Precificação e Estruturas de Mercados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos / Demonstrativos
Advertisements

Composto de Marketing PREÇO.
Relação Custo x Volume x Lucro
ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
CUSTOS E ORÇAMENTOS Aspectos Práticos
Formação de Custo para Impressão Digital Flávio Botana
ANALISE DE CUSTO-VOLUME-LUCRO
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Análise Financeira Hermano Perrelli
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
CUSTOS.
A Logicon Sistemas As soluções da Logicon Sistemas lhe ajudam a gerenciar e organizar os processos operacionais e administrativos envolvidos na gestão.
Custos e Receitas Custos e Receitas.
Assunto: Plano Financeiro
FORMAÇÃO DE PREÇOS Pós-Graduação em Controladoria Disciplina: Contabilidade de Custos EQUIPE: ADRIANA OLIVEIRA DARY RODRIGUES WELLIGTON FERREIRA PEDRO.
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
Desafios gerenciais Aula 4.
GESTÃO DE CUSTOS II.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo
Contabilidade de Custos
CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Biblioteca de Custos Ciências Contábeis
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
CUSTOS Profª Ana Cristina Reginaldo.
Formação de Preços – Genérico
Fluxo de Caixa - Construção
Prof. Oliveira UDESC- Universidade do Estado de Santa Catarina Aplicação: Uma empresas pretende substituir dois produtos A e B que não estão atendendo.
Perguntas de Gestão Estratégica de Custos
Avaliação Econômica de Projetos TAMANHO
Técnico em Administração
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: Quanto sobra para a empresa?
Custos para decisão.
ANÁLISE CUSTO-LUCRO-VOLUME
UNAMA – UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
EBITDA Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
TÉCNICAS DE ANÁLISE DE ORÇAMENTO DE CAPITAL
CUSTOS INDUSTRIAIS Daniel Pottker
5 - 1 ©2004 by Pearson Education Capítulo 5 Informação Relevante e Tomada de Decisão: Decisões de Marketing.
ESTRATÉGIAS DE PREÇO.
Prof.: André Luiz Anjos de Figueiredo
Plano de Negócios NOME DA EMPRESA
Slides de apoio ao livro
 Ex: Uma empresa, em determinado mês, produziu unidades de determinado produto. Os custos totais do período totalizaram $ , sendo $
CONTABILIDADE GERENCIAL
Tributos, custos e preços
Plano de Negócio Exercício.
$$$ Área Financeira $$$ Disciplina: Gestão Empreendedorismo Profa. Marli.
Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP.
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Noções básicas MC e PE.
Custo Fixo, Lucro e Margem de Contribuição
CONTROLADORIA ÍNDICES DE PRAZOS MÉDIOS:
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
Gestão de Custos Aula 2.
Financeiro - Análise Financeira
O QUE É DESPESA E O QUE É CUSTO Qual é a definição do custo? Ele é o conjunto de despesas relacionado à uma certa unidade de produção. O que é uma despesa?
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
O PROCE$$O DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Engenharia Econômica Custos – Conceitos e Classificações Salvador, 15 de fevereiro de 2015.
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Estratégias de Preços Prof. Roberto Rodrigues.
Decisão de custos A Pousada Brisa do Mar possui 90 quartos para alugar, praticando um preço médio de $ 56,00 por diária. Sabe-se que a empresa exibe os.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Orçamento e Custeio (Cont. Custos) Prof. Jurandyr Costa Seixas.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
Formação de Preço de Venda 7 semestre – Parte 2 (B2) Profª Fatima Santos.
Contabilidade de Custos Prof. Alexandre
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

Precificação e Estruturas de Mercados Economia Precificação e Estruturas de Mercados

Precificação

Definição do preço Lucro Preço Impostos Despesas Custo Pleno Custos

Precificação Formação de preço: Objetivo: Proporcionar, a longo prazo, o maior lucro possível; Permitir a maximização lucrativa da participação de mercado; Maximizar a capacidade produtiva, evitando ociosidade e desperdício operacionais; Maximizar o capital empregado para perpetuar os negócios de modo autossustentado.

Precificação Formação de preço: Objetivo: Proporcionar, a longo prazo, o maior lucro possível; Permitir a maximização lucrativa da participação de mercado; Maximizar a capacidade produtiva, evitando ociosidade e desperdício operacionais; Maximizar o capital empregado para perpetuar os negócios de modo autossustentado.

Precificação Formação de preço: Três processos podem ser empregados na definição do preço: Método de definição de preços com base nos custos; Método de definição de preços com base no valor percebido do produto Método de definição de preços com base na análise de concorrência

Precificação

Precificação Definição de preços com base nos custos : Os critérios de custos mais utilizados são: Fixação de Mark-up (Taxa de Marcação) Fixação de Margem Fixação do ROI ( Return On Investment)

Preço Base Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação de Mark-up (Taxa de Marcação) Aplicando o mark-up Preço Base

Precificação PREÇO TAXA DE BASE MARCAÇÃO X Definição de preços com base nos custos : Fixação de Mark-up (Taxa de Marcação) PREÇO BASE TAXA DE MARCAÇÃO X O que não estiver incluído na base, deve estar na taxa de marcação!

X Precificação Preço Base Fixação de Mark-up (Taxa de Marcação) Lucro Impostos Preço Despesas Base Custos X

Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação de Mark-up Lucro Lucro % Faturamento Impostos Impostos % Despesas Despesas % Soma %

Preço = Base ÷ (1- Soma %) ou Preço = Base x 1 ÷ (1- Soma %) Matematicamente … Base + (Soma % x Preço )= Preço Base = Preço – (Soma % x Preço) Base = Preço x (1- Soma %) Preço = Base ÷ (1- Soma %) ou Preço = Base x 1 ÷ (1- Soma %) Taxa de marcação

Soma % = 60% Definição de preços com base nos custos : Fixação de Mark-up Exemplo Um loja de perfumes deseja aplicar um mark-up considerando ICMS igual a 18%, comissão igual a 2%, despesas iguais a 25% e margem de lucro igual a 15%. Qual o valor da taxa de marcação que ela deve usar? Soma % = 60%

1 - 1 60% Soma % 2,50 Marcação dos perfumes TAXA DE MARCAÇÃO 1/(1 – 60%) = 2,50 1 1 - Soma % 60%

Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação de Margem (Custo Marginal) O custo marginal poderia ser conceituado como o incremento de custo correspondente à produção de uma unidade adicional de produto. Corresponde aos custos que não seriam incorridos se um produto fosse eliminado ou não produzido Ou seja: considera o conceito de Margem de contribuição, oriundo do método de custeio variável MgCont = Preço - CVUn

Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação de Margem (Custo Marginal) Exemplo: Fábrica de Artefatos de Madeira Jacarandá produz adornos, comercializando-os em todo o país. custos fixos anuais: $ 50.000,00; custos variáveis unitários: $ 20,00; Lucro Estimado: $ 20,00/ unidade comercializada; Capacidade Instalada: 1.800 unidades/ ano; Produção: 1.000 unidades/ano; Preço: $ 90,00 (obtido após considerar o custo integral e o lucro requerido) A estrutura de preços, custos e lucro da empresa pode ser vista na tabela seguinte.

Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação de Margem (Custo Marginal) Total Unitário % Receitas 90.000,00 90,00 100% Custos fixos (50.000,00) (50,00) -56% Custos variáveis (20.000,00) (20,00) -22% Custos totais (70.000,00) (70,00) -78% Lucros 20.000,00 20,00 22% Recentemente, a empresa recebeu de um grande importador de adornos localizado nos EUA um pedido de 300 peças, para serem entregues no decorrer do ano seguinte. O importador propôs-se a pagar $ 42,00 por unidade. Deveria a empresa aceitar a oferta?

Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação de Margem (Custo Marginal) Com base no Custo Total, proposta tenderia a ser recusada. Preço formado pela empresa: $ 90,00 Proposta ofertada pelo importador: $ 42,00 apenas 46,67% do preço de venda praticado pela empresa Com base no Custo Marginal: Proposta ofertada pelo importador: $ 42,00 Custo Marginal: $ 20,00 Margem de contribuição: $ 22,00

Precificação Definição de preços com base nos custos : Fixação do ROI (Return On Investment) O emprego desse método permite estimar o preço, com base em taxa predeterminada de lucro sobre o capital investido. Diferentes poderiam ser as fórmulas empregadas para a obtenção do preço de venda. Uma das mais simples está apresentada a seguir. Onde: CI = capital investido CT = custos totais R%= lucro percentual desejado sobre o capital investido P = preço sugerido de vendas V = volume de vendas

Precificação Fixação do ROI (Return On Investment) Exemplo: Imagine que, para abrir uma pequena padaria, o Sr. Manoel necessite investir $ 50.000,00 em máquinas, equipamentos, aquisição e reforma do imóvel e capital de giro. Estimativas indicam que o capital investido no negócio deveria apresentar uma taxa de retorno anual igual a, no mínimo, 20%. Os custos anuais da empresa estão apresentados na tabela seguinte. Com base nesses números e sabendo que a empresa deverá fabricar e vender cerca de 800 mil pãezinhos de 50 g por ano, estime qual o preço mínimo a ser cobrado por pãozinho, de forma que o negócio seja lucrativo. Descrição dos Custos Valor ($) Salários e encargos 24.000,00 Materiais diretos 18.000,00 Depreciação 8.000,00 Outros gastos 20.000,00 Soma 70.000,00