Introdução A Comissão Setorial de Arquivos (CSArq/FCM), com apoio da Diretoria da FCM, promovem desde 2006, planejamentos para realização de ações para.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
FACULDADE METROPOLITANA
MELHORES PRÁTICAS DESENVOLVIMENTO DE RH F.C..
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
OFICINA DE TRABALHO “RIPSA NO SEU ESTADO”
7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
FÓRUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA Gestão de Documentos e a Preservação da Memória: Relatos de Experiências A Gestão de Documentos da Administração Geral.
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
na Administração Pública em Tempos de Grandes Mudanças.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Identificação de Demandas Prioritárias Para Atuação da Rede Nacional de QP&C Qualidade, Produtividade e Competitividade Integração e Sinergia Rio de Janeiro,
Etapas da construção do PDI IFTO
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
GESTÃO DOCUMENTAL Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Promovendo Soluções Sociais
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: DISTRITO FEDERAL RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA.
Programa de Controle de Homicídios Fica Vivo!
RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado: Roraima RELATO DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTADUAIS DE CULTURA Estado:
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Gestão por Competências
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Uma visão dos arquivos do Poder Executivo face às demandas da sociedade Cristiane Basques Julho, 2008.
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Fórum Nacional de Educação
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a
TÍTULO TÍTULO DO TRABALHO NOME(ES) DO(S) AUTOR(ES) NOME DO ORIENTADOR
Aula 10 – Execução, Monitoramento & Controle e Encerramento
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
Plano Nacional de Cultura
Introdução Através de manifestação formal e constatada a necessidade de uma gestão documental nos acervo pessoal e ou institucional do docente já desligados.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
3ª Web Conferência Formação Secadi Ainda há cursos em processo de aprovação que não constam no mapa ao lado.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Introdução O objetivo da divulgação é buscar eficácia e funcionalidade na difusão do conhecimento para seu público interno e externo à universidade e,
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/09/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 11/12/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Projeto Feedback Gerente do projeto: Priscila de F. Q. Boechat Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 25/11/ Capacitação da.
1. Equipe ca- pacitada em metodologia de dimensio- namento da força de trabalho 2. Metodologia de dimensiona- mento da força de trabalho definida 3. Comitê.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
Marco 1Marco 2Marco 3Marco 4Marco 5Marco 6Marco 7 xx/xx/xxxx a xx/xx/xxxx Relatório de Acompanhamento de Projeto Estratégico Marco 8Marco 9Marco 10Marco.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Superior Tribunal de Justiça Secretaria de Controle Interno Coordenadoria de Auditoria SISTEMA PRISMA setembro de 2007 Avaliação de custos.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Reunião Diretores de Ensino Agosto/2015 PROEN. Projeto Politico Pedagógico –PPP Projeto Politico Institucional - PPI  METODOLOGIA E ROTEIRO PARA REVISÃO/CONSTRUÇ.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
PLANO DE PROJETO GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA COORDENADORIA DE RECURSOS HUMANOS / GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
GESTÃO DE DOCUMENTOS LEGISLAÇÃO SUELY FERREIRA DA SILVA.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

Introdução A Comissão Setorial de Arquivos (CSArq/FCM), com apoio da Diretoria da FCM, promovem desde 2006, planejamentos para realização de ações para conscientização dos produtores e detentores da documentação institucional da Faculdade na correta gestão desta produção. Com o presente trabalho analisamos as estratégias de montagem e a eficácia de um veículo difusor de Gestão Documental em prol da quebra dos paradigmas relacionados à produção documental e conscientização para que servidores, alunos e pesquisadores da Faculdade envolvam-se com esse trabalho em suas áreas de atuação e possam aprender sobre a potencialidade existente em torno dos seus arquivos para a comunidade. Metodologia / Experimental A CSArq/FCM aprovou em 2007 a realização de Fóruns bienais com a temática em torno de Gestão Documental. Na realização do 1° Fórum de gestão de documentos realizando em fevereiro de 2007, teve como tema central a divulgação das ações da Comissão e conscientização sobre o correto gerenciamento técnico documental, sendo direcionado ao público da FCM e Unicamp bem como a profissionais interessados no tema. Em outubro de 2009, ocorreu o 2° Fórum sobre relatos de experiências em gestão, retomando a discussão sobre o tema, além de enfatizar as experiências de servidores que realizaram o trabalho de Gestão Documental. Todas as ações foram medidas utilizando formulário de pesquisa de satisfação. O fluxo de desenvolvimento de ações foram: 1. Apoio da Diretoria da Unidade – Programa. 2 Elaboração do Projeto do Evento. 3. Organização com a participação da CSArq/FCM, Centro de Memória e Arquivo FCM (CMA) e Arquivo Central/Siarq 4. Convite aos palestrantes, 5. Divulgação – internet, folder, 6. realização e avaliação do evento 7. Publicação dos resultados. Resultados e Discussão Os resultados esperados são: A conscientização da comunidade da FCM no envolvimento com os trabalhos de gestão de documentos; Potencializar os fazeres do CMA na preservação da memória da Faculdade através do correto gerenciamento documental, formando assim, uma cultura de preservação documental nas áreas administrativas, técnicas e científicas; Enfatizar os ganhos com os gerenciamentos dos arquivos nas áreas, as quais, a comissão realizou seu trabalho; Servir como um dos difusores do trabalho de preservação documental realizada pela CSArq/FCM para a comunidade Unicamp através da publicação dos resultados obtidos. MONTAGEM DE FÓRUNS DE GESTÃO DOCUMENTAL NA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS: AÇÕES PARA CONSCIENTIZAÇÃO DA PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS Resumo A construção histórica da Instituição faz-se por especialista, porém a fonte para a construção dessas só ocorre com a preservação de documentos e testemunhos. A documentação Institucional é criada por seus colaboradores para satisfação de uma determinada atividade. Após o prazo de fonte corrente, essa documentação contará como fonte histórica (após avaliação), porém para sua concreta preservação faz-se necessário o envolvimento de toda comunidade. A Comissão Setorial de Arquivo FCM (CSArq/FCM) acredita que é através de eventos e meios de divulgação que os produtores auxiliarão nessa preservação. Conclusão Através dos fóruns bienais e palestras anuais, observou-se que a mudança de paradigmas a respeito da gerência da documentação, proporcionou um grande ganho para a Instituição quanto a política de gestão documental que prioriza a preservação e orienta seus produtores, visando a importância do acervo e o resgate da memória. Verificamos, então que o CMA aproximou-se dos docentes, servidores,alunos e demais colaboradores, pois começam a construir um conceito de detentores e construtores da história da Faculdade de Ciências Médicas. Referências BLOCH, Marc. Apologia da história ou ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: UNICAMP, Brasil. Lei Nacional nº que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados de 8 de janeiro de E. B. Oliveira 1, I. L. M. F. Amaral 2, A. A. F. Alday 3, C. M. Pavanati gerente do Centro de Memória e Arquivo (CMA/FCM) técnico (CMA/FCM), 3 - estagiária (CMA/FCM). Figura 02 – programação/divulgação do 2° Forum 2009 Figuras 03 e 04 – Relatos de Experiências realizados no Fórum FCM em 2009 Figura 05 e 06 – Realização do 2° Fórum de Gestão de Documentos FCM 2009: cerimonial de abertura, público presente Figura 01 – Reunião de organização do Forum 2009, com membros da CSArq/FCM e colaboradores