Análise socioambiental do Córrego Cercadinho. Componente: André Luis Campos Viana Danilo Guimarães Giovana de Sousa Teixeira Kamilla E. P. de Matos Suzan.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
Câmara Técnica de Saneamento - Conselho de Meio Ambiente Teresópolis Recomendações técnicas Plano Municipal de Saneamento Básico Plano Municipal de Saneamento.
Saneamento Básico Professora e enfermeira : Carla Gomes e Patrícia Lins.
EE PROF ANA RITA GODINHO POUSA
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
Introdução e Conceitos Fundamentais
INDICADORES AMBIENTAIS
Disciplina: Sistema de Água
3. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL AGENDA 21 AGENDA RIO 92 AGENDAS LOCAIS.
FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO CH3 - Saneamento
SANEAMENTO.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
enquadramento de corpos de água
Informação Geográfica Informação sobre lugares da superfície terrestre; Conhecimento sobre onde está algo; Conhecimento sobre o que existe em determinada.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Painel: Aspectos destacados
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
EQUIPE DA UENP – CAMPUS LUIZ MENEGHEL/BANDEIRANTES
Sistemas de Abastecimento de Água:
I- Conceitos Básicos: Desenvolvimento Sustentável; Saneamento Básico;
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
SABJV SABESP Sindmetal Cotia Integrada Calangos SAVIOLI SOS Manancial
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: Saneamento Básico na Comunidade do Braço Joaquim, Luis Alves Autores: SILVA FILHO, Tulio Márcio VALDRICH, Luzia Gorges SILVA,
Relato Atividades Boletins Informativos; Página do Comitê Pardo; Curso de Capacitação em Educação Ambiental I e II; Curso de Coleta Seletiva:
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Problemas Ambientais Brasileiros
Análise socioambiental do Córrego Cercadinho.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Gestão Social e Democrática da Água: Gestão Social e Democrática da Água: Perspectivas A água de Minas.
Mestrando: Roberto Luiz Mendonça Garcia
Título do Trabalho: “Avaliação da qualidade ambiental da água do Rio da Madre, da água do mar e da areia da Praia da Guarda do Embaú (Palhoça/SC) baseado.
As diversas formas de organização da coletividade.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL: Fatores Biológicos
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
Diagnóstico ambiental do Córrego Cercadinho André L. C. Viana Danilo G. P. Domingues Kamilla E. P. de Matos Suzan Thaís Mariano Vitor Bicalho Welbert Vinícius.
I Seminário de Sustentabilidade Ambiental no Transporte Aquaviário
Consórcio Energético do Rio Uruguai
“A água faz parte do patrimônio do planeta.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
Política de Gestão e Saneamento Ambiental Município de Santo André
27, 28 e 29 de outubro de Programa de Coleta Seletiva Solidária Programa de manejo e Conservação da Biodiversidade Programa de Educação Ambiental.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Disciplina: Educação Ambiental
Elaboração dos Planos Municipais
Arsênio na água subterrânea em Ouro Preto e Mariana, Quadrilátero Ferrífero/ MG Autores: Ricardo Perobelli BorbaI; Bernardino Ribeiro FigueiredoII; José.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
Tratamento de Água e Esgoto
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO ICMS ECOLÓGICO Componente Resíduos Sólidos Eliane C. D. Ribeiro de Barros Campo Grande /
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SALGADO DE SÃO FELIX Andréa Amorim Leite -
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” TEMA: “Casa comum, nossa responsabilidade” LEMA: “Quero ver o direito brotar.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento de Articulação Institucional Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades Brasília,
COMPARATIVO ENTRE A ÁGUA TRATADA E NÃO TRATADA EM ÁREA RURAL DE PELOTAS, RS SILVA,M.A.R.X.¹; ECCKER,F.M.; VIEIRA,H.T.; PERNAS,C.B.S.; PINTO,F.R. ¹Universidade.
A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO Janaína Silva de Mattos Filipe Franz Teske Dieter Wartchow 18/05/2016 XX Exposição de.
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA EM AGRICULTURA FAMILIAR Marcio A. Nicknig Dieter Wartchow XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16.
ÁGUA EM CAXIAS DO SUL Garantia de quantidade e qualidade nos próximos 30 anos.
Transcrição da apresentação:

Análise socioambiental do Córrego Cercadinho. Componente: André Luis Campos Viana Danilo Guimarães Giovana de Sousa Teixeira Kamilla E. P. de Matos Suzan Thaís Mariano Vitor Bicalho Welbert Vinícius Lima

Objetivo Geral: Realizar uma análise socioambiental da antropização no Córrego Cercadinho e promover um teatro junto a população no perímetro do bairro Buritis. Objetivos Específicos: Georeferenciar a área da bacia hidrográfica, bem como levantar os atributos altimétricos para visualização em 3D. Verificar o serviço de limpeza na bacia, de coleta seletiva, sistema de esgotamento sanitário e abastecimento de água regular. Analisar os parâmetros microbiológicos da qualidade da água, encontrado no Córrego Cercadinho no perímetro do bairro Buritis. Apresentar um teatro a população do perímetro do bairro Buritis, demonstrando os impactos encontrados e a importância da preservação ambiental. Levantar o histórico da ocupação urbana do bairro Buritis. Analisar a atuação dos atores políticos na região do bairro Buritis.

Referencial Teórico: PELCZAR Jr., Joseph Michael. Microbiologia, Conceitos e Aplicações; Resolução Conama 274/2000 e Portaria 518/2004 do Ministério da Saúde; MOTA, Suetonio. Urbanizaçao e Meio Ambiente; LEITE, Sibele Augusta, Sistema de Gestão Ambiental; Agência Brasileira de NormasTécnicas / NBR ISO

Metodologias: Pesquisa exploratória, bibliográfica e documental; Trabalho de campo; Coleta de coordenadas geográficos; Coleta de amostras de água; Software utilizado Arc Gis; Encenação de teatro.

Analise e apresentação de resultados RESÍDUOS SÓLIDOS Atualmente o bairro Buritis conta com como o serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliar, que é feita três vezes por semana e com a coleta seletiva porta a porta efetuada uma vez por semana. O esgoto sanitário do bairro Buritis, bairro este localizado na sub bacia do córrego Cercadinho, é recolhido pela COPASA, empresa responsável pelo saneamento no estado de Minas Gerais. O sistema Morro Redondo responsável pelo abastecimento de água tratada do bairro Buritis, tem capacidade de produção de 750 litros por segundo e abastece uma população de cerca de 200 mil pessoas da região Sul de Belo Horizonte e parte de Nova Lima. Localizado no bairro Belvedere, seu reservatório está em operação desde 1958 e a ETA, desde A captação da água bruta é feita nos mananciais de Fechos, Mutuca e Cercadinho

Análise e apresentação de resultados: POLITICAS PUBLICAS A ABB tem forte atuação e importância na região. Atuam através de campanhas, fazem frente a órgãos públicos, participam de audiências públicas, promovem eventos educativos e conscientizam a população dos problemas acerca do bairro, inclusive concernentes ao meio ambiente, principalmente sobre o Córrego do Cercadinho. A população enxerga a ABB como um canal entre os moradores e o Estado. A região é marcada por presença de vereadores que representam o bairro perante a Câmara Municipal, visando proteger a qualidade de vida dos moradores do Buritis. MICROBIOLOGIA Foi comprovada, nas três amostras, uma contaminação por bactérias de origem fecal (Escherichia coli), estando a mesma portanto IMPRÓPRIA para consumo de acordo com a portaria do Ministério da Saúde nº518/2004. Em relação à balneabilidade, duas amostras foram consideradas IMPRÓPRIAS para banho e recreação e a amostra do ponto 1, foi considerada PRÓPRIA para banho e recreação. No ponto 1 o microorganismo encontrado foi a Escherichia coli com 220 NMP/100ml, no ponto 2 também foi encontrado a Escherichia coli com > 1600 NMP/100ml e na amostra 3 repetiu-se o mesmo resultado da amostra 2. Portanto torna-se evidente a poluição fecal, de origem humana ou animal na água do Córrego Cercadinho.

Análise e apresentação de resultado: Planejamento Urbano Analisou-se que o empreendedorismo na região alcançou o limite de saturação imobiliária, acarretando impactos socioambientais. Resíduos Sólidos

Análise e apresentação de resultados:

O que falta fazer: Apresentar a peça teatral “ As aventuras da filhote gambá”, agendada para dia , na Escola Efigênia Vidigal, a fim de conscientizar as crianças moradoras do bairro sobre o quão importante é a preservação do meio ambiente..

Considerações finais: