Gestão 2015.2 Produtos de IB. O que são bancos de Investimento? Quais são seus principais produtos? Como o cenário Internacional afeta os Investimentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS: MONETÁRIA, FISCAL,CAMBIAL E DE RENDAS
Advertisements

Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2010.
- O Setor Externo Fundamentos do Comércio Internacional
Macroeconomia Aula 2.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Fundamentos de Economia
“Investimentos – Parte 2 ”
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2010.
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2013.
POLÍTICA DE GESTÃO DE RECURSOS DE FINANCIAMENTO DE PROJETOS VIII Encontro Anual CEMIG / Mercado de Capitais Uberlândia - MG 06 de Junho de 2003 Paulo Eduardo.
ATUAL CRISE AMERICANA.
SISTEMA MONETÁRIO.
MERCADO FINANCEIRO.
Crise Financeira EUA Reflexos no Brasil
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
Economia Brasileira_26/02/2007
Política Monetária no Brasil
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
E-DSA - Alyrio Crise Econômica – 2001 a ORIGEM Tudo começou em 2001, com o furo da "bolha da Internet". Para proteger os investidores, Alan Greenspan,
Sistema Monetário Aula 6 Prof. Karine R. de Souza.
Maneiras de classificar o mercado financeiro
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Fontes de Financiamento
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Atuação : Meios de Pagamento (Títulos Públicos e Taxas de Juros)  Muda o Custo e o nível de Oferta de Crédito  É executada.
TAXA DE JUROS (i) preço do crédito custo da moeda
Macroeconomia Política Fiscal
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS PROFESSOR: PIERRE LUCENA
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Origens da Crise Crédito, Juros & Bolhas. Poupança Pessoal nos EUA em Bilhões de Dólares Fonte: Bureau of Economic Analysis.
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
INSTRUMENTOS DE POLÍTICA MACROECONÔMICA
Fundamentos de Economia
Introdução à Macroeconomia
Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
Os Mercados Financeiros. As pessoas e as organizações que desejam tomar dinheiro emprestado encontram os recursos excedentes nos mercados financeiros.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
Mercado do Títulos Público
Juros: Conceito Juros é o preço do dinheiro. O juro pode ser compreendido como o preço pelo “aluguel”do dinheiro. Por exemplo: Ao alugar um carro, dispomos.
FORMAS DE INVESTIMENTO
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Mercado de Capitais.
Seminário: Financiamento do Desenvolvimento
Ambiente Financeiro Brasileiro
RESUMO: PRINCIPIOS DE INVESTIMENTOS
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
CONTABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA
Introdução à Macroeconomia
Déficit Público e Dívida Pública
AULA 2 – Mercados Financeiros
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
Mercado Financeiro: noções
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
Sociedade Anônima Características
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
MOEDA E CÂMBIO. Cambiar é trocar por definição. O mercado utiliza este conceito agregado ao de moeda (como meio de troca). O câmbio é expresso em unidades.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Conhecendo um Fundo Cota:Representa a fatia de cada investidor no fundo; Rentabilidade: Em %= ((A/B-1)x100) A=Último valor da cota; B= Valor que você pagou.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 13.
QUINZE ANOS DE PLANO REAL Como Está a Disponibilidade de Crédito Para as Classes Sociais? A População Tem Tido Acesso à Água, Luz e Telefone? A Estabilidade.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

Gestão Produtos de IB

O que são bancos de Investimento? Quais são seus principais produtos? Como o cenário Internacional afeta os Investimentos no Brasil

Bancos de Investimento Um Banco de Investimento tem como finalidade financiar e desenvolver empresas Emissão de dívida Fusões e Aquisições Serviços Financeiros Produtos Personalizados

Debêntures Debênture é um título de crédito privado. O detentor das debêntures é credor da empresa que as emitiu. As debêntures são emitidas para financiar os investimentos Empresa As debêntures são compradas na esperança de obtenção de pagamento de juros periódicos e do principal Investidores Zela pelo interesse dos investidores, verificando o cumprimento do que foi acordado na Escritura de Emissão e elaborando relatórios Agente Fiduciário

Títulos de Dívida Pública Assim como as debêntures visam financiar as atividades empresariais, os títulos do governo captam recursos para financiar suas atividades O rendimento do título é conhecido no momento da aplicação Pré-fixado O rendimento é indexado a alguma taxa da economia (IPCA, IGPM) Pós-Fixado Os titulos públicos governamentais recebem uma classificação de crédito pelas chamadas Agências de Rating. Essa classificação reflete a capacidade do país de honrar sua dívida e é um instrumento muito importante para os investidores

Covenants Covenants são cláusulas contraturais de títulos de dívida, que protegem o interesse do credor estabelecendo condições que não devem ser descumpridas Reduz o risco inadimplemento Credor Reduz o custo da dívida Emissor Positivos Estabelecem limites para indicadores em geral Negativos Limitam ações dos administradores. Como venda de ativos ou aumento da dívida

Ações São papéis que representam uma pequena parte do capital social de uma empresa A empresa decide abrir seu capital É realizado um IPO As ações são negocidas no mercado secundário A empresa decide ter seus valores mobiliários negociados de forma pública. Para isso é necessário abrir seu capital Os objetivo é captar recursos direto do investidor, em condições mais vantajosas que em empréstimos e financiamentos O processo de abertura do capital chamado de Initial Public Offering (IPO), pela primeira vez as ações da empresa serão vendidas para o público. Os Bancos de Investimento tem um papel importantíssimo nos IPOs, definindo as características da oferta tais como preço e quantidade Depois da Oferta Inicial, as ações continuam a ser compradas e vendidas, no chamado mercado secundário. Diferente do mercado primário onde as ações são negociadas entre a companhia e os investidores, no mercado secundário os investidores negociam entre si A existência do mercado secundário é essencial, ele quem confere a liquidez as ações

OPA x IPO Enquanto um IPO é uma oferta pública de venda de ações, o OPA (Oferta Pública de Aquisição) é uma oferta pela qual um investidor pretende comprar ações de uma empresa listada na bolsa

Mercado Imobiliário O Mercado Imobiliário é o de compra, venda e aluguel de ativos imobiliários, seja por emrpresas, indústrias ou pessoas físicas. Os Bancos de Investimento se encaixam no mercado das seguintes formas: Identificar e implementar em ativos e projetos imobiliários Administração de Fundos Imobiliários

Mercado Imobiliário Estrutura Sale and Lease-Back Estrutura de operação de securitização imobiliária que, devido à similaridade das estruturas, toma emprestado o nome de uma estrutura conhecida no mercado como “sale and lease-back”. Nestas operações uma empresa vende um imóvel a um veículo, geralmente uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) ou um fundo de investimento imobiliário (FII), o qual concede, por prazo determinado e mediante pagamento a prazo de preço, o direito de uso da superfície do imóvel para a empresa vendedora. A SPE ou o fundo financia a compra da propriedade com a cessão dos créditos de concessão do direito real de superfície para a Securitizadora Imobiliária que, por sua vez, financia a compra com a emissão de títulos lastreados nestes ativos. Reforços de crédito que podem ser incorporados neste tipo de operações incluem:alienação fiduciária ou hipoteca do terreno Direito de regresso contra a empresa vendedora do imóvel. Se construção ou incorporação forem necessárias, garantias para estes riscos poderão fazer parte da operação.

CRI e LCA CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) Título de Renda Fixa baseado em financiamento, locação e arrendamento garantidos por um ativo imóvel LCA (Letra de Crédito do Agronegrócio ) São títulos emitidos por bancos garantidos por empréstimos concedidos ao setor de agronégocio

Fundos Os fundos de investimento são aplicações financeiras que permitem a seus cotistas investir em determinados ativos. Renda FixaAçãoCambialMultimercado Com diversos produtos é possível atender as necessidades de risco/retorno de cada cliente Uma taxa de administração é cobrada dos investidores

BOOM Economico De 2001 a 2007 o mundo passou por um período de crescimento Em 2001, Jim O’Neill cunhou a sigla BRIC, se referindo a quatro emergentes promissores no cenário economico mundial: Brasil, Rússia, Índia e China (a África do Sul foi incluida mais tarde)

Queda dos BRICS A oferta e a demanda ditam os preços quando o mercado é livre Oferta e Demanda A china teve um período de crescimento acelerado Agora vemos uma desaleração da economia do país China O Brasil e a Rússia são países bastante dependentes de commodities A China é corresponde a uma fatia considerável das exportações brasileiras Brasil, Rússia e Commodities

Financiamento de Empresas Já vimos que as empresas usam alguns mecanismos parar financiar suas atividades. Um deles é emissão de título de dívidas Os governos também emitem dívidas para se financiar Em tese os títulos governamentais são mais seguros que o das empresas, portanto os títulos privados deveriam render mais que os públicos, por serem mais arriscados A taxa de juros básica do Brasil é 14.25%. Por isso muitas empresas brasileiras se financiam no exterior, onde as taxas de juros são mais baixas

A alta do dólar Por um lado a alta do dólar prejudica as empresas endividadas nele e que não possuem hedge natural Por outro lado a alta do dólar atrai investimentos de Private Equity

Derivativos Cambiais Uma forma de proteção das empresas contra a alta do dólar é a utilização de derivativos cambiais Um instrumento que se tornou bastante conhecido foi o swap cambial Banco Central paga ao investidor o diferencial de moeda estrangeira + taxa de juros efetiva Investidor paga ao Banco Central a SELIC Na prática, os swaps cambiais funcionam como um seguro para alta do dólar e desencentiva a procura pela moeda, fazendo com que ela suba menos

Swaps e Carry Trade O Banco Central utiliza os Swaps Cambiais para manter o dólar em um certo patamar. Entre 2013 e 2014 havia a tentiva de deixar o dólar na faixa dos 2,30, com a venda de dezenas de bilhões em swaps As intervenções do BC estimularam o carry trade O Investidor toma dinheiro emprestado em países com juros baixos Investe em títulos brasileiros que possuem juros substancialmente maiores Risco para os Investidores O risco é que a moeda na qual se pegou dinheiro emprestado se valorize em relação aquela na qual se emprestou A forte intervenção do BC garantia certa estabilidade monetária, atraindo o Carry Trade Risco para o Brasil Se por um lado a quantidade capital investida no país aumenta, esse capital é extremamente volátil Notícias ruins e uma crise como a que vivemos hoje fazem com que esse capital seja retirado, pressionando novamente o dólar para cima

IED IED – Investimento Estrangeiro Direto são os aportes vindos do exterior aplicados a estrutura produtiva do país. Esses investimentos se dão quanto o investidor estrangeiro detém pelo menos 10% das ações ordinárias de uma empresa Diferente do capital especulativo, os IED tendem a ficar mais tempo no país As economias emergentes disputam a entrada do IED

Emergentes e EUA O mercado americano está aquecido. Os níveis de emprego e inflação nos Estados Unidos se tornam cada vez mais próximos ao desejado pelo governo. Com isso, muito se fala em um aumento da taxa de juros do país A situação da maioria dos emergentes é de retração, principalmente por causa do mercado de commodities. Nesse cenário os investimentos estrangeiros diretos são importantes para o crescimento dos emergentes. Se a taxa de juros americana aumentar isso incentiva uma fuga de capital

Minério O Brasil é um dos maiores exportadores de Minério de Ferro do Mundo A China é a maior importadora de Minério de Ferro do mundo As mineradoras, em especial Australianas, aumentaram a oferta do Minério Com a crise e o mercado chinês desaquecendo, a demanda por minério na China diminuiu Laranja - Vale

OBRIGADO! Gilvan Bueno Costa

Institucionais Empresas APOIADORES