A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Sociologia Émile Durkheim ( ).
Dinâmica e Gênese dos Grupos
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
David Émille Dhurkheim.
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Émile Durkheim Os fatos sociais.
Sociologia Émile Durkheim
Profª: Gabrielle Bertolli
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA : MARX, DURKHEIM E WEBER
Sociologia DURKHEIM.
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
Alguns teóricos e seus conceitos.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Prof. Everton da Silva Correa
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Estrutura e Dinâmica Social
Émile Durkheim (15/04/1858 – Epinal – França morre em Paris)
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Segundo Émile Durkheim
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Introdução à Sociologia
A sociologia de Emile Durkheim.
Fato social.
Emile Durkheim e o fato social
Então vamos para a prova final!
Émile Durkheim (1858 —1917) “Não poderíamos pretender sair da sociedade sem querermos deixar de ser homens” As Regras do Método Sociológico.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
09/04/2017
A sociologia de Émile Durkheim
A Sociedade humana: generalidades
Sociologia geral Introdução.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Durkheim.
Max Weber e as ações sociais
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Professor: Karina Oliveira Bezerra
IDEOLOGIA.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
A sociologia como ciência
Musica Technologic... Música :10
Émile Durkheim
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS Augusto Rocha; Caroline Guedes; Maria Elvira; Mariana Vecchia;
Émile Durkheim.
Émile Durkheim Principais obras: Da Divisão do Trabalho Social (1893)
Texto 1: pontos principais
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
A sociologia durkheimiana | 1 Para compreendermos a sociologia durkheimiana, ajuda conhecermos sua concepção sobre o que é uma sociedade: «As representações.
D URKHEIM E A E DUCAÇÃO. Q UEM É ELE ? Nascido em 1852, filho de um rabino, em Épinal, no leste da França, ele preferiu, desde a adolescência, abandonar.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Turma: Redes de Computadores- 5º Período Disciplina: Sociologia Professora: Anna Paola Oliveira Semestre:
Introdução ao pensamento sociológico
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Transcrição da apresentação:

A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM Herdeiro teórico de Auguste Comte. Crê que a humanidade e a sociedade avançariam no sentido do aperfeiçoamento (de estruturas menos organizadas a mais organizadas), governadas pela lei do progresso. Entre suas obras de destaque estão: “As regras do método sociológico" (1889) e "Da divisão do trabalho social" (1893).

Texto 02, “A sociologia de Durkheim”, extraído de: COSTA , Cristina, Sociologia: introdução à ciência da sociedade. Cap. 5. Responder as questões de 1 a 4, p. 89

- O contexto da industrialização e transformação da sociedade impunha-se a todos como a marca decisiva da sociedade moderna. Nesse sentido, a vida coletiva passa a ser vista não apenas como uma imagem ampliada do sujeito, mas sim um ser distinto mais complexo e irredutível às partes que o formam. Esse seria o foco de estudo da sociologia: o campo social, partindo do princípio de regras e métodos para a percepção de fenômenos nessa área.

- A sociologia é então a ciência que estuda o início e o funcionamento da sociedade e suas partes, na qual todo comportamento é instituído pela coletividade. - Como objeto da sociologia Durkheim escolhe os "fatos sociais": Fatos Sociais são toda maneira de agir fixa ou não, capaz de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, que é extensão de uma sociedade dada, apresentando assim uma existência própria, independente das manifestações que cada indivíduo possa ter.

- O fato social é algo dotado de vida própria, externo aos membros da sociedade e que exerce sobre suas vidas uma autoridade que os leva a agir, a pensar e a sentir de determinadas maneiras. A sociedade não é o resultado de uma mera justaposição de suas consciências. Ações e sentimentos particulares, ao serem associados, combinados e fundidos, fazem nascer algo novo e exterior àquelas consciências e suas manifestações. O todo (ou seja, a sociedade) só se forma pelo agrupamento das partes (dos indivíduos), essa somatória dá origem aos fenômenos sociais, ou seja, da interação entre os indivíduos...

Os fatos sociais são maneiras de agir ditadas pela coletividade Os fatos sociais são maneiras de agir ditadas pela coletividade. São ainda maneiras de ser onde a sociedade espera que cada indivíduo assuma um papel social (de pai, empregado, patrão, filho, juiz), papéis estes que são construídos pela sociedade e que, caso sejam quebrados, sofrem coerções. Características dos fatos sociais: - coercibilidade; - generalidade; - exterioridade;

É o caso do homossexualismo, na visão durkeimniana caberia ao homem a heterossexualidade como papel social, mas caso ele não assuma esta postura preferindo a homossexualidade existiriam coerções sobre o indivíduo e sobre sua forma de ser já que ele não está desenvolvendo o papel social esperado para si, desta forma coerções exerceriam pressão sobre ele para barrá-lo ou aniquilar sua existência social.

Com este exemplo pode-se concluir que os fatos sociais ainda estão ligados a questões de valores socialmente aceitos, ou seja, a coletividade cria um determinado grupo de valores para sua existência e usa deles para a manutenção da vida social e das leis sociais. Assim, a escola aparece para Durkheim como instituição que insere na mente das crianças os valores e modos de agir socialmente esperados dentro da sociedade.

Para Durkheim existem fatos sociais normais e patológicos: Os normais são aqueles aceitos pelas normas e valores da sociedade sendo então normativos para a sociedade; Já os patológicos fogem ao controle social e por isso devem ser combatidos com regras e coerções. Contudo, como é a coletividade que forma a sociedade algo que hoje se encontra sobre o estado patológico pode tornar-se normal, desde que a sociedade altere seus valores e normas sobre aquele determinado fato.

Durkheim estabelece as regras para o estudo do campo sociológico Durkheim estabelece as regras para o estudo do campo sociológico. Ao observar os fatos sociais o pesquisador deve estar atento a considerá-Ios como coisas, ou seja, como possibilidades de estudo (sejam representações de idéias ou sejam atitudes ou valores da sociedade), seguido de um posicionamento científico: afastamento das pré-noções, definir, as características básicas do fenômeno, considerá-lo independentemente de suas manifestações individuais, mas tomá-lo enquanto fato de um grupo e por fim ser o mais objetivo possível em sua descrição e análise.

É a coesão dos indivíduos à sociedade que garante a manutenção da mesma, daí a constante necessidade de ocorrerem ritos que reforcem a idéia de coletividade e de que o indivíduo está sob o "domínio" do social. Assim, momentos como os de uma parada militar no dia da independência ou de uma festa religiosa estão ligados a manutenção das regras e normas e aos valores envolvidos na sociedade.

Os laços que unem os membros entre si dentro da sociedade denomina-se de solidariedade, que pode ser orgânica e mecânica, dependendo do arranjo social em questão (organização social). A solidariedade mecânica ocorre em sociedade onde não há diferenciação de trabalho ou de papeis sociais, todos são iguais e estão unidos somente pelo costume ou pelas tradições. Durkheim adapta a idéia positivista de desenvolvimento linear da sociedade e diz que os grupos bárbaros da Idade Média, bem como os agricultores em volta do senhor feudal caracterizam esse tipo de solidariedade (laços, coesão).

À medida que se acentua a divisão do trabalho social, a solidariedade mecânica se reduz e é gradualmente substituída por uma nova solidariedade: a solidariedade orgânica. A divisão social do trabalho em etapas ou em processos faz com que cada indivíduo se veja como uma peça da sociedade, sendo, então, necessária a sua existência para o funcionamento da sociedade. Caso ele falhe ou quebre (fazendo uma analogia com a máquina) a sociedade terá que lhe consertar (daí surgirem as leis e os sistemas prisionais) ou simplesmente trocar de peça (pessoa).

A diversificação das necessidades de indivíduos faz com que cada um necessite do outro como forma de complementar o que ele próprio não faz. Não se está mais junto pelo costume, mas sim pela necessidade de trabalho e de produtos e valores na sociedade.

Enfim, sendo a divisão do trabalho um fato social seu principal efeito não é o de meramente aumentar o rendimento das funções divididas, mas produzir solidariedade. A ausência da divisão social do trabalho seria equivalente a pensar em sociedades menos evoluídas e com menor organização e harmonia social. Daí quanto maior a divisão social do trabalho, maior o enquadramento evolutivo da sociedade estudada (ranço positivista).