I PAC DA MOBILIDADE URBANA I Assis Francisco Anastácio Supervisor de Implantação II Curso Internacional em Práticas de Gestão e Sustentabilidade Urbana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS DE MÉDIO E LONGO PRAZO
Advertisements

Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Campo Grande
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
PLANO DE GESTÃO.
Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG
Conferência das Cidades Mato Grosso
MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE PÚBLICO
VIA MANGUE.
PLANO VIÁRIO DE RIBEIRÃO PRETO
COOPERAÇÃO TÉCNICA APOIO À MELHORIA DA LOGÍSTICA URBANA DE CURITIBA
SEMINÁRIO DE MOBILIDADE URBANA “O acesso ao Porto de Vitória”
Sistema de Corredores BRTs na Cidade do Rio de Janeiro
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
“A ENGENHARIA E A CIDADE” MOBILIDADE URBANA
Gestão de Trânsito e os Impactos na Mobilidade Urbana
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
ACESSIBILIDADE DE UM TERRITÓRIO CONCEITOS E INDICADORES
Corredor Noroeste - RMC
A Bacia do Itacorubi.
Secretaria do Desenvolvimento Urbano
Planejamento, implantação e operação do BRT em Belo Horizonte
Conferência das Cidades Mato Grosso
Gestão Estratégica na Política Pública
INFRAESTRUTURA CICLOVIÁRIA DE CURITIBA
CONSTRUÇÃO DE PASSARELAS URANIZAÇÃO DO ENTORNO DO
AÇÕES COPA 2014.
ITANHAÉM Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Itanhaém.
BalançoINTERCAMP. 1- O que é o sistema INTERCAMP? O novo sistema de transportes da cidade, implantado a partir de maio de No InterCamp, o transporte.
Plano Diretor de Mobilidade - PlanMob MitCon/2008
LEI COMPLEMENTAR Nº 171, 29/05/2007 PLANO DIRETOR.
CÓDIGO PADRÃO (N° DE ÔNIBUS) URBS – URBANIZAÇÃO DE CURITIBA
PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA
Mudanças no trânsito do Rio /01/2014. Resumo A partir do próximo dia 25, às 22h00, o Elevado da Perimetral, no trecho entre a Avenida General.
Sistema Viário.
Os Impactos do novo Plano Diretor Exemplo - Vila Madalena
AUP 148 | EP2 TRANSPOSIÇÃO DO RIO PINHEIROS ESTAÇÃO DE TRANSPORTE METROPOLITANO POSTO DA GUARDA CIVIL METROPOLITANA POSTO DE APOIO AO SAMU Mauro Aguilar.
Prefeitura municipal de curitiba PLANO DE GOVERNO 2013 / 2016.
Projeto Modernização BH - Sabará Gestão Fundiária Diretoria de Projetos Ferrosos Sudeste 05/2014.
A Política de Mobilidade Urbana no desenvolvimento das cidades
NATAL Natal PAC 2 GRANDES CIDADES PAC 2 GRANDES CIDADES
SÃO LUÍS São Luís PAC 2 GRANDES CIDADES NOVO ANEL (1° Trecho)
SÃO BERNARDO DO CAMPO São Bernardo do Campo PAC 2 GRANDES CIDADES
JOÃO PESSOA João Pessoa PAC 2 GRANDES CIDADES Corredores de ônibus
Operação Urbana Porto Maravilha
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE INVESTIMENTOS
MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Processo de Planejamento Urbano em Curitiba
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Política Climática da Cidade do Rio de Janeiro,. Principais Instrumentos  Criada pela Lei n°5248/2011 estabeleceu metas de redução de Emissões de GEE:
Mobilidade Urbana.
Reunião de trabalho MoU Curitiba-Holanda
09 DE ABRIL DE 2008 AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009.
MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS
APOIO URBANO NORTE Janeiro PIRITUBA FREGUESIA DO Ó SÃO DOMINGO VILA LEOPOLDINA JAGUARÉ BARRA FUNDA SANTA CECÍLIA PERDIZES LAPA ALTO DE PINHEIROS.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VOLTA REDONDA
Projeto de Lei nº 396/15 (PDDU) Capítulo V – Da Mobilidade Urbana.
UM SONHO DE MEIO SÉCULO. CRONOLOGIA Anúncio da presidente Dilma de investimento no MetrôPoa (R$ 1 bi) 14 outubro agosto 2012 Publicação no DO da.
Audiência Pública nº 07/2016 Proposta de Resolução que regulamenta a apresentação de informações relativas à movimentação aeroportuária. SUPERINTENDÊNCIA.
Sou + De Bicicleta. Sou + De Bicicleta Plano de Governo de Fernando Haddad 13 Prefeito Propostas para a Bicicleta como fator de Mobilidade Urbana.
PROGRAMAS E AÇÕES DE INFRAESTRUTURA. SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA À Secretaria de Estado da Infraestrutura compete desenvolver, as atividades relacionadas.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Urbano Dario Rais Lopes Secretário Nacional do Transporte e da Mobilidade Urbana Ministério das Cidades.
SOS BR-116 Propostas UNISINOS. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Política de prioridade ao transporte coletivo.  Implantação de uma Gerência responsável pelo sistema.
Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Audiências Públicas Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do Pais 2º Ciclo Financiamento.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL CET-RIO Novembro 2012 METRÔ LINHA 4.
Comitê de Acompanhamento das Obras de Infra-Estrutura Viária da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Transcrição da apresentação:

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I Assis Francisco Anastácio Supervisor de Implantação II Curso Internacional em Práticas de Gestão e Sustentabilidade Urbana Mobilidade e Transporte Público PAC DA MOBILIDADE URBANA

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I 23% ocupada pelo Sistema Viário Curitiba 75 bairros População: habitantes (2010) Área: 434,97 Km 2 RMC 29 municípios População: habitantes (2010) Área: ,18 Km 2 POPULAÇÃO CURITIBA E RMC

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PLANEJAMENTO INTEGRADO 42 Zonas Orientar Disciplinar Promover o desenvolvimento Acompanhar o crescimento ZONEAMENTO E USO DO SOLO SISTEMA VIÁRIO TRANSPORTE

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PLANEJAMENTO DE GOVERNO Plano Diretor Municipal Plano Plurianual – PPA Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Lei Orçamentária Anual - LOA

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PLANOS SETORIAIS Metodologia: Diagnóstico, avaliação e discussão com a comunidade Coleta de sugestões externas: em Audiências Públicas e internet. I – Mobilidade Urbana e Transporte Integrado - PlanMob II – Habitação de Interesse Social III – Desenvolvimento Econômico IV – Desenvolvimento Social V – Defesa Social VI – Controle Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I COMPONENTES PlanMob Curitiba COMPONENTES PlanMob Curitiba SISTEMA VIÁRIO, CIRCULAÇÃO E TRÂNSITO ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE DE PEDESTRES SISTEMAS DE TRANSPORTE COLETIVO E COMERCIAL SISTEMA DE TRANSPORTE DE CARGAS

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I INFRAESTRUTURA VIÁRIA Área de Curitiba Área de Curitiba 434,97 km2 434,97 km2 Extensão do Sistema Viário Extensão do Sistema Viário 4.737,0 km 4.737,0 km Área de Sistema Viário Área de Sistema Viário 98,6 km2 – 23% 98,6 km2 – 23%

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PAVIMENTAÇÃO DAS VIAS PÚBLICAS

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I MOBILIDADE URBANA

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PLANO DIRETOR CICLOVIÁRIO CICLOVIAS ATUAL : 120 KM PREVISÃO : 400 KM

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I Corredores Expressos Integração Interbairros Integração Alimentador Terminal de Integração Integração Linha Direta Integração com o uso do solo e sistema viário, configurando uma cidade com crescimento linear; Ampla acessibilidade com o pagamento de uma única tarifa (R$ 2,60); Caracterização tronco/alimentador com terminais fechados para integração; 81 km de canaletas, vias ou faixas exclusivas, caracterizando corredores de transporte; Embarque em nível / cobrança antecipada; Cobertura espacial de 500 metros; Abrangência metropolitana – 13 municípios; 73% dos usuários metropolitanos. SISTEMA DE TRANSPORTE COLETIVO - RIT PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I LINHA VERDE – SEXTO EIXO DE DESENVOLVIMENTO 18 KM DE EXTENSÃO 18 KM DE CICLOVIAS UTILIZAÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL PARQUE LINEAR PLANTIO DE ÁRVORES PASSARELAS PARA PEDESTRES 23 BAIRROS BENEFICIADOS

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I LINHA VERDE NORTE PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DA RIT AGÊNCIA FRANCESA DE DESENVOLVIMENTO - AFD

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I LINHA VERDE – OPERAÇÃO URBANA CEPAC Certificado de Potencial Adicional de Construção Emitidos na Bolsa de Valores Recursos aplicados em infraestrutura

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PAC COPA MAPA GERAL CORREDOR AEROPORTO – RODOFERROVIÁRIA SISTEMA INTEGRADO DE MONITORAMENTO – SIM CORREDOR AV. CÂNDIDO DE ABREU REFORMA DA RODOFERROVIÁRIA E SEUS ACESSOS BRT - EXTENSÃO DA LINHA VERDE SUL REFORMA E AMPLIAÇÃO DO TERMINAL SANTA CÂNDIDA REQUALIFICAÇÃO DA AV. MARECHAL FLORIANO PEIXOTO PROGRAMA DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTE E DA MOBILIDADE URBANA - PRÓ-TRANSPORTE

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I SIM – Sistema Integrado de Monitoramento COMPONENTES DO TRANSPORTE COLETIVO 1.CFTV em estações-tubo e terminais 2.PMVs em estações-tubo e terminais 3.PDAs para fiscais do transporte coletivo 4.Frota de ônibus equipada com comunicação 3G e GPS 5.Conectividade COMPONENTES DO TRÂNSITO 1.Modernização do Sistema CTA – eixo sul 2.Circuito fechado de TV – CFTV 3.Painéis de mensagem variável - PMV 4.Contadores de tráfego 5.PDAs para agentes de trânsito 6.Conectividade Início da Obra: Julho de 2012 Tempo de execução::10 meses Valor contratado – R$ ,55

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I SIM – Sistema Integrado de Monitoramento SCCO – SISTEMA CURITIBA DE CONTROLE OPERACIONAL CCO – CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REFORMA DA RODOFERROVIÁRIA E SEUS ACESSOS

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REFORMA DA RODOFERROVIÁRIA E SEUS ACESSOS

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REFORMA DA RODOFERROVIÁRIA E SEUS ACESSOS Pavimento inferior: somente embarque com acesso mediante bilhete Pavimento superior: compra de passagens Nova passarela entre blocos Melhoria dos acessos/ reestruturação viária Ampliação de 10 plataformas de embarque Acessibilidade

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REFORMA DA RODOFERROVIÁRIA E SEUS ACESSOS Início da Obra: Junho de 2012 Tempo de execução 14 meses Valor contratado – R$ ,24 Reforma do Prédio Reurbanização de áreas externas e novos acessos Valor orçado – R$ ,74

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I CORREDOR AVENIDA CÂNDIDO DE ABREU Trecho - Entre Rua Inácio Lustosa e Rua Ernani Santiago de Oliveira O projeto da Avenida Cândido de Abreu reforça a prioridade que a nossa cidade dá, em seu planejamento, ao transporte coletivo e aos deslocamentos dos pedestres, atendendo ao que está previsto no Plano Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado, aprovado pelo Conselho da Cidade de Curitiba.

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I BRT – EXTENSÃO DA LINHA VERDE SUL Trecho: entre Rua Sander Roberto da Cunha e Izaac Ferreira da Cruz Extensão: 1807m

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I BRT – EXTENSÃO DA LINHA VERDE SUL Obra iniciada em 28/03/2012 Contratado – R$ ,83

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REFORMA E AMPLIAÇÃO TERMINAL SANTA CÂNDIDA Caracteriza-se como um terminal de ponta da RIT, na região Norte da cidade. A obra tem por objetivo melhorar o atendimento aos usuários do transporte coletivo, provendo conforto e segurança para a população e integração com a Região Metropolitana.

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REFORMA E AMPLIAÇÃO TERMINAL SANTA CÂNDIDA Obra iniciada em 21/05/2012 Valor Contratado – R$ ,24

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REQUALIFICAÇÃO DO CORREDOR AV. MAL. FLORIANO Requalificação do corredor Boqueirão como acesso secundário ao Aeroporto Afonso Pena: Recape das pistas laterais Paisagismo, ciclovias, passeios, iluminação Sinalização horizontal e vertical

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REQUALIFICAÇÃO DO CORREDOR AV. MAL. FLORIANO Ciclofaixas

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REQUALIFICAÇÃO DO CORREDOR AV. MAL. FLORIANO Lote 1: Entre a Rua Waldemar Loureiro de Campos e o Terminal do Boqueirão Valor Contratado: R$ ,54 Obra iniciada em: 11/04/2012 Lote 2: Terminal do Boqueirão até Viaduto sobre Linha Férrea Valor orçado: R$ ,42 Lote 3: Viaduto sobre Linha Férrea Valor orçado: R$ ,81 Lote 4: Viaduto sobre Linha Férrea até a divisa Valor orçado: R$ ,2

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I Extensão: 10km (até a divisa municipal); Implantação de vias locais onde possível; Implantação de 4ª pista em locais específicos; Recuperação de pavimentação; Recuperação e implantação de sistema de drenagem; Nova iluminação pública; Novos passeios, ciclovia, paisagismo e acessibilidade; Substituição das torres de alta tensão por superposte e trecho subterrâneo; Duas transposições: R. Guabirotuba e R. Francisco H. Santos. CORREDOR AEROPORTO - RODOFERROVIÁRIA

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I CORREDOR AEROPORTO - RODOFERROVIÁRIA Nova ligação com a Rodoferroviária entre a Av. Comendador Franco e a Av. Dario Lopes dos Santos

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I CORREDOR AEROPORTO - RODOFERROVIÁRIA Obra iniciada em: junho 2012 Valor Contratado: R$ ,69 Obras Viaduto Francisco H. dos Santos Metas 2 e 3: Trincheira Guabirotuba e Viaduto Estaiado Meta 4: Viário Valor orçado: R$ ,09

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I CORREDOR AEROPORTO - RODOFERROVIÁRIA Obras Trincheira Guabirotuba

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I BID PRÓCIDADES – BINÁRIO CHILE / GUABIROTUBA

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I BID PRÓCIDADES – TRINCHEIRA CHILE

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I BID PRÓCIDADES – RUA EDUARDO PINTO DA ROCHA

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I BID PRÓCIDADES – TRINCHEIRA BACACHERI / BAIRRO ALTO

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I AGÊNCIA DE FOMENTO DO PARANÁ – PRIMEIRA OPERAÇÃO ANEL VIÁRIO ANEL VIÁRIO

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I AGÊNCIA DE FOMENTO DO PARANÁ – SEGUNDA OPERAÇÃO Avenida do Batel Al. Dr. Carlos de Carvalho Rua Augusto Stresser Rua São Francisco Rua Padre Ladislau Kula Rua Fagundes Varela

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I AGÊNCIA DE FOMENTO DO PARANÁ – TERCEIRA OPERAÇÃO Av. Manoel Ribas Rua Enette Dubard Av. Sen. Salgado Filho Rua Raul Pompéia Rua Agamenon Magalhães Rua Carlos Klemtz

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PAC 2 – MOBILIDADE GRANDES CIDADES METRÔ CURITIBANO LINHA AZUL – CIC SUL / RUA DAS FLORES

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I 14,3 km de extensão, sendo: 2,2 km em ELEVADO 7,3 km em “CUT AND COVER” 4,8 km em TÚNEL NATM VELOCIDADE OPERACIONAL - 35 km / h Nº DE ESTAÇÕES - 13 VELOCIDADE MÁXIMA - 80 km / h BITOLA mm RAIO MÍNIMO CURVA HORIZONTAL m RAIO MÍNIMO CURVA VERTICAL m RAMPA MÁXIMA - 4 % CARACTERÍSTICAS GERAIS

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I 13 ESTAÇÕES: 1 ELEVADA 1 ELEVADA 8 RASAS - “CUT AND COVER” 8 RASAS - “CUT AND COVER” 4 PROFUNDAS - NATM 4 PROFUNDAS - NATM ESTAÇÕES DE EMBARQUE E DESEMBARQUE

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I ESTAÇÕES DE EMBARQUE E DESEMBARQUE

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I COMPLEXO CIC SUL ,00 m2 de área construída Área do terreno ,00 m2

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I REQUALIFICAÇÃO DA PAISAGEM URBANA

I PAC DA MOBILIDADE URBANA I PREFEITO GUSTAVO FRUET ippuc.org.br