curso: TURISMO Disciplina: ESTATÍSTICA BÁSICA ET-229.
ESTATÍSTICA - Princípios
ESTATÍSTICA Generalidades Novembro 2009.
Tratamento de Dados.
Aula 3 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
ESTATISTICA Aula 1 PROF: CÉLIO SOUZA.
Conceitos Básicos – Amostragem e Amostras
Introdução à Estatística
Unidade I ESTATÍSTICA Prof. Celso Guidugli.
ESTASTÍSTICA APLICADA
B IOESTATÍSTICA Aline Mota de Barros Marcellini. Literatura científica: “diferença estaticamente significativa”; “teste de qui-quadrado associação positiva”;
Estatística.
Estatística Básica usando o
É o conjunto de métodos estatísticos usados no tratamento da variabilidade nas ciências médicas e biológicas. A Bioestatística fornece métodos para decisões,
Professor Julio Cesar Araujo da Silva Junior Introdução – Conceitos Básicos Chapecó, 2014.
Matemática Financeira
1 Estatística Descritiva (I). 2 O que é Estatística A Estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para o governo. A situação.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
ESTATÍSTICA. Questões básicas de Estatística; Desenvolver os aspectos conceituais e operacionais de estatística aplicados ao conhecimento; Aplicação dos.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
 JERRY ADRIANE DOMINGOS  Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001  Auditoria Interna da Qualidade IEL  Gestão da Qualidade – FINDES  Inspeção.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Formado em Mecânica – UFES / 2001 Formado em Matemática – FANAN / 2012 Inspetor credenciado em automotiva – INMETRO / 2006 Auditor.
ESTATÍSTICA.
Logo após a Revolução Industrial, métodos estatísticos foram incorporados nos processos industriais para garantir a qualidade dos produtos. A avaliação.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
JERRY ADRIANE DOMINGOS Tecnólogo em Mecânica, - UFES – 2001 Auditoria Interna da Qualidade IEL Gestão da Qualidade – FINDES Inspeção de.
Grupo de Estudo de Metodologia e Ferramentas de Pesquisa SPSS Análise dos usos do tempo Zoop NVIVO.
Módulo 1 Estatística Básica.
ESTATÍSTICA: Conceitos básicas Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 05 de fevereiro.
TIPOS DE AMOSTRAGEM Profª Juliana Schivani TIPOS DE
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO à ESTATÍSTICA Sérgio Mélega

O que é Estatística? É a arte e a ciência de coletar, analisar, apresentar e interpretar os dados. Uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para: Coleta Organização, Descrição, Análise Interpretação de dados e a utilização dos mesmos na tomada de decisão.

Aplicabilidade da Estatística No Censo, aplicado pelo IBGE, por meio do governo federal, em diferentes aspectos, da população brasileira. Na política, uma pesquisa para saber as necessidades da população e traçar as metas de campanha.

Ramos da Estatística Descritiva: trata da organização,do resumo e da apresentação do dados Inferencial: trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade

População e Amostra Elementos básicos Variáveis - Os questionamentos a fazer para saber qual a preferência? Elementos - Responsáveis por responder este questionamento. Dados – são todas as informações coletadas

Variável A cada fenômeno corresponde um número de resultados possíveis: Fenômeno “sexo” dois resultados possíveis: Masculino ou feminino; Fenômeno “números de filhos” há um número de resultados possíveis 0,1,2...,n

VARIÁVEL PODE SER: Variáveis Tipos Exemplos Qualitativas Nominal Ou Ordinal - Cor dos Olhos - Cor/Raça Grau de Escolaridade Classe Social Quantitativas Discretas - Contagem Contínuas –Medição Notas Alturas idades Quantidade de Filhos

Sendo ela quantitativa temos: Variável contínua: qualquer valor entre dois limites. Ex: peso dos alunos de uma determinada escola { 72kg; 72,5kg; 81,5kg; 71kg;...} Variável discreta: só pode assumir valores inteiros. Ex: alunos de uma determinada escola pode ser : A = { 1,2,3,...}

No geral: Variável contínua: podemos relacionar com medições Variável discreta: podemos relacionar com contagens ou enumerações

Amostra: É um conjunto de elementos extraídos da população. Exemplos: Exemplos de população e amostra População: Todos os indivíduos ou todos os objetos do grupo em que estamos interessados em estudar ou pesquisar. Amostra: É um conjunto de elementos extraídos da população. Exemplos: População: Eleitores de uma região Amostra: 5% desses eleitores População: Usuários do transporte coletivo Amostra: 5000 entrevistados População: Todos os produtos de uma empresa Amostra: Produtos que ocupam maior volume no transporte e armazenagem

POPULAÇÃO

AMOSTRA ?

Vantagens do uso de amostras representativas: Baixo custo; Pouco tempo para realizar a pesquisa; Facilidade; Eficiência nos resultados obtidos.

Amostragem poderá ser: Amostragem aleatória simples: todos os membros da população tem chances iguais de serem selecionados. EX: sorteio de loteria Amostragem sistemática;cria mecanismos para coleta de dados EX: rua contendo 900 prédios, desejamos obter uma amostra de 50 prédios: 900/50=18 e assim....................

Temos 54 meninos e 36 meninas, portanto : 54x10/100 = 5,4 = 5 Amostragem estratificada: quando possua membros de cada segmento da população Ex: vamos obter uma amostra de estatura de noventa alunos de uma escola, queremos um amostra de 10% de modo que tenhamos 10% de homem e 10% de mulher: Temos 54 meninos e 36 meninas, portanto : 54x10/100 = 5,4 = 5 36x10/100 = 3,6 = 4 Então teremos 5 meninos e 4 meninas, totalizando 9 pessoas. Obs.( nesses casos usamos a tabela de números aleatórios. Pág 217 PLT)

Dados São os fatos e números que possam ser observados, são eles: Primários:quando informações são colhidas diretamente pelo pesquisador Secundários: quando o pesquisador recorre a dados já coletados por instituições especializadas