O desenvolvimento do adulto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Advertisements

A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
Como é o seu grupo? Extraído de Liderança Cristã, de Nancy G. Dusilek
NORMALIDADE E SAÚDE MENTAL
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
PSICOLOGIA.
Atracção Interpessoal
Avaliação Psicomotora
Psicologia da Educação
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Agrupamentos sociais.
Velhice e Família
OS PAPÉIS SOCIAIS DO ADULTO
EDUCAÇÃO e seus sentidos
PERSONALIDADE.
REALIDADE DOS JOVENS NA A. L..
Nutrição na Adolescência
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Uma idéia atual, que vai fazer 100 anos ! ! !
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Está sujeita a três elementos fundamentais:
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Educação Sexual na Adolescência
Teorias da Aprendizagem
O aluno elaborando conceitos
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
PSICOMOTRICIDADE.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Idade adulta -Por que tantas pessoas optam por ter filhos?
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
Idade adulta jovem – Idade Adulta Jovem
As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
Psicologia Evolutiva I Desenvolvimento Humano
Idade Adulta Intermediária
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Urie Bronfenbrenner e a Ecologia do Desenvolvimento Humano
TEORIA DO ESTABELECIMENTO DA IDENTIDADE DO EGO - Erikson ADOLESCÊNCIA ADOLESCÊNCIA.
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Desafios da adolescência
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Desenvolvimento motor
Desenvolvimento Psicossocial Erik Erikson
IDOSO E SEXUALIDADE Tarsila Cunha.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia, Infância e Educação
MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA Motivação – processo que faz as pessoas se comportarem do jeito que se comportam, ou seja, força motriz interna dos indivíduos que.
Mulher e mãe, “novos papéis”, velhas exigências: experiência de psicoterapia breve grupal Grupo: Camila Schultz de Amorim, Nathacha Ferreira da da Silva.
Desenvolvimento Psicossocial na Terceira Idade
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Transcrição da apresentação:

O desenvolvimento do adulto As mudanças no sujeito são contínuas. A realidade psicológica do adulto não pode ser analisada apenas projetando os problemas e as características que o indivíduo apresentou na infância. Erikson enfatizou que o desenvolvimento humano se processa por estágios. Três deles ocorrem na vida adulta. Em cada um ocorre a mudança no ego que resulta da interação entre os valores individuais e forças sociais que geram crise. Alguns teóricos aceitam o estágio de desenvolvimento do adulto. Reconhecem que o processo de socialização ocorre ao longo da vida. Cada sociedade oferece padrões de comportamento para cada idade. A aprendizagem de novas respostas ocorre em três momentos:

O desenvolvimento do adulto O indivíduo observa elementos do grupo e coloca-se a favor ou contra as normas daquela faixa etária. Na faixa etária sofre pressões sociais > experiência > reestrutura seu ponto de vista com relação aos padrões sociais, pessoais e históricos do momento. Já tendo vivenciado, passa a refletir sobre as normas sociais e se apropria de um conjunto de valores que serve como guia para a auto-avaliação > avaliação da conduta dos outros. Marcos: conclusão do 1º, 2º e 3º graus, entrada no mercado profissional, estabilidade, casamento, filhos... Relógio interior > ciclo de vida > eventos em períodos adequados ou não.

O desenvolvimento do adulto Idade adulta jovem Individuação Realização Estabilidade profissional Na mulher ocorre equilíbrio entre carreira profissional e realização pessoal (vida afetiva e maternidade). No homem ocorre harmonia com novos papéis e com o padrão de liberdade. Se não cumprirem as tarefas, ficarão estagnados e não se doarão aos outros.

O desenvolvimento do adulto 2. Maturidade ou meia idade Ocorre pouca flexibilidade cognitiva. Indivíduo fica “preso” à condutas e valores do passado. O relacionamento com a juventude é difícil. Ocorre sentimento de perda com o crescimento dos filhos. A mulher entra na menopausa (relacionam com a velhice e se sentem menos atraentes). O homem tem medo de perder o prazer sexual, pode chegar a trair para sentir-se jovem. Há a preocupação com a aposentadoria > sobrevivência e perda do prestígio. É difícil envelhecer em um país jovem.

O desenvolvimento do adulto 3. A velhice Ocorre o desafio do ego > vencer a perda do trabalho, amigos, companheiro, posição, autoridade, família e o questionamento físico e mental feito pelos outros diante da execução de tarefas. O mais importante da vida e estar vivo (flexibilidade para aceitar e julgar conduta dos outros).

O desenvolvimento do adulto Teóricos que não aceitam estágios no desenvolvimento do adulto. Eles mencionam que o adulto constrói a dimensão de tempo e espaço. Presente e passado se relacionam com a realidade psicológica organizada a partir de sistemas de valores. O desenvolvimento cognitivo ocorre por toda a vida. Boa saúde > inteligência não se deteriora (só em doenças degenerativas ou em ambientes pobres em estimulação). Quanto mais idade > maior será a capacidade de resolver problemas complexos (nível mais alto de generalização e abstração).

O desenvolvimento do adulto Maior exigência ambiental (contexto cultural) > maior desenvolvimento do pensamento formal (riqueza de conceitos, flexibilidade, complexidade conceitual diante de problemas abstratos com alto grau de generalização).

Envelhecimento e morte Abordagem centrada na pessoa > psicologia humanista, existencial (abordagem fenomenológica). Idade e probabilidade de morrer (estatisticamente falando) é diferente de ter medo da morte. Indivíduo > momento da vida > grau diferente de medo da morte. Idade > infelicidade. Com a idade > uma série de perdas: capacidades físicas, oportunidades sociais, realização de projetos. Tudo isso não infere infelicidade necessariamente. Necessidade de adaptação, mudanças e aprendizado até morrer. É indicado trabalhar com jovens o preparo para a velhice.

Envelhecimento e morte Outro estereótipo > velho sábio que não tem desejos deve estar pronto para morrer aceitando a morte (mito). Teoria > envelhecimento ajustado > desligamento progressivo, desapego... Preparo para a morte (não úm indivíduo apático). Dependência > algo cultural. Há filhos muito dependentes financeiramente dos pais, mas não se sentem dependentes emocionalmente e vice-versa.