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Transcrição da apresentação:

Blog licitações públicas 16 Dicas para participar de Pregão Presencial

Introdução Para facilitar a vida de quem vai participar de Licitações Públicas, do tipo presencial, neste post estamos dando 15 Dicas Para Participar de Pregão Presencial e sair na frente dos seus concorrentes.

Dica 01 Verifique diariamente os portais de Licitações se o pregão que você vai participar já está disponível para Download, para que você possa baixar o edital logo no primeiro dia da publicação.

Dica 02 Ir no Portal de Licitação que está promovendo o certame ou diretamente no órgão que está licitando (depende do caso) e pedir vista do processo, eles são obrigados a permitir que você analise toda a fase interna da licitação, porém você não poderá tirar cópia ou fotografar os documentos, apenas leve caneta e papel e verifique tudo, principalmente o Preço Estimado do Pregão.

Dica 03 Analisar minuciosamente o edital e verificar se a sua empresa tem ou não condições de participar desta licitação. Nesta Análise dar prioridade aos Documentos de habilitação e o Termo de Referência (Projeto Básico) e vê se existe alguma discordância antre ambos.

Dica 04 Se houver algum impedimento para sua empresa participar, porém sua empresa está de acordo com os documentos de habilitação exigidos na forma da lei, entre logo com o pedido de impugnação do edital, não deixe para o último dia (2º Dia útil antes da data de licitação).

Dica 05 Preste bem atenção na documentação exigida para a habilitação de sua empresa no certame e não deixe de verificar também o Projeto Básico (Termo de Referência) pois às vezes ele trás informações conflitantes com os documentos exigidos na habilitação.

Dica 06 Depois de analisar toda a documentação, verifique as exigências do edital para elaboração da proposta de preços e Planilha de preços (se houver).

Dica 07 Todos os documentos da empresa devem estar assinados e rubricados por uma mesma pessoa. Se for o sócio ou proprietário, anexe a cópia da última alteração consolidada do Contrato Social e esta Alteração deve estar explícita os poderes do sócio. No Caso de ser o procurador, anexar procuração, cópia autenticada dos documentos do procurador e a Última Alteração Contratual Consolidada que conste o nome do Outorgante.

Dica 08 No Dia da Licitação leve os dois envelopes distintos, sendo um com a proposta de Preços (Envelope 01) e outro com os documentos de habilitação (envelope 02) e separado dos envelopes, levar a procuração, documentos do procurador , declaração de cumprimento e a última alteração contratual consolidada, todas devidamente autenticadas. Se a empresa for Optante do Simples nacional anexar também a Declaração de Qualificação de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte. Após ser solicitado entregue aos membros da mesa.

Dica 09 Apesar de alguns editais não exigir recomendo que anexe também a Declaração de Enquadramento de ME/EPP da Junta Comercial do Seu Estado.

Dica 10 Fazer um Chek List de todas as exigências do Edital relativo à Proposta de Preços/Planilha Eletrônica e outro com os documentos exigidos para habilitação. (Click aqui para ter um modelo em Planilha Excel). Este Check List é para ajudar a você a conferir se seus concorrentes estão cumprindo todos os itens do edital.

Dica 11 No Pregão Presencial, apenas os concorrentes que tiverem o preço de até 10% superior ao menor preço apresentado poderão dar o lance, portanto analisar bem o preço inicial e se o edital divulgar o preço estimado, ou se você já sabe, coloque um valor ligeiramente menor do estimado em sua proposta.

Dica 12 Não vá na onda de baixar o preço indefinidamente, pois nem sempre o menor preço ganha a licitação, às vezes são “iscas” que outros concorrentes utilizam para baixar o seu preço e consequentemente tentar desclassifica-lo por preço inexequível.

Dica 13 Na Análise de documentos dos licitantes concorrentes anote em seu check list apenas o essencial, pois geralmente não há tempo para uma análise mais profunda.

Dica 14 Quando o Pregoeiro declarar uma empresa concorrente como vencedora e se você se sentir prejudicado informe a sua intenção de entrar com o recurso e fundamente bem com termos gerais e nunca aceite fazer o recurso durante esta mesma sessão.

Dica 15 Para fins de agilidade no processo, leve para a sessão de licitação um pedido de cópia dos documentos de habilitação da Licitante vencedora (se não for sua empresa) além de todas as propostas de preços apresentada por todos os concorrentes, já datada e assinada e em papel timbrado da empresa, em duas vias.

Dica 16 Exija do pregoeiro a cópia da documentação no máximo para o dia seguinte, pois o prazo é de apenas 03 dias úteis para entregar o recurso. Se por qualquer motivo por culpa do Pregoeiro você não receber os documentos solicitados, exija a alteração do prazo para só contar a partir da data de recebimento dos documentos solicitados.

Sobre Marcos Antonio da Silva é um Empreendedor Online, que atua também na área de Consultoria de Licitações e Contratos Administrativos e é Responsável pelo Blog Licitações Públicas e tem 03 E-Books publicados na Amazon.com. Comentários Sobre o Decreto 5.450 de 31/05/2005 – Regulamento do Pregão Eletrônico Coletâneas de Artigos Sobre Licitações Públicas – Parte 1 Coletâneas de Artigos Sobre Licitações Públicas – Parte 2 E-Mail: contato@licitacoespublicas.blog.br Celular: (92) 8120-1119 (Tim) # 9415-3363 (Vivo)