REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sentidos sociais Os meios utilizados para analisar o sentido social não se limita a uma única disciplina.
Advertisements

ANÁLISE DE DISCURSO ENI P. ORLANDI
Introdução aos Estudos Linguísticos
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
ATIVIDADE SOCIAL E DIVERSIDADE
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Linguagem É uma forma de interação, uma expressão do pensamento, sendo um instrumento de comunicação.
Uso e normas da língua Linguagem
Habilidad lingüística comunicativa
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Intencionalidade discursiva
Professora: Aíla Rodrigues
INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS
COMUNICAçÃO.
Comunicação Empresarial
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
As funções da linguagem
Estudo do comportamento verbal
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA. Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente.
Aula 5.
Zuleika de Felice Murrie
Educação Visual e Tecnológica
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Adequação discursiva.
Linguagem “A linguagem está em todo o lado, como o ar que respiramos, ao serviço de um milhão de objectivos humanos” (Miller, 1981)
Acadêmicas: Bruna Alencar 8º bloco
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Comunicação.
Fiel ao orador: IdadeEntoaçãoAtitudeIdioletoLinguagem “O interprete deverá estar, literalmente, na pele do orador.” “Deverá respeitar a sua opção política,
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Profª: Luciana Tavares
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Perspectiva Benvenistiana
Escrita e Práticas Comunicativas
Lojas de Informática & eletrônicos
Comunicação.
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Português Instrumental REVISÃO
AULA BLOG AULA 01 – MÓD. I Português Instrumental
PROVA BRASIL 2015.
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Professora: Janine Fernandes
Atividade complementar 04
Conceitos Introdutórios
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
Capítulo 3 Para uma crítica da Teoria do Significado
COMUNICAÇÃO Processo Emissor transmite uma mensagem a um receptor por meio de um canal. - Emissor:. Experimenta a necessidade de comunicar algo. Elabora.
Actos de fala Acção comunicativa Interação estratégica.
Comunicação e Linguagem
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
Psicologia da Educação
TEMA-PROBLEMA 1.3. A comunicação e a construção do indivíduo
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
{ Coerência textual Mecanismos para estabelecer a coerência.
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
ESTILÍSTICA Estudo do estilo que é o resultado da escolha dos recursos expressivos capazes de produzir os efeitos de sentido motivados pela emoção e afetividade.
Transcrição da apresentação:

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos linguísticos e paralinguísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal A interação põe em jogo um locutor e interlocutor. A interação põe em jogo um locutor e interlocutor. LOCUTOR

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal O interlocutor pode estar presente, ausente ou virtual. O interlocutor pode estar presente, ausente ou virtual. INTERLOCUTOR

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal A mensagem constitui o que o locutor diz/fala ou faz, com uma determinada intenção, levando em conta o interlocutor. A mensagem constitui o que o locutor diz/fala ou faz, com uma determinada intenção, levando em conta o interlocutor. MENSAGEM

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal O referente é a entidade (objeto, ser, fato, etc.) do mundo externo a que se refere a mensagem. O referente é a entidade (objeto, ser, fato, etc.) do mundo externo a que se refere a mensagem. REFERENTE

LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal CÓDIGO Para emitir a mensagem, o locutor utiliza um código, que é partilhado (pelo menos parcialmente) pelo interlocutor. Para emitir a mensagem, o locutor utiliza um código, que é partilhado (pelo menos parcialmente) pelo interlocutor.

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal CANAL A mensagem é transmitida por meio de um canal físico (a voz, uma página escrita, o gesto, a Internet). A mensagem é transmitida por meio de um canal físico (a voz, uma página escrita, o gesto, a Internet).

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal Ao transmitir a mensagem, o locutor possui uma intenção (que pode ser informar, transmitir uma ordem, formular um pedido, convencer de algo). Ao transmitir a mensagem, o locutor possui uma intenção (que pode ser informar, transmitir uma ordem, formular um pedido, convencer de algo). intenção

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal O interlocutor interpreta a mensagem, procurando reconstruir a intenção do locutor, a fim de estabelecer os sentidos da mensagem. O interlocutor interpreta a mensagem, procurando reconstruir a intenção do locutor, a fim de estabelecer os sentidos da mensagem. interpretação

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal O interlocutor procura reconstruir a intenção do locutor. O interlocutor procura reconstruir a intenção do locutor. procura reconstruir

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal O locutor, ao produzir a mensagem, procura antecipar a interpretação do interlocutor, a fim de adequar a sua fala no sentido de garantir a eficácia de sua expressão lingüística. O locutor, ao produzir a mensagem, procura antecipar a interpretação do interlocutor, a fim de adequar a sua fala no sentido de garantir a eficácia de sua expressão lingüística. procura antecipar

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal A intenção do locutor e a interpretação do interlocutor são mediadas pela expressão lingüística, que é o enunciado em si. A intenção do locutor e a interpretação do interlocutor são mediadas pela expressão lingüística, que é o enunciado em si. expressão lingüística

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos O conhecimento lingüístico refere-se ao sistema da língua para construir os enunciados de acordo com as regras constitutivas da língua. É ele que nos permite identificar os enunciados como pertencentes a uma determinada língua ou não. O conhecimento lingüístico refere-se ao sistema da língua para construir os enunciados de acordo com as regras constitutivas da língua. É ele que nos permite identificar os enunciados como pertencentes a uma determinada língua ou não.

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal conhecimento de mundo (ideológico e cultural) conhecimento de mundo (ideológico e cultural) O conhecimento de mundo está ligado às experiências do indivíduo; ele constitui o conjunto de saberes adquiridos e de crenças; representa a bagagem cognitiva do sujeito. O conhecimento de mundo está ligado às experiências do indivíduo; ele constitui o conjunto de saberes adquiridos e de crenças; representa a bagagem cognitiva do sujeito.

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal A competência lógica diz respeito aos raciocínios utilizados pelo sujeito e que lhe possibilitam estabelecer relações entre os enunciados ou entre suas partes. A competência lógica diz respeito aos raciocínios utilizados pelo sujeito e que lhe possibilitam estabelecer relações entre os enunciados ou entre suas partes. competência lógica

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal A competência retórico-pragmática engloba os conhecimentos que o sujeito possui a respeito do funcionamento dos princípios discursivos. É essa competência que nos permite identificar, por exemplo, quando nosso interlocutor está falando seriamente ou utilizando uma ironia ou quando está dando uma ordem disfarçada de pedido. A competência retórico-pragmática engloba os conhecimentos que o sujeito possui a respeito do funcionamento dos princípios discursivos. É essa competência que nos permite identificar, por exemplo, quando nosso interlocutor está falando seriamente ou utilizando uma ironia ou quando está dando uma ordem disfarçada de pedido. competência retórico-pragmática competência retórico-pragmática

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal A competência comunicativa constitui um complexo de aptidões em que os saberes lingüísticos e os sócio-culturais se encontram misturados e cujo conhecimento é partilhado pelos interlocutores. Ela diz respeito à capacidade do usuário empregar adequadamente a língua nas diversas situações de interação. A competência comunicativa constitui um complexo de aptidões em que os saberes lingüísticos e os sócio-culturais se encontram misturados e cujo conhecimento é partilhado pelos interlocutores. Ela diz respeito à capacidade do usuário empregar adequadamente a língua nas diversas situações de interação. competência comunicativa

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal As determinações psicológicas dizem respeito ao estado de espírito das pessoas. Os fatores psicológicos exercem influência sobre nossas reações na interação verbal. As determinações psicológicas dizem respeito ao estado de espírito das pessoas. Os fatores psicológicos exercem influência sobre nossas reações na interação verbal. determinações psicológicas

REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão lingüística CÓDIGO CANAL conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas CONTEXTO MENSAGEM conhecimentos lingüísticos e paralingüísticos conhecimento de mundo (ideológico e cultural) competência lógica competência retórico-pragmática competência comunicativa determinações psicológicas INTERLOCUTOR Como se dá a interação verbal O contexto engloba o ambiente espaço- temporal, as finalidades e os participantes da interação verbal. Ele que determina como se dá a interação, ele a transforma e também se transforma durante a interação. O contexto engloba o ambiente espaço- temporal, as finalidades e os participantes da interação verbal. Ele que determina como se dá a interação, ele a transforma e também se transforma durante a interação. CONTEXTO