Precificação e Estruturas de Mercados Economia Precificação e Estruturas de Mercados
Precificação
Definição do preço Lucro Preço Impostos Despesas Custo Pleno Custos
Precificação Formação de preço: Objetivo: Proporcionar, a longo prazo, o maior lucro possível; Permitir a maximização lucrativa da participação de mercado; Maximizar a capacidade produtiva, evitando ociosidade e desperdício operacionais; Maximizar o capital empregado para perpetuar os negócios de modo autossustentado.
Precificação Formação de preço: Objetivo: Proporcionar, a longo prazo, o maior lucro possível; Permitir a maximização lucrativa da participação de mercado; Maximizar a capacidade produtiva, evitando ociosidade e desperdício operacionais; Maximizar o capital empregado para perpetuar os negócios de modo autossustentado.
Precificação Formação de preço: Três processos podem ser empregados na definição do preço: Método de definição de preços com base nos custos; Método de definição de preços com base no valor percebido do produto Método de definição de preços com base na análise de concorrência
Precificação
Precificação Definição de preços com base nos custos : Os critérios de custos mais utilizados são: Fixação de Mark-up (Taxa de Marcação) Fixação de Margem Fixação do ROI ( Return On Investment)
Preço Base Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação de Mark-up (Taxa de Marcação) Aplicando o mark-up Preço Base
Precificação PREÇO TAXA DE BASE MARCAÇÃO X Definição de preços com base nos custos : Fixação de Mark-up (Taxa de Marcação) PREÇO BASE TAXA DE MARCAÇÃO X O que não estiver incluído na base, deve estar na taxa de marcação!
X Precificação Preço Base Fixação de Mark-up (Taxa de Marcação) Lucro Impostos Preço Despesas Base Custos X
Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação de Mark-up Lucro Lucro % Faturamento Impostos Impostos % Despesas Despesas % Soma %
Preço = Base ÷ (1- Soma %) ou Preço = Base x 1 ÷ (1- Soma %) Matematicamente … Base + (Soma % x Preço )= Preço Base = Preço – (Soma % x Preço) Base = Preço x (1- Soma %) Preço = Base ÷ (1- Soma %) ou Preço = Base x 1 ÷ (1- Soma %) Taxa de marcação
Soma % = 60% Definição de preços com base nos custos : Fixação de Mark-up Exemplo Um loja de perfumes deseja aplicar um mark-up considerando ICMS igual a 18%, comissão igual a 2%, despesas iguais a 25% e margem de lucro igual a 15%. Qual o valor da taxa de marcação que ela deve usar? Soma % = 60%
1 - 1 60% Soma % 2,50 Marcação dos perfumes TAXA DE MARCAÇÃO 1/(1 – 60%) = 2,50 1 1 - Soma % 60%
Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação de Margem (Custo Marginal) O custo marginal poderia ser conceituado como o incremento de custo correspondente à produção de uma unidade adicional de produto. Corresponde aos custos que não seriam incorridos se um produto fosse eliminado ou não produzido Ou seja: considera o conceito de Margem de contribuição, oriundo do método de custeio variável MgCont = Preço - CVUn
Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação de Margem (Custo Marginal) Exemplo: Fábrica de Artefatos de Madeira Jacarandá produz adornos, comercializando-os em todo o país. custos fixos anuais: $ 50.000,00; custos variáveis unitários: $ 20,00; Lucro Estimado: $ 20,00/ unidade comercializada; Capacidade Instalada: 1.800 unidades/ ano; Produção: 1.000 unidades/ano; Preço: $ 90,00 (obtido após considerar o custo integral e o lucro requerido) A estrutura de preços, custos e lucro da empresa pode ser vista na tabela seguinte.
Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação de Margem (Custo Marginal) Total Unitário % Receitas 90.000,00 90,00 100% Custos fixos (50.000,00) (50,00) -56% Custos variáveis (20.000,00) (20,00) -22% Custos totais (70.000,00) (70,00) -78% Lucros 20.000,00 20,00 22% Recentemente, a empresa recebeu de um grande importador de adornos localizado nos EUA um pedido de 300 peças, para serem entregues no decorrer do ano seguinte. O importador propôs-se a pagar $ 42,00 por unidade. Deveria a empresa aceitar a oferta?
Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação de Margem (Custo Marginal) Com base no Custo Total, proposta tenderia a ser recusada. Preço formado pela empresa: $ 90,00 Proposta ofertada pelo importador: $ 42,00 apenas 46,67% do preço de venda praticado pela empresa Com base no Custo Marginal: Proposta ofertada pelo importador: $ 42,00 Custo Marginal: $ 20,00 Margem de contribuição: $ 22,00
Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação do ROI (Return On Investment) O emprego desse método permite estimar o preço, com base em taxa predeterminada de lucro sobre o capital investido. Diferentes poderiam ser as fórmulas empregadas para a obtenção do preço de venda. Uma das mais simples está apresentada a seguir. Onde: CI = capital investido CT = custos totais R%= lucro percentual desejado sobre o capital investido P = preço sugerido de vendas V = volume de vendas
Precificação Fixação do ROI (Return On Investment) Exemplo: Imagine que, para abrir uma pequena padaria, o Sr. Manoel necessite investir $ 50.000,00 em máquinas, equipamentos, aquisição e reforma do imóvel e capital de giro. Estimativas indicam que o capital investido no negócio deveria apresentar uma taxa de retorno anual igual a, no mínimo, 20%. Os custos anuais da empresa estão apresentados na tabela seguinte. Com base nesses números e sabendo que a empresa deverá fabricar e vender cerca de 800 mil pãezinhos de 50 g por ano, estime qual o preço mínimo a ser cobrado por pãozinho, de forma que o negócio seja lucrativo. Descrição dos Custos Valor ($) Salários e encargos 24.000,00 Materiais diretos 18.000,00 Depreciação 8.000,00 Outros gastos 20.000,00 Soma 70.000,00