Memória de Aula 07: Desenvolvimento de Sistemas Diagramas de Sequência

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Transcrição da apresentação:

Memória de Aula 07: Desenvolvimento de Sistemas Diagramas de Sequência Profª Eliane Costa Santana

Profª Eliane Costa Santana Referenciais Bibliográficos BÁSICAS: GUEDES, Gilleanes T. A. UML 2 - Uma Abordagem Prática. Editora Novatec. BOOCH, Grady; RUMBAUGH, James, JACOBSON, Ivar UML – Guia do Usuário. Editora Campus. Profª Eliane Costa Santana

Diagramas de Sequência O modelo de sequência mostra eventos gerados pelos atores reconhecidos pelo sistema O diagrama de sequência depende do caso de uso Para Larman, há a definição do sistema como uma caixa-preta O que o sistema faz e não como faz É verificada a interação do ator e como ele gera eventos reconhecidos pelo sistema Ex.: quando o caixa entra com o código do item, ele solicita ao sistema registrar a compra daquele item Profª Eliane Costa Santana

Diagramas de Sequência DICA 1: isolar todas as operações que o ator solicita DICA 2: um diagrama de sequência deve ser feito para uma sequência típica de eventos de casos de uso e outros diagramas para sequências alternativas Pode ser considerada a sequência de atores “externos” e o sistema como uma caixa-preta Podem ser usados parâmetros Profª Eliane Costa Santana

Exemplo para o caso do ponto de vendas

Notar que: Um evento de sistema é um evento externo de entrada gerado por um ator para um sistema Uma operação de sistema é uma operaçaõ executada em resposta a um evento do sistema Evento “entrarItem” causa a execução da operação do sistema “entrarItem” O conjunto de todas as operações de sistema requeridas é determinado pela identificação dos eventos do sistema As operações são registradas em um tipo (TipoX) As operações do caso podem ser agrupadas em um tipo chamado “Sistema” # das informações do modelo conceitual

Passos para fazer um diagrama de sequência 1) desenhar uma linha representando o sistema como uma caixa-preta 2) identificar cada ator que opera diretamente sobre o sistema e fazer sua linha 3) identificar os eventos externos 4) colocar o texto do caso de uso

Nomeação dos eventos e operações do sistema Eventos devem ser expressos com verbos em termos de intenções # meio físico e interfaces “terminarVenda” é melhor do que “chavedeEntradaPressionada” “fazerPagamento(quantia)” é melhor do que “entrarPagamento(quantia)” que é melhor do que “entrarQuantiaFornecida(quantia)”

Outros exemplos e abordagens Um só caso de uso não quer dizer só um diagrama de sequência Atores são os dos casos de uso Objetos representam as instâncias de classe envolvidas Linha de vida é o tempo que existiu durante um processo (linhas verticais) Foco de controle ou ativação indica os períodos em que um determinado objeto está participando ativamente do processo (tempo de execução de um mais métodos)

Exemplo de solicitaçao de conta

Mensagens ou estímulos são utilizados para demonstrar a ocorrência de eventos que normalmente forçam a chamada de um método em um objeto; podem ocorrer entre: Ator e ator Ator e objeto Objeto e objeto Objeto e ator

A mensagem pode criar um objeto e ter um método destrutor

Mensagens de retorno podem retornar valores ou apenas indicar sucesso na execução do método

Podem haver auto-chamadas ou condições nas mensagens

Exemplo para controle de cursos Um diagrama de sequência para um sistema de cursos de informática equivalente ao módulo de matrícula do aluno em uma turma de um determinado curso com as seguintes características: 1) O atendente deve verificar e apresentar ao aluno interessado os cursos oferecidos 2) Se o aluno tiver se interessado por algum curso, o atendente deve verificar e apresentar ao aluno as turmas relativas ao curso em questão 3) Se o aluno quiser se matricular, o atendente deve primeiro verificar se o aluno já se encontra cadastrado; se o aluno não estiver registrado ou seus dados estiverem desatualizados, o atendente deverá cadastrá-lo e em seguida fazer a matrícula