Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
AS TICS E A ESCOLA.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
Diante a Era Tecnológica.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
A Educação Mediada pela Tecnologia
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 14
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Por quê o computador na educação?
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Tecnologia e Educação.
Propostas de layout Modelo 1
Capacitação dos professores
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
DISCIPLINA : INFORMÁTICA EQUIPE : ANDRESSA MARIA, BRENDA SUELLEN E LUÍSA GABRIELA. Escola : São Matheus Professora : Claúdia Coutinho.
TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Aprendizagem com computador Domínio técnico e pedagógico não deve acontecer separadamente. Educador – deve indagar se o uso do computador está ou não contribuindo.
Otávio Celeste Martins Artigo de conclusão do Curso Mídias na Educação PROJETO BLOGANDO NA ESCOLA 1.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Caderno 4 4. O projeto curricular e a relação entre os sujeitos e desses com suas práticas.
Comunidade de Aprendizagem
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Instituto A Vez do Mestre
COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Alfabetizando com informática
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
O uso das tecnologias na escola
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
EMEF PADRE EMÍLIO MIOTTI Campinas - SP.  UNICAMP – NIED  SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  EMEF PADRE EMÍLIO MIOTTI ◦ BAIRRO NA PERIFERIA DE CAMPINAS.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Cristiane Regina Santos Docente: Gilca dos Santos Vilarinho.
O computador como Meio e como Fim...
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso

A EDUCAÇÃO NA ERA DA INFORMÁTICA O computador estão na escola. O desafio é: como utilizá-la? O saber é mutável, pertencente a um ciclo aberto, no qual quem ensina tem que aprender, e esse processo precisa ser rápido e dinâmico.

AS RELAÇÕES EDUCACIONAIS COM A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA A relação do aluno com a inovação tecnológica: - o computador não é um ponto de partida, mas nos oferece elementos para traçarmos a estrada. - o computador não é estranho para o aluno.

A RELAÇÃO DO PROFESSOR COM A INVOÇÃO TECNOLÓGICA Cabe ao professor uma nova tarefa: sua atualização no uso dessa ferramenta, que vem sendo tão discutida, e já se incorporando na prática pedagógica de muitos de nós. O professor não será substituído pela máquina, pois não é a tecnologia o fator da ruptura das relações humanas.

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E A UTILIZAÇÃO DA INTERNET A formação do professor tem de ser um processo contínuo, que começa nos estabelecimentos de formação inicial e que prossegue através de diversas etapas de sua vida profissional. Os professores precisam preocupar-se não somente com o conteúdo, mas também com as novas propostas pedagógicas que poderão ajudá-los em suas práticas docentes.

UMA NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA PODE SURGIR Pontos a serem atingidos pelos professores: - Educação continuada. - Interatividade. - Reflexão. - Autonomia de escolha. - Construção do conhecimento didático. - Trabalho cooperativo.

DESSE MODO, A INTERNET PODE TORNAR-SE UM CANAL DE MÃO DUPLA ENTRE PROFESSORES E INSTITUIÇÕES DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E EDUCACIONAIS, FORTALECENDO A FORMAÇÃO CONTINUADA.