Componentes do Jornalismo Online

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

O QUE É A PASCOM?.
Ciberjornalismo 2.0: o impacto das ferramentas de mídia social
Portal do Professor SEED/MEC
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
Plano Básico de Comunicação Interna
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
INTERNET: ESPAÇO DE (IN)FORMAÇÃO
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Professor Victor Sotero
Ferramentas de Mediação no Moodle
Mídias digitais Audiência fragmentada
IPTV USP CONTEÚDO ACERVO CTR/ECA/USP Almir Almas CTR/ECA/USP.
Tecnologia e TICs Mas. o que são mídias. O que é tecnologia
Engenharia de Software
Internet Principais conceitos.
Impacto das novas tecnologias
As três gerações do jornalismo na internet
VÍDEOS NA WEB.
Transparência Total! O Software Secullum TI.Net foi desenvolvido para facilitar o gerenciamento das informações que circulam nos computadores conectados.
III Encontro Nacional de EAD para a Rede de Escolas de Governo
Pastoral da Comunicação
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
As características de um jornal on-line
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Renovação do Jornalismo nas Novas Mídias Digitais
UFSC/CED/PPGE S.E. Educação, Mídia e Cultura Monica Fantin Maio 2012
O Uso Pedagógico do Blog
Engineering Village. Engineering Village – A Plataforma Desenvolvida pela Engineering Information (Ei), líder em fornecer informações.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
__________________________________________
Uma visão geral sobre história e tecnologia para dispositivos móveis.
Capacitação da ferramenta:
COM 126 – Oficina de Jornalismo Digital Profª Suzana Barbosa
Com126 Oficina de Jornalismo Digital Grupo 01 “Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, perspectivas e modelos” Expositores: Marília Moreira Lucas.
Convergência Jornalística COM 126 – Oficina Jornalismo Digital.
Elementos das Narrativas Digitais & Não-linearidade
Apresentação | | +55 (11)
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
Mídias Digitais Quais são as novas formas de comunicação?
Introdução do jornalismo UFOP Marcelo Freire.  Teletexto (1979)
Projeto Instituto Virtual de Oncologia Novartis Oncologia e Instituto Edumed.
O que é multimídia.
Pacto pelo Fortalecimento REM/Ensino Médio
Blog: recurso ou estratégia?
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
A Revolução da Internet.
PORTAL CORPORATIVO COMO FERRAMENTA DE GC Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Cristina da Matta Furniel.
Oferecemos Publicidade via banners marketing para toda a base de cadastrados Divulgação via jornal PlugPet, com chamada na.
__________________________________________. Jornalismo on-line Gerações e Principais características.
INOVAÇÃO. Inovar é implementar ideias novas que deem resultados financeiros.
MONITORAMENTO DE INFORMAÇÕES. A cada minuto OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO veiculam milhares de notícias.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
Vivendo em um Mundo Centrado na Rede
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I I – Informação Digital Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos Meios Eletrônicos Interativos.
Web e suas Ferramentas.
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
Elaboração de um projeto de documentário multimídia
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO  Mapa Conceitual – Um Ambiente  Trabalho Colaborativo, Mídias Digitais Multimodalidade, Web 3.0 e o.
Cultura digital e cibercultura Cultura digital + Cibercultura + Outras manifestações - cultura oral, impressa, midiática... = Cultura contemporânea.
Internet - Intranet - Extranet Internet Rede pública mundial Padrões e protocolos multiplataforma Intranet Rede privada, corporativa Mesmos protocolos.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Operações de Marketing
Escolha uma nova senha: Escolha uma pergunta secreta e a resposta para essa pergunta:
Transcrição da apresentação:

Componentes do Jornalismo Online

Nomenclaturas do jornalismo na internet Jornalismo eletrônico Ciberjornalismo Webjornalismo Jornalismo digital Jornalismo Online

Por que digital ? Produção, transmissão e recepção da informação na web Meios, veículos, dispositivos e formatos. E-mail Newsletters Rádios, TV on-line, podcasts, SMS, Whatsapp, blogs, revistas e jornais on-line. Internet como meio/ computador como mediador/ ambiente comunicacional/incubadora de meios...

Por que Jornalismo Digital ? Digitalização das informações Tradução digital Múltiplas Texturas (mídias) Independência das plataformas Convergência / transmídia / novas narrativas independência do suporte

Informação + Software Conteúdo Digital é Conteúdo + software Publicação em Bancos de dados Acesso, busca, recuperação, processamento, arquivamento Memória e atualização contínua Interatividade liberação do pólo de emissão (Lúcia Santaella)

Por que Dinâmico? Digitalização traz o conteúdo dinâmico Atualizável Móvel (animado) Acionável (interativo) Integrado com outras mídias Participativo e colaborativo

Como identificar este jornalismo? O que não fica impresso? Os elementos dinâmicos (os que se movem e os que se modificam – banner digital) Acesso a outros blocos de informação – infográficos/ slide de fotos.

Como identificar ? O que une todas estas diferentes opções de publicação? O documento hipertextual.

Características do Jornalismo On-line

1 - Hipertextualidade Construção modular. Links internos, externos, documentação, fontes, “saiba mais” etc. Diversas possibilidades de entrada e trajeto. Mecanismos de busca Ligações para áudio, vídeo, galerias de fotos, etc. Integração com mídias sociais

2 - Multimídia Disponibilização para download. Compartilhamento com outras redes Questões de Direitos Autorais.

3 - Interatividade Telas sensíveis ao toque Alertas Feedback: “índices” automáticos; Comentários; contatos com o profissional. Jornalismo Participativo Público como produtor de conteúdo e o jornalista como curador de notícias

4 - Personalização Navegação individual x leitura linear. Planejamento - Projeção de perfis e segmentos de público/nicho Comunidades Grupos

5 – Atualização Contínua Tempo real Periodicidade e fechamento da edição.

6 – Memória Viva Automatização das coberturas. Onde termina a cobertura e começa o arquivo?

Competências exigidas

Uma boa notícia na web ? Parte de uma rede hipertextual de blocos de informação, interativa, em diversas mídias, atualizada continuamente, unindo desenvolvimentos atuais a elementos de arquivo, segundo as escolhas do usuário.

O que é comunicar bem online? Compreender e utilizar os potenciais do meio e do formato adotado. Compreender a relação estabelecida com o público e as necessidade e exigências deste. Dominar o código de construção das mensagens.

O que é a boa notícia online? Produzindo uma rede hipertextual coerente, interativa de verdade, registrando e considerando as escolhas do usuário, utilizando a mídia mais adequada a cada conteúdo, atualizando continuamente o conteúdo e, ao mesmo tempo, incorporando a memória na prática cotidiana de produção.

Como aprender? Analisando os bons e maus exemplos do jornalismo online no Brasil e no mundo (benchmarking) Mantendo um blog pessoal de conteúdo livre. Aprendendo a encontrar e selecionar fatos e fontes jornalísticas utilizando as ferramentas on-line. Produzindo textos jornalísticos especificamente para a web. Participando das discussões sobre as pautas mais promissoras, métodos e estratégias de trabalho. Produzindo e incorporando conteúdo em várias mídias. Heavy user de internet