Os Valores Anti-Rurais da Sociedade Brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Todos buscamos o desenvolvimento.
Advertisements

A FETRAF-SUL avalia que vive-se uma crise de MODELO AGRÍCOLA PRODUTIVO. Esta crise é caracterizada por: Uma agricultura que causa grande impacto ambiental,
TRANSFORMAÇÕES DA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE I HISTÓRIA RECENTE
Aumento de produtividade e exportações agrícolas
Área de Operações Indiretas
Políticas Públicas.
AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR NO BRASIL NO RS
Gestão de Projetos.
Adequação das instituições estaduais de Ater, pesquisa e das representações dos trabalhadores frente ao desafio de uma Novo Brasil Rural e Pesqueiro Sustentável.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL
AGRICULTURA BRASILEIRA PROF.º CÉLIO
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
AGRONEGÓCIO.
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
ASSESSORIA TÉCNICA - ASTEC
PLENÁRIA FINAL.
A Estrutura Fundiária no Brasil
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
A atividade agrícola e o espaço agrário
Departamento Jurídico-Financeiro
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Seminário O DESAFIO DA UNIVERSALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO ESTADO DE SÃO PAULO FIESP 2012.
Professora Carol - Geografia
ENCARGOS TRABALHISTAS E PRODUTIVIDADE: IMPACTOS NA ECONOMIA BRASILEIRA
Capítulo 27 – A agricultura brasileira
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA CAPÍTULO 16
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
9 – Os complexos agroindustriais
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
Plano Safra da Agricultura Familiar 2012/2013
O BRASIL NO SÉCULO XXI.
Economia na Primeira República
Gestão Financeira de Micro e Pequenas Empresas
PROPOSTAS PARA O SETOR TRITÍCOLA BRASILEIRO ELABORAÇÃO: OCB CNA OCEPAR FAEP SEAB/PR FECOAGRO FARSUL FETAG Março de 2007.
Venezuela – Evolução Econômica e Política
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕE Aula 1 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
“SEMANA DE GESTÃO ANHAGUERA” São Paulo, agosto 2009 RAQUEL ROLNIK FAU-USP SEMANA DE GESTÃO ANHANGUERA “ Gestão de cidades” PÓS GRADUAÇÃO – UNVERSIDADE.
Módulo 22 – Agropecuária II Problemas e atualidades da agropecuária brasileira: Subaproveitamento dos espaços disponíveis para a agropecuária Baixo nível.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL
Desenvolvimento do Agronegócio José Gerardo Fontelles.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Fundamentos em Agronomia
PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA UNIDADE FAMILIAR
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
GESTÃO DE AGRONEGÓCIOS
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Gestão da empresa rural Prof.ª Hélida Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Apodi Apodi-RN 2014.
Agricultura no Mundo. Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objectivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima.
A posse da terra. Considerações 18,3 milhões de pessoas são empregadas pela agricultura. Cerca de 20% da PEA. Características comuns no campo, a subnutrição.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
Metas 2016 Secretaria de Política Agrícola (02 de março de 2016)
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.
A Industrialização Brasileira:
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
ANÁLISE DOS FATORES DETERMINANTES DO DESFLORESTAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluno: Juliana Paiva Nunes Kury Metodologia de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Os Valores Anti-Rurais da Sociedade Brasileira Prof. Fernando C. Peres Departamento de Economia, Administração e Sociologia ESALQ/USP, Piracicaba, SP fcperes@esalq.usp.br

Esquema da apresentação Um pouco de história; Os “valores sociais” brasileiros; Conseqüências para o agronegócio.

Três eventos relevantes da década dos “vinte” Semana de Arte Moderna de 1922; Coluna Prestes; Movimento Tenentista e suas bandeiras moralismo; voto universal; urbanização e industrialização; integridade nacional; nacionalismo.

Situação nos anos “trinta” 80% da população vivendo no e do campo 60% da Renda Nacional (PIB) era gerada na agricultura

A vitória Tenentista/Getulista Políticas destinadas a extrair recursos (humanos e financeiros) da agricultura para financiar e tripular a industrialização/urbanização; Políticas econômicas: 3 ts Política de seguridade social; Política educacional.

As políticas destinadas a extrair recursos da agricultura Taxação das exportações; Taxa de câmbio sub-valorizada; Tabelamento dos preços dos alimentos; Política de seguridade social; Política educacional.

Problemas de percurso na implementação das políticas Eventuais problemas de abastecimento urbano foram atacados com: incorporação de novas áreas (plano de metas de JK); política de preços mínimos; política de subsídios via crédito. Conseqüência: dicotomização da agricultura em dois setores; um moderno e um tradicional.

Os resultados daquelas políticas Em 1980, o PIB da agricultura já era inferior a 10% do total; Em 1980, a população rural brasileira era de cerca de 25% da total.

Como foi possível penalizar um setor importante por tanto tempo? “Valores sociais” hostis à agricultura: os agricultores (fazendeiros) formam uma oligarquia de latifundiários e exploradores; os fazendeiros exploram tanto os trabalhadores rurais quanto os urbanos; os fazendeiros querem manter a ignorância no campo para melhor explorar seus trabalhadores; os fazendeiros são caloteiros que não pagam suas dívidas.

As evidências que suportam nossa hipótese As debutantes do Jockey Club de Uberaba; A pesquisa da Revista Exame; Os artigos de Xico Graziano e de Roberto Rodrigues. Políticas recentes: Algodão; Couro cru e da soja.

Apesar das políticas para o setor ele ainda é: O mais importante da economia em termos de competitividade; O principal gerador de divisas para o país; O setor de maior efeito multiplicador na geração de empregos; o setor cujas rendas contribuem menos para a desigualdade da perversa distribuição de renda que temos no país.

Um último ponto, a título de conclusão: A atitude da sociedade brasileira com relação à “produtividade da terra” ou ao critério do INCRA para classificar as terras como improdutivas para fins de desapropriação. (além dos critérios de adequação à legislação trabalhista e da produção ambientalmente saudável)

O eixo de aprendizado do programa de empreendedorismo. 7 1 4 6 10 12 Especificidades do Setor Agropecuário Cadeias Agroindustriais Estratégias de Comercialização e de Financiamento da Produção Planejamento Estratégico e Operacional Orçamentação e Fluxo de Caixa O empreendedor e seu papel social Diagnóstico ou inventário Estudo de Mercado Engenharia do Projeto Avaliações Implantação Desenvolvendo Competencias Interpessoais e grupais Gestão Ambiental e Matriz da Estrutura Lógica Matemática Financeira e Análise de Investimento Instituições da Agropecuária Desenvolvendo Competências Pessoais Globalização e Política Agrícola 2 3 5 8 9 11