EaD = O futuro é agora! Prof. Dr. Elias Goulart.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Pontifícia Universidade Católica
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Desafios e oportunidades do EAD
Contexto de Educação a Distância
O Cenário Virtual.
Conceitos de Educação a Distância
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Formas de Interação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
/ / Década de SAIR.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:

GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
O computador como Meio e como Fim...
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

EaD = O futuro é agora! Prof. Dr. Elias Goulart

Objetivos Apresentar e discutir os princípios fundamentais da EaD; Mostrar a evolução desta tecnologia no Brasil; Fomentar a criação de um fórum de estudos e ações em EaD na FSA Apresentar o programa Lato-Sensu em EaD para 2009.

Agenda da Oficina 1. Introdução 2. Conceitos 3. Evolução da EaD no Brasil 4. Legislação 5. Curso de Especialização em EaD

Pra pensar... Usuário1: Ok, primeiro eu gostaria de te falar algumas coisas sobre mim. Primeiro, tenho 9 anos, estudo no Equipe, moro em Recife e sou muito feliz! Usuário2: Esta é uma idade interessante. Usuário1: É sim e por sinal é divertida, pois na 4ª série tudo muda: nosso humor, nosso gosto, o nosso coração, os nossos amigos, e tudo deixa de ser clube da Luluzinha e clube do Bolinha, meninos e meninas se misturam, eu particularmente adoro! Usuário2: O que é que realmente você quer saber? Usuário1: Para falar a verdade, gostaria de saber como entrar nos ambientes, mas vi que era melhor conversar com você, e agora não quero saber nada, só conversar, e falando nisso, me fale qualquer coisa que lhe interesse sobre mim!

Continuação... Usuário2: Por que nós falamos de você o tempo todo? Usuário1: Só porque você não quer falar sobre você, né? Usuário2: Eu só não acho apropriado, o que você acha? Usuário1: Eu não vejo nada de errado nisso, por que não seria apropriado? Usuário2: Você realmente discorda de mim? Usuário1: Sim, a não ser que te incomode falar sobre você! Usuário2: Eu acho que me contar sobre seus estudos me deixaria interessado. Usuário1: Eu estudo bastante, mas também não quero quebrar a cabeça por causa disto. Usuário2: É, talvez … Usuário1: Que droga, minha mãe acabou de me chamar para ir para casa. Amanhã eu volto aqui, ok? Usuário2: Você é quem sabe... Usuário1: Tchau! Adorei conversar com você!

Experiência ocorrida há alguns anos Usuário1  Aluna do Colégio Equipe de Recife. Usuário2  Chatterbot do Projeto Virtus - UFPE NOTA: Chatterbot é um Robô Virtual !

Histórico no Brasil Edgard Roquete-Pinto instalou a Rádio-Escola Municipal no Rio; alunos tinham acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas. Utilizava também correspondência para contato com alunos. 1904 1934 1941 Mídia Impressa e correio: ensino por correspondência. Início do Instituto Universal brasileiro: ensino por correspondência.

Histórico no Brasil Projeto Minerva – criado pelo MEC para produção de curso supletivo de 1º grau. Nasceu no Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação e Cultura 1961/1965 1970 1978 Criação de TVs Educativas pelo governo. Movimento de Educação de Base (MEB) A Fundação Roberto Marinho e a Fundação Padre Anchieta criaram o Telecurso 2º Grau.

Histórico no Brasil 1980 1990 1992 1985 Computador nas Escolas Uso de Mídias (CD-ROM) Rede Interativas Re-Learning/BR RNP Teleconferências 1980 1990 1992 1985 Computador Instalação de centros de informática e educação - MEC (1987). PROINFO Vídeo Aulas Vídeo ESCOLA LED/UFSC (1997 - 25 vídeos)

Histórico no Brasil 1995 1997 1999-2001 1996 2002 Videoconferências Mestrado via EaD AVAs Lato Sensu via EaD 1995 1997 1999-2001 1996 Internet nas IES Redes: Públicas, Privadas... Cooperação Início da oferta de Graduações via EaD 2002

Prosseguindo... 1. Introdução 2. Conceitos 3. Evolução da EaD no Brasil 4. Legislação 5. Curso de Especialização em EaD

Paradigmas Diferentes Escola Tradicional X Escola Virtual Características: Compartilham o mesmo espaço Simultaneidade temporal Ênfase nas relações (A-A; P-A) Fonte das informações Recepção das informações “Construção do conhecimento” ... ?

O que é ??? Distância Educação a Aprender No espaço Criar bons modos Formar “Adquirir” conhecimentos “Adquirir” habilidades “Adquirir” competências ... No espaço No tempo Nas relações Nas capacidades ...

Definições de EaD Decreto nº 2495 de 1998: Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diferentes meios de comunicação. Veio regulamentar a LDB (Lei 9394/96 – artigo 80) Focaliza: processo industrial, instrumentos técnicos e auto-aprendizagem

Definições de EaD Portaria 2253 de 2001: A oferta das disciplinas previstas no artigo anterior deverá incluir métodos e práticas de ensino-aprendizagem que incorporem o uso integrado de tecnologias de informação e comunicação para a realização de objetivos pedagógicos. Regulamenta o ensino superior (20% virtual) Foco na interatividade

Definições de EaD Proposta de Decreto de 2002: Educação a Distância (EAD): o processo de desenvolvimento pessoal e profissional no qual professore e estudantes interagem virtual ou presencialmente, por meio da utilização didática das tecnologias da informação e comunicação, bem como de sistemas apropriados de gestão e avaliação, mantendo a eficiência do ensino e aprendizagem. Modelo baseado em ambientes virtuais Mediação tecnológica Foco na qualidade

O que é e-Learning ? E-learning é o processo de ensino-aprendizagem e a gestão do aprendizado, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

E-Learning: componentes Mediação tecnológica:  Correio  Rádio  Televisão ...  e Internet! Gestão do aprendizado:  Ambientes com recursos propícios  Metodologia adequada

E-Learning: integração Internet Maior Interação Qualidade de Materiais Acesso Atualização Computador + Internet = Ambiente Propício !

E-Learning: nova abordagem E-Learning = Educação Online

E-Learning: facilidades Opções de tempo Método de apresentação Interatividade Links de hipertexto Multimídia Apelo Visual Comunicação rápida Facilidade de atualização E-Learning: facilidades Algumas características do aprendizado baseado na Internet

Modelos de aprendizagem via Web* Tempo e espaço não são obstáculos para o aprendizado Modelo Assíncrono O acesso acontece nos períodos de tempo livre A informação fica disponível permanentemente O aprendizado ocorre de forma individual Ex: e-mail / Fóruns / Consultas na internet,... Modelo Síncrono O acesso acontece em horários pré-determinados A informação é transmitida em tempo real O aprendizado ocorre de forma coletiva Ex: Sessões de tutoria, chats, Palestras,... *Web  World Wide Web

Novos papéis! Professor (Autor ou Conteudista) Tem a função de gerar conteúdos (autoria) Manter-se atualizado Buscar novos métodos e abordagens Facilitador do processo Ação coadjuvante

Novos papéis! Aluno (Aprendiz) O Aluno é o principal agente (ativo) Responsável por sua aprendizagem Precisa de motivação Os materiais didáticos devem ser completos, estimulantes “Peso da sala de aula”

Novos papéis! Tutoria Disponibiliza materiais e sugere / indica fontes Define objetivos e prazos para a aprendizagem Conduz os processos interativos Avalia e orienta Motiva e estimula Áreas de ação: pedagógica, gerencial, técnica e social.

Aprendizagem Híbrida A EaD contempla as atividades de aprendizagem em suas várias formas: E-LEARNING SÍNCRONO AULAS PRESENCIAIS E-LEARNING ASSÍNCRONO VÍDEOS CBT (CD-ROM) Blended Learning LIVROS E APOSTILAS

Aprendizagem a Distância Algumas características: Separação entre os atores (professor/tutor e alunos) no espaço e/ou tempo; Controle do aprendizado realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo professor; Estudo individualizado e independente; Comunicação mediada entre os atores por alguma forma de tecnologia, seja por meio de impressos, sistema telefônico, televisivo etc.

Quando o Aluno é o Foco, o Material deve ser Auto-Suficiente Conquistar e manter a atenção Desafiar Antecipar dúvidas Testar o aprendizado O Material deve conter elementos visuais próprios (gráficos, animações, avatares...): simplificam o entendimento dos conteúdos; motivam e atraem ao estudo; enfim torna a aprendizagem mais produtiva.

Equipe de EaD O desenvolvimento de materiais online envolve diversos profissionais (atores): Gerente de Projeto; Designer Instrucional; Conteudista (Professor/autor); Web Designer; Administrador do curso; Tutor (Professor/Tutor); Monitor.

WebDesigner (produção) Designer Instrucional (organização) Equipe de EaD WebDesigner (produção) Designer Instrucional (organização) Conteudista (escopo) Curso OnLine Fabrica de Conteúdo

Projeto Instrucional O Projeto Instrucional é a definição do Roteiro do curso: Indica a ordenação das atividades; A necessidade dos elementos visuais; A forma e ações vinculadas aos testes; Recursos e ferramentas necessárias; Momentos síncronos e assíncronos; Etc.

Projeto Instrucional Ambiente instrucional: Desenho instrucional: Complementa o curso com ferramentas de interação e cooperação para atingir níveis de cognição mais elevados. Desenho instrucional: Curso auto suficiente para atender aos objetivos instrucionais até o nível de aplicação. Níveis de cognição

Exemplo de Projeto Instrucional

Ambientes Virtuais Os Ambientes Virtuais servem de sustentação às atividades online: Contemplam um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento das atividades Deve estar operacional 24x7x365 Deve ter baixo tempo de resposta Exemplos: Teleduc (Nied - UNICAMP) Moodle AulaNet (PUC – RJ) WebCT

Exemplo de Interface

Exemplo de Interface

Exemplo de Interface

Exemplo de Interface

Resumo dos Elementos da EaD Tecnologia Entrega de conhecimentos, gestão da aprendizagem e facilidades de comunicação (LMS) Formatos de conteúdo Assíncrono / Síncrono Textos, apostilas, CD-ROM, vídeos etc. Aulas presenciais Ambiente instrucional Recursos de interação e cooperação Projeto instrucional Tutoria

Prosseguindo... 1. Introdução 2. Conceitos 3. Evolução da EaD no Brasil 4. Legislação 5. Curso de Especialização em EaD

Observações As informações a seguir se baseiam no Anuário e-Learning Brasil 2008 e no site do MEC. Os dados apresentados no Anuário contemplam a amostra de 105 organizações participantes e o total de 16.660 cursos oferecidos no ano de 2007. O anuário está disponível gratuitamente no site: www.elearningbrasil.com.br

Investimentos X Benefícios Mais de 530 organizações declararam ter iniciativas de e-Learning no Brasil Fonte: Portal e-Learning Brasil, Set 2008 Conservador – 105 organizações Acumulado1999 a 2007: R$ 2,9 bilhão de Benefícios x R$ 1,3 bilhões de Investimentos Fonte: Prêmio e-Learning Brasil – Anuário 2008

Benefícios: Foco Externo

Benefícios: Foco Interno

Distribuição dos Investimentos

Distribuição dos Investimentos Em termos de Conteúdos

Interatividade

Tempo e Desistência nos Cursos

Uso de Material Complementar

Tutoria

Custos da Elaboração ( 1 hora de curso online)

Tipos de Ofertas dos Cursos

Perfil das Organizações Corporativas 64% Educacionais 17% Governamental 19% Fonte: Prêmio e-Learning Brasil – Anuário 2008

Opiniões do e-Learning

Aplicações do e-Learning

Prosseguindo... 1. Introdução 2. Conceitos 3. Evolução da EaD no Brasil 4. Legislação 5. Curso de Especialização em EaD

Orientações Legais 1998: Regulamentação – credenciamento 2001: Permissão até 20% CH para cursos superiores 2007: Criação dos Pólos de Apoio Presencial requisitos para Latu-Sensu 2008: Deliberação 77/08 do CEE Permissão até 20% CH para Ensino Básico

Prosseguindo... 1. Introdução 2. Conceitos 3. Evolução da EaD no Brasil 4. Legislação 5. Curso de Especialização em EaD

Pós_Lato em EaD - Geral Carga Horária: 360 hs.aula 18 meses c/ Monografia Modo Presencial (c/ 20% virtual) Local: Pós-Graduação FSA Inscrições pelo site da FSA Investimento: 24 x R$ 375,00 Horários: Sextas às 19h30 + Sábados 8h30 Quintas e Sextas às 13h30

Pós_Lato em EaD - Disciplinas Educação a Distância: Introdução Fundamentos da EaD Os Materiais Didáticos para EaD Projeto Instrucional de Cursos Online Interatividade Online Ambientes Virtuais de Aprendizagem Avaliações em EaD Metodologia da Pesquisa Orientação da Monografia

Contato Prof. Dr. Elias Goulart profelias_fsa@yahoo.com.br Cel. 8531 3391 OBRIGADO!