Gerenciamento de Projetos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Tempo do Projeto
Advertisements

GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO
Curso Superior de Engenharia Elétrica
Gerenciamento de Projetos
Gerenciamento de Projetos (parte 1)
Gerenciamento do Tempo
FRANCISCO IGLESIAS BRETAS | GERENCIAMENTO DE PROJETOS 1 GERENCIAMENTO DE PROJETOS CONCEITOS BÁSICOS Francisco Iglesias Bretas é especialista em gerenciamento.
Gerência de Projetos de Software
Gerenciamento de Projetos
Garantia da Qualidade Mário Eduardo.
PERT/CPM Histórico; Motivação; Gráfico de Gantt (conceitos e exemplo);
Planeamento Temporal e Monitorização do Projecto de SW
Rational Unified Process(RUP)
Gerenciamento de Projetos
Prof. Miguel Antonio Pelizan
- Conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos - Fatores: prazo, custo e qualidade - Aplicado a produtos.
Administrando projetos com MS Project – Unidade VIII
Gerenciamento de tempo do projeto
UENP - FALM Análise e Projeto de Sistemas III
Engenharia de Software
Gerência de Risco em Cronogramas
Gerenciamento de projetos
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
MICROSOFT PROJECT Elaboração do Gráfico de Gantt
Prof. Bruno Samways dos Santos
KANBAN Por: Jessica Nunes e Karine Oliveira.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 6
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Fundamentos da Engenharia de Software
Transferência de aprendizagem
Projeto: Capacitação em GP
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Gerenciamento de Integração.
SISTEMAS DE PRODUÇÃO PARA GRANDES PROJETOS.
CAMINHO CRÍTICO.
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
Treinamento de Ms-Project
Silas Serpa de S. Junior Janeiro, 2007
SISTEMAS OPERACIONAIS I
MONITORAMENTO E CONTROLE
Gerência de Projetos.
Planejamento e Controle e obras
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Planejamento e Controle e obras
Gerência do tempo do projeto
Trabalho de Engenharia de Software II
Gerenciando o tempo… Planejando o projeto Elaborar o Cronograma (P5)
Gestão de Projetos de Software
Gerenciamento de Prazo Gerenciamento de Prazo Profª. Karina Liotti.
Gerenciamento de Custos
UNIDADE 2.3 GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Gerência de Projetos 5ºSemestre Aula 5 Prof
Algoritmos em Grafos Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha.
Gestão de Projetos Aula 01.
Gerenciamento de Projetos
Gráfico de Gantt.
Aula 5: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Tempo
Alunos: Luiz Ricardo Vizentini Renan Fernando Christino Henrique
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Aspectos Temporais, Financeiros e Operacionais de Projetos
GESTÃO DO TEMPO !!! Prof. Henrique Pinese - UFU.
Diretrizes para gerenciamento do cronograma do projeto
Gerenciamento dos Prazos do Projeto
IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
4 Gerenciamento do Tempo Capítulo 4 Professores: Marcos Eduardo da Silva Santos Maria Wilda Fernandes Felipe.
BALANCEAMENTO DE LINHA Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna.
Transcrição da apresentação:

Gerenciamento de Projetos >> Programação de Projeto  Engenharia de Software – Profa. Viviane Dal Molin de Souza

Programação de Projeto A programação de projeto consiste em dividir o trabalho total de um projeto em atividades distintas e avaliar o tempo necessário para completar essas atividades. De modo geral, algumas dessas atividades são realizadas em paralelo. É preciso coordenar essas atividades e organizar o trabalho, de modo que a força de trabalho seja otimizada. O ideal é que as atividades de um projeto durem no mínimo uma semana e no máximo oito a dez semanas. Uma boa regra para realizar estimativas é criá-la como se nenhum problema fosse acontecer e então acrescentar mais tempo para acomodar as incertezas. Uma regra seria acrescentar de 30% a 50% ao tempo previsto.

Programação de Projeto A programação de projeto é normalmente representada como um conjunto de diagramas mostrando a estrutura analítica do trabalho, dependências de atividades e alocação de pessoal. Sobre a data final do projeto: * Pode ter sido definida antes do planejamento do projeto. (O esforço é distribuído no tempo disponível.) * Foi estabelecida por limites cronológicos aproximados que foram discutidos após o cálculo das estimativas. (O esforço é distribuído para que possa tirar melhor proveito dos recursos e a data final é definida após cuidadosa análise.) Infelizmente a primeira opção é a mais freqüente. Um cronograma descumprido pode deixar clientes insatisfeitos e elevar custos internos.

Programação de Projeto Mito de software: “... Se nos atrasarmos, sempre poderemos acrescentar mais programadores e posteriormente sairmos do atraso do projeto.” Acrescentar pessoas tardiamente pode ter um efeito contrário, fazendo com que o cronograma fuja ainda mais do controle. As pessoas que são incluídas: Devem aprender sobre o sistema As pessoas que ensinam são as mesmas que estão realizando o trabalho Enquanto estão ensinando nenhum ou pouco trabalho é feito Isto pode atrasar o projeto!

Programação de Projeto Os diagramas de barras e as redes de atividades são notações gráficas utilizadas para ilustrar a programação do projeto. Os diagramas de barras mostram quem é responsável por cada atividade e para quando está programado o início e o término desta atividade. As redes de atividades mostram a dependência entre as diferentes atividades. Vamos utilizar um exemplo!!!

Programação de Projeto >> Exemplo: Rede de Atividades Suponhamos a tabela abaixo: Tarefa Duração(dias) Dependências T1 8 T2 15 T3 T1 (M1) T4 10 T5 T2, T4 (M2) T6 5 T1, T2 (M3) T7 20 T8 25 T4 (M5) T9 T3, T6 (M4) T10 T5, T7 (M7) T11 7 T9 (M6) T12 T11 (M8)

Programação de Projeto Esta tabela mostra as tarefas e suas interdependências. Vemos, por exemplo, que a tarefa T3 depende da tarefa T1. Isto significa que T1 deve ser concluída antes que T3 seja iniciada. Considerando as dependências e as durações estimadas, pode ser produzida uma rede de atividades que mostre as seqüências destas atividades. Essa rede mostra quais atividades podem ser realizadas em paralelo e quais devem ser executadas em seqüência devido a dependência.

Programação de Projeto Início Fim T9 04/07/2006 10 dias 18/07/2006 25/07/2006 15 dias 8 dias 14/07/2006 5 dias 20 dias 25 dias 11/08/2006 04/08/2006 25/08/2006 7 dias 05/09/2006 19/09/2006

Programação de Projeto Os marcos de referência são indicados com cantos arredondados. As datas nesse diagrama mostram a data de início da atividade. Todas as atividades devem terminar em marcos. Uma atividade pode iniciar quando um marco precedente (que pode depender de diversas atividades) tiver sido atingido. Antes de prosseguir de um marco pra outro todos os caminhos que levam até ele precisam estar completos. O tempo mínimo necessário para terminar o projeto pode ser estimado considerando o caminho mais longo do diagrama (o caminho principal.

Programação de Projeto O caminho crítico é mostrado com uma seqüência de contornos em negrito. A programação total do projeto depende do caminho principal. Qualquer atraso na execução de qualquer atividade importante ocasiona o atraso do projeto. Porém, atrasos ocorridos nas atividades que não estão no caminho principal não precisam causar um atraso geral de programação. Contanto que esses atrasos não estendam as atividades a ponto de o tempo total exceder o tempo no caminho principal, a programação do projeto não será afetada.

Programação de Projeto As redes de atividades também são utilizadas para alocar pessoas ao projeto. Elas podem fornecer esclarecimentos sobre dependências que não são intuitivamente óbvias. Uma maneira alternativa de representar as informações sobre a programação do projeto é um diagrama de barras (também chamado de diagrama de Gantt). Ele mostra um calendário de projeto e a data de início e término das atividades.

Programação de Projeto 4/7 11/7 18/7 25/7 1/8 8/8 15/8 22/8 29/8 5/9 12/9 19/9 T4 T1 T2 T7 T3 T8 T6 T5 T9 T10 T11 T12

Programação de Projeto >> Exemplo: Diagrama de Barras Para alocar pessoas em um projeto de software cria-se inicialmente uma tabela que determina qual desenvolvedor irá trabalhar em cada tarefa. Tarefa Desenvolvedor T1 Maria T2 Paula T3 T4 João T5 Ana T6 T7 José T8 T9 T10 T11 T12

Programação de Projeto Pode então ser produzido um diagrama de barras que mostra os períodos nos quais o pessoal está designado para o projeto. 4/7 11/7 18/7 25/7 1/8 8/8 15/8 22/8 29/8 5/9 12/9 19/9 João T4 T8 T11 T12 Maria T1 T3 T9 Paula T2 T6 T10 José T7 Ana T5

Programação de Projeto As empresas podem empregar um desenvolvedor para trabalhar em vários projetos. Desta forma se um projeto atrasar isto pode gerar atraso de um outro projeto onde o desenvolvedor seria alocado.

Programação de Projeto >> Rastreamento e Controle do Cronograma “Os projetos de software atrasam-se em seu cronograma um dia de cada vez.” O atraso de um dia na programação raramente trará problemas, porém os dias se somam e então pequenos atrasos podem resultar em grandes problemas. Para acompanhar o andamento do cronograma o Engenheiro de Software pode: Realizar reuniões periódicas sobre a situação do projeto, em que cada membro da equipe relate o progresso e os problemas. Determinar os marcos de referência que foram atingidos até a data programada. Comparar a data de início real com a data de início planejada para cada tarefa do projeto.

Programação de Projeto Reunir-se informalmente com profissionais para obter suas avaliações sobre o progresso até o momento e os problemas que aparecerem. Quando ocorrerem problemas o Engenheiro de Software deverá tentar resolvê-los. Depois que os problemas tiverem sido diagnosticados, recursos adicionais podem ser concentrados na área de problema ou a programação do projeto redefinida.