Valor Verdadeiro e Precisão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
Advertisements

Amintas engenharia.
Notas de aula Aula 1 Introdução ao curso Introdução a teoria de erros Forças centrais Alexandre Suaide Notas.
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Introdução a teoria de erros Alexandre Suaide Notas de aula
A Teoria da Medida Profª. Ms. Juliany Gonçalves Guimarães
Análise de Alimentos Introdução à Análise de Alimentos
MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição?
Algarismos Significativos
Física Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
A física é uma ciência experimental Fazer uma experiência nada mais é do que reproduzir um fenômeno natural, sob condições controladas, propiciando a realização.
A física é uma ciência experimental
Módulo 5 – Introdução à Teoria Estatística da Medição
Introdução à Instrumentação
Medidas Elétricas.
ENGENHARIA AMBIENTAL QUÍMICA APLICADA.
INTRODUÇÃO A TEORIA DAS INCERTEZAS
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
PROCEDIMENTOS DE CALIBRAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO
Algarismos Significativos
MEDIDAS FISICAS.
Medições e Erros.
SUMÁRIO: Medição e medida. Erros sistemáticos e erros aleatórios
LICEU PROFESSOR FRANCISCO OSCAR RODRIGUES
Análise de Incertezas Introdução.
Tratamento estatístico de dados experimentais  conceitos básicos
Introdução à METROLOGIA
Algarismos Significativos e notação Científica.
Laboratório 1 Medidas e Incertezas Universidade Federal de Itajubá ICE – DFQ Disciplina de Metodologia Científica Em 3 de Dezembro de 1999, a sonda Mars.
MEDIDAS ELÉTRICAS Prof. Samuel Bettoni.
Fontes de Erros Aula 1 Introdução; Erros em processos numéricos;
11 Confiabilidade de Processos de Medição na Indústria
Algarismos Significativos
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
Calculando o número de observações (tamanho da amostra) Após a comparação de duas médias duas e somente duas afirmativas podem ser feitas: – 1. Rejeitamos.
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
Estimativas de grandezas cap 2. e cap 3 Média Desvio Padrão e Variância Definições importantes Distribuição Normal Teorema do limite central Hipóteses.
Seminário de Química Capítulo 1 Introdução: Matéria e Medidas
Laboratório de Hidráulica
TEORIA DOS ERROS PROF. HAUSER. CONCEITOS BÁSICOS Grandezas: Tudo que pode ser medido. Variável: Tudo que pode ser estimado. Quantitativa: medido ou estimado.
ANÁLISE DE RESULTADOS EXPERIMENTAIS (PARTE I)
Erro de Medição  mensurando sistema de medição indicação
METROLOGIA: ERROS DE MEDIÇÃO METROLOGIA SANDRO COSTA SILVA
Laboratório de Física Professores: Denes Morais José Cássio.
Física Experimental 1 Prof. Wellington Akira Iwamoto
A Máquina Crossbow – Leonardo da Vinci
Aulas Introdutórias O processo de medida;
Aulas Introdutórias O processo de medida;
Física Experimental I – Teoria de Erros
Aula 03 – Bioestatística Professora: Dra.Alexandra Braga.
01 – Algarismos significativos
CEPZ1 – 2015 – AULA 04 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
Gráficos com escalas logarítmicas
Gráficos – Parte I CEPZ1 – 2015 – AULA 08 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES.
CEPZ1 – 2015 – AULA 09 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
HISTOGRAMA – Parte II CEPZ1 – 2015 – AULA 07 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES.
CEPZ1 – 2015 – AULA 06 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
1 – Estudo dos Movimentos Parte I Site:
ERROS E TRATAMENTO DE DADOS ANALÍTICOS
José Jacinto Cruz de Souza
Autor : Lênin Charqueiro. Pelotas,8 de março de
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS e INCERTEZAS NAS MEDIDAS LAB FÍSICA 1 ALGARISMOS SIGNIFICATIVOS.
1 Tamanho de amostra Prof. Luciana Nunes
Fundamentos da Metrologia Científica e Industrial TERMOS FUNDAMENTAIS E GERAIS DE METROLOGIA (VIM). Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
Jovem Aprendiz Mecânica Automotiva
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A. Medição em Química Medir Medida Medição Determinar o nº de vezes que essa grandeza contém outra escolhida como unidade. Resulta.
Transcrição da apresentação:

Valor Verdadeiro e Precisão CEPZ1 – 2015 – Aula 02 Professora: Bruna Cavallini e rodrigues

Retomando Medir é comparar com uma unidade padrão SMD e SI Medida: número + unidade + incerteza. Confiabilidade Um estudo só pode ser considerado científico se puder ser reproduzido Erros sistemáticos x aleatórios (Falar de erros grosseiros!) Minimizar e considerar os erros sistemáticos

Texto: Diálogos de duas novas ciências Em duplas, leitura de trecho do texto. Observar os tipos de erros que podem ser associados ao pensamento de Aristóteles e Galileu. A diferença observada na estimativa de Galileu pode ser relevada?

VALOR MEDIDO X VERDADEIRO Toda medida visa descobrir um valor para uma grandeza. O valor “correto” da grandeza é chamado valor verdadeiro (ou valor alvo) Detalhe importante: valor verdadeiro deve ser imutável durante o estudo. Ex: tamanho de um giz. Problema: não há como garantir que o valor medido é de fato o verdadeiro (impossível medir). Como chegar o mais próximo possível?

Precisão e exatidão Para analisar a medição: exatidão e precisão. São dois parâmetros relacionados ao desempenho de um sistema (instrumento + operador + objeto + meio). Exatidão: capacidade de chegar mais próximo do resultado que se espera. Precisão: capacidade de obter resultados próximos quando o processo é repetido. Instrumentos mais precisos medem intervalos menores.

Exemplo: Teste de tiro de canhões B C D

Exemplo: Teste de tiro de canhões B C D Ea Ea Ea Ea Es Es Es Es

Ou seja: mais preciso e mais exato! Ooooops.... Se pouco preciso: matar mosca com canhão Se muito preciso: derrubar prédio com tiro de revolver Como saber a exatidão?

Em busca do VALOR VERDADEIRO Escolher instrumento adequado Eliminar erros grosseiros Minimizar erros sistemáticos Erros aleatórios tendem a se anular Medições com menores erros aleatórios são mais frequentes O valor “medido” é obtido observando-se a distribuição de todos os valores (geralmente usamos a média aritmética)

Importantíssimo!!!! É impossível obter o valor verdadeiro de uma grandeza através de medição!!!! Sempre existe uma incerteza associada!!!! Grandezas que têm valores verdadeiros conhecidos exatamente não dependem de dados experimentais para serem determinadas. Ex: razão entre comprimento e diâmetro de uma circunferência (π).

Incerteza Incerteza é a estimativa da intensidade da componente aleatória do erro de medição. A parte dela que se deve à estrutura do instrumento utilizado pode ser descoberta de duas maneiras: Especificação do fabricante (escrita no manual ou no instrumento) Metade do menor intervalo de medida. Por quê?

estimativa Se o fabricante especificar a incerteza, não há como estimar nada, o valor lido é a medida obtida. Mas e se não especificar? Exemplo: régua - qual é o valor medido na figura abaixo?

estimativa O valor é maior do que 2,7 cm e menor do que 2,8 cm.... Qual é melhor? 2,75 cm... 2,74 cm... 2,76 cm? Estimar com a metade do menor intervalo de medida. Neste caso: menor intervalo → 1 milímetro metade do menor intervalo → 0,5 milímetro

Escrevendo a medida O resultado obtido é escrito da seguinte forma: (Número lido ± incerteza) unidade (2,75 ± 0,05) cm

Escrevendo a medida (2,75 ± 0,05) cm Isso significa que a faixa de valores vai de 2,70 a 2,80. Então, o valor verdadeiro esperado para esta medida está dentro dessa faixa, considerados os erros aleatórios associados ao processo. CUIDADO! Costumamos utilizar a incerteza do instrumento, mas ela é verdadeira somente se TODOS OS OUTROS ERROS forem desconsiderados (aleatórios ou não)!

Escrevendo a medida – Algarismo duvidoso Qual é a medida lida na régua?

Algarismo duvidoso O valor lido corretamente é 9,10, o que gera a medida: (9,10 ± 0,05) cm – faixa de valores: 9,05 cm a 9,15 cm. O último algarismo (0) é chamado algarismo duvidoso. Ele indica o valor estimado da medida (pelo operador ou pelo fabricante do instrumento). *Como expressar

Treinando...

Treinando...

Exercícios Para exercícios sobre precisão e exatidão, ver arquivo em word enviado em anexo Exercícios sobre medição: http://www.stefanelli.eng.br/

Próxima aula Algarismos Significativos Notação Científica

Referências Autor desconhecido. Medições e Erros. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB0QFjAAahUKEwje0eqz- JrHAhUFj5AKHXNpAVg&url=http%3A%2F%2Fwww.fc.up.pt%2Fpessoas%2Flfguido%2FDesign%2FAssets%2FMedi%25E7%25F5es%2520e%2520Erros.ppt&ei=I7nGVZ60E YWewgTz0oXABQ&usg=AFQjCNFbVIWaHTFtBt7wyGsvRnSoTGB-8w&sig2=-txk6GSulA5614TBAH1jRw&bvm=bv.99804247,d.Y2I. Acesso em: 08/08/15 FORTES, V. Metrologia - O que é? Disponível em: http://www.fat.uerj.br/intranet/disciplinas/Controle%20de%20Qualidade/Aula15%20-%20Metrologia.ppt. Acesso em: 07/08/15 LIMA JUNIOR, P. [et al.]. Laboratório de mecânica : subsídios para o ensino de Física experimental. Porto Alegre: UFRGS, Instituto de Física, 2013. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/cref/labmecanica/Lima_Jr_et_al_2013.pdf. Acesso em: 16/08/15 SALLES, J. L. C. TERMOS FUNDAMENTAIS E GERAIS DE METROLOGIA (VIM). Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CCMQFjABahUKEwiX4did8K7HAhUFj5AKHXNpAVg&url=http%3A% 2F%2Fpaginapessoal.utfpr.edu.br%2Fjefferson%2Fdisciplinas%2Fmetrologia%2F1-metrologia- dimensional%2Fapresentacoes%2FAp%25202.ppt%2Fat_download%2Ffile&ei=7CzRVZe7CIWewgTz0oXABQ&usg=AFQjCNFTjES9azxk2iyeEdVEz- 18DnySKw&sig2=sDEhVOgll3_-dh-Ur_iEEg&bvm=bv.99804247,d.Y2I. Acesso em: 16/08/15 SOUZA, G. ERROS DE MEDIÇÃO. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=5&cad=rja&uact=8&ved=0CDUQFjAEahUKEwiX4did8K7HAhUFj5AKHXNpAVg&url=https%3A% 2F%2Fdocente.ifrn.edu.br%2Fgustavosouza%2F2012.2%2F4-qui-subs-1n%2Fmetrologia-e-instrumentacao- industrial%2FAula_03_Erros_medicao.ppt&ei=7CzRVZe7CIWewgTz0oXABQ&usg=AFQjCNEqoauBfUDRRTVLTZHEUOZ4mUzk6w&sig2=hSntIY_QmvBzICdPnc_iKQ&bvm=b v.99804247,d.Y2I. Acesso em: 16/08/15 STEFANELLI, E. J. Autoavaliação: régua graduada ou escala em milímetro. Disponível em: http://www.stefanelli.eng.br/webpage/metrologia/p-escala-regua-graduada- milimetro-auto-avaliacao.html. Acesso em: 16/08/15 SUAIDE, A. Introdução às Medidas em Física. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CCMQFjABahUKEwje0eqz- JrHAhUFj5AKHXNpAVg&url=ftp%3A%2F%2Fftp.demec.ufpr.br%2Fdisciplinas%2FTM117%2FCap-1- Introducao.ppt&ei=I7nGVZ60EYWewgTz0oXABQ&usg=AFQjCNFTUo8OHNAuDi-Q06R5EtDDGKR5UA&sig2=n1nqfJRDq-eB6DHz4VqNHg&bvm=bv.99804247,d.Y2I. Acesso em: 08/08/15