INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
Economia e Gestão Financeira
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
MACROECONOMIA.
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
ECONOMIA INTRODUÇÃO.
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
MACROECONOMIA AULA 1.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Economia e Mercado 3ª AULA.
DISCIPLINA: ECONOMIA E GESTÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
INTRODUÇÃO Definições de Economia
Pensando como um Economista
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
Alguns Problemas Econômicos:
Representação de uma economia: o fluxo circular da renda
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Introdução a Microeconomia
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS MERCADO: PROBLEMAS ECONÔMICOS Prof.. José Stênio Sousa.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Macroeconomia Aula 1.
Macroeconomia.  Macroeconomia É o estudo dos agregados econômicos. Estudamos o comportamento de variáveis como produto, inflação, desemprego, consumo,
Introdução à Economia Prof. Rui Brandão. Noções de Microeconomia Definições preliminares.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Sistema Econômico / Organização Econômica
UNIDADE I- FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Conceito de Economia A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Do confronto entre as necessidades ilimitadas e a limitação de recursos.
Assuntos preliminares
Agregados macroeconômicos: introdução à contabilidade social
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Professor Marcio Fadiga
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Economia e Análise de Mercado
SISTEMA CAPITALISTA X SISTEMA SOCIALISTA
Renda Nacional: Produção, Distribuição e Alocação Aldo Roberto Ometto.
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
Prof. Me. Sidinei Silvério da Silva
Economia e Análise de Mercado
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Capítulo 2 : Conceitos Introdutórios
Aula 4.  Nesta aula a discussão será o debate em torno das questões fundamentais do crescimento e do desenvolvimento econômicos.  Assim, nossa preocupação.
Medindo a Renda de Uma Nação
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia Conceitos Básicos.
Noções de Microeconomia
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
Roberto Name Ribeiro ECONOMIA – Micro e Macro 1 Introdução Metas de Política Macroeconômica Estrutura da Análise Macroeconômica Instrumentos de Política.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Prof. MSc. Elói Martins Senhoras Introdução à Economia Prof. MSc. Elói Martins Senhoras.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S. Vasconcellos & Manuel E. Garcia (orgs.). Cap. 1, SP: Saraiva, 2001 TEXTO BÁSICO Nº 1 QUESTÕES ECONÔMICAS Aumento de preços, desemprego, taxa de câmbio, taxa de juros, diferenças de rendas, crescimento econômico e tantas outras.

CONCEITO DE ECONOMIA Do grego oikosnomos (de oikos, casa, e nomos, lei), administração de uma casa, ou do Estado. Ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

SISTEMA ECONÔMICO É a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição e consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.

ELEMENTOS BÁSICOS DOS SISTEMAS ECONÔMICOS 1 ELEMENTOS BÁSICOS DOS SISTEMAS ECONÔMICOS 1. Estoque de recursos produtivos / fatores de produção: recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), capital, terra, reservas naturais e tecnologia; 2. Unidades de produção: as empresas; 3. Instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: base da organização social. Sistema capitalista ou economia de mercado: regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Sistema socialista ou economia centralizada (economia planificada): é aquele em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção.

PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS. 1. O QUE produzir. 2 PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS 1. O QUE produzir? 2. QUANTO produzir? 3. COMO produzir? 4. PARA QUEM produzir? CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO São os limites da produção. Ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva. - Custos de Oportunidades - Deslocamento da Curva de Possibilidades de Produção FLUXOS REAIS E MONETÁRIOS DA ECONOMIA DE MERCADO

CONCEITOS BÁSICOS Bens de capital: utilizados na fabricação de outros bens e que não se desgastam totalmente no processo produtivo; Bens de consumo: bens para o atendimento das necessidades humanas; Bens intermediários: bens que são transformados ou agregados na produção de outros bens e que são consumidos totalmente no processo produtivo; Fatores de produção (e suas remunerações): Trabalho (salário), Capital (juro), Terra (aluguel), Tecnologia (Royalty) e Capacidade empresarial (lucro).

ECONOMIA: ARGUMENTOS POSITIVOS E NORMATIVOS Argumentos positivos: estão contidos na análise que não envolve juízos de valor (descrição ou medições científicas); Argumentos normativos: análises que contém, direta ou indiretamente, juízos de valor sobre alguma medida econômica.

DIVISÃO DO ESTUDO ECONÔMICO 1 DIVISÃO DO ESTUDO ECONÔMICO 1. Microeconomia: Estuda a formação de preços em mercados específicos, ou seja, como consumidores e empresas interagem no mercado e como decidem os preços e a quantidade para satisfazer a ambos simultaneamente; 2. Macroeconomia: Estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados nacionais, como o produto interno bruto (PIB), investimento e poupança agregada, o nível geral de preços etc; 3. Economia Internacional: Estuda as relações econômicas entre residentes e não residentes do país, as quais envolvem transações com bens e serviços e transações financeiras; 4. Desenvolvimento econômico: Preocupa-se com a melhoria do padrão de vida da coletividade ao longo do tempo. O enfoque é também macroeconômico, mas centrado em questões estruturais e de longo prazo (progresso tecnológico, estratégias de crescimento etc).