Sistemas de Negócios SIF03.

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Transcrição da apresentação:

Sistemas de Negócios SIF03

Sistema Colaborativo Sistema de Processamento de Transação (SPT) Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Aplicações Empresariais

Estudar a Colaboração Empresarial. Estudar os Sistemas de Processamento de Transação (SPT) Identificar o papel e alternativas de relatórios dos sistemas de informação gerencial. Estudar os SIG: contabilidade, finanças, recursos humanos, marketing e produção ou industrial. Objetivos do Capítulo Explicar como os SI empresariais podem apoiar as necessidades de informação de executivos, gerentes e profissionais de empresas.

Ferramentas para a Colaboração Empresarial Sistema de Colaboração Empresarial Ferramentas de Comunicações Eletrônicas Ferramentas para Conferência Eletrônica Ferramentas de Controle do Trabalho Colaborativo Agendamento Controle de tarefas e projetos Sistemas de fluxo de trabalho Gerenciamento do conhecimento Compartilhamento de Documentos Conferência por dados Conferência de voz Videoconferência Fóruns de discussão Reuniões eletrônicas E-Mail Correio de voz Fax Publicação na Rede Telefone na Internet, page etc.

Sistemas de Processamento de Transações Os SPT são sistemas que servem o nível operacional da organização, monitorando as atividades diárias ou normais de uma empresa. Seu principal objetivo é responder a questões rotineiras e acompanhar o fluxo de transações na organização. Os SPT capacitam as organizações a executar suas atividades mais importantes de maneira mais eficiente. Esses sistemas são importantes fornecedores de dados para o nível operacional da empresa e também para os níveis mais elevados da empresa.

Sistemas de Processamento de Transações Manutenção de Bancos de Dados Processamento de Transação Lotes Online/ Tempo Real Entrada Geração de Documentos e Relatórios Processa- mento de Consultas 1 2 3 4 5

Processamento de Pedidos Controle de Estoque Contas a Receber Sistemas de Processamento de Transações EXEMPLOS DE SPT Processamento de Pedidos Controle de Estoque Contas a Receber Contas a Pagar Folha de Pagamento Controle de Ponto de Funcionários Livro-razão

CARACTERÍSTICAS DOS SPT Sistemas de Processamento de Transações CARACTERÍSTICAS DOS SPT Entrada e alimentação de dados Processamento e armazenamento Geração de documentos Grande quantidade de dados de entrada e de saída Necessidade de processamento eficiente (on-line ou batch) Alto grau de repetição no processamento Computação simples Grande necessidade de armazenamento Necessidade de auditoria Problemas relacionados com segurança

pode ser manual ou automatizada, consiste na entrada dos dados Sistemas de Processamento de Transações ATIVIDADES DOS SPT Coleta de dados: pode ser manual ou automatizada, consiste na entrada dos dados Edição de dados: validação e integridade Correção de dados: erros diversos Manipulação dos dados: cálculos, classificação, disposição... Armazenamento: guarda dos dados em um ou mais bancos de dados Produção de documentos: podem ser impressos ou exibidos na tela do computador

Sistemas de Informação Gerenciais Conjunto integrado de pessoas, procedimentos, banco de dados e dispositivos que suprem os gerentes e os tomadores de decisão com informações para ajudá-los a alcançar as metas da organização, gerando relatórios diversos. Ele gera produtos de informação que apóiam muitas das necessidades cotidianas de tomada de decisão de gerentes de empresas. Relatórios, telas e respostas produzidas por esses SI fornecem informações que os gerentes especificaram de antemão para o adequado atendimento de suas necessidades de informação.

Características de um SIG Sistemas de Informação Gerenciais Características de um SIG Geram relatórios com formatos fixos e padronizados Produzem relatórios impressos e em tela Usam dados internos armazenados em computador Permitem que usuários finais façam seus próprios relatórios personalizados Requerem pedidos formais dos usuários

Benefícios do SIG para as empresas Sistemas de Informação Gerenciais Benefícios do SIG para as empresas 1. Redução de custos nas operações. 2. Melhoria no acesso às informações com relatórios precisos e rápidos, com menor esforço. 3. Melhoria na produtividade e nos serviços realizados e oferecidos. 4. Melhoria na tomada de decisões, com fornecimento de informações mais rápidas e precisas. 5. Estímulo de maior interação entre os tomadores de decisão. 6. Fornecimento de melhores projeções dos efeitos das decisões. 7. Melhoria na estrutura organizacional, para facilitar o fluxo de informações. 8. Redução do grau de centralização de decisões na empresa e, 9.Melhoria na adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos

Entradas: internas e externas Sistemas de Informação Gerenciais MODELO OU ESBOÇO DE SIG Entradas: internas e externas Internas: Sistemas de Processamento de Transações (SPT) Outras áreas específicas da empresa, tais como - Planejamento Estratégico - Política Organizacional - Plano de Metas, etc Externas: clientes, fornecedores, concorrentes, mercado, governo, etc Saídas: relatórios diversos : Agendados ou Periódicos Demanda ou Solicitação De Exceção Drill Down

Exemplo de SIG Financeiro Sistemas de Informação Gerenciais Exemplo de SIG Financeiro Entradas: Internas: Planejamento Estratégico Política corporativa Plano de metas SPT: Folha de pagamento Razão geral Contas a pagar Contas a receber Externas: Concorrência Índices de preço Indicadores econômicos Leis tributárias Agências governamentais

Continuação do Exemplo de SIG Financeiro Sistemas de Informação Gerenciais Continuação do Exemplo de SIG Financeiro Saídas: Relatórios diversos, tais como: Custo da folha de pagamento Investimento em estoque Pagamento a fornecedores Valores devidos pelos clientes Custos e lucros Administração de fundos Etc...

Relatórios Periódicos Relatórios Gerenciais do Sistema de Informação Principais Relatórios Gerenciais do Sistema de Informação Relatórios Periódicos Programados Relatórios de Exceção Informes e Respostas por Solicitação Relatórios Drill Down

Sistemas de Informação Financeira Administração de Caixa Administração de Investimentos Planejamento Financeiro Orçamentos de Capital

Definição de SAD Conceitualmente podemos definir Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) ou SSD (Sistemas de Suporte a Decisão) como: aplicações responsáveis pela captura e elaboração das informações dentro de uma base de dados, que sejam pertinentes no processo de tomada de decisões.

A necessidade dos SAD surgiu em decorrência de diversos fatores: Competição cada vez maior entre as organizações; Necessidade de informações rápidas para auxiliar no processo de tomada de decisão; Disponibilidade de tecnologias de hardware e software para armazenar e buscar rapidamente as informações; Possibilidade de armazenar o conhecimento e as experiências de especialistas em bases de conhecimentos; Necessidade de a informática apoiar o processo de planejamento estratégico empresarial.

Aplicação de Suporte às Decisões Monitoração do Desempenho Empresarial Administração da cadeia de Suprimentos Administração do Relacionamento com o Cliente Funcionário /Gerente Cliente / Parceiro Simulação: Análise do tipo What if Administração do conhecimento/ Inovação

Nível Estratégico São aquelas que determinam os objetivos da organização como um todo. As decisões tomadas nesse âmbito determinarão como a empresa se relacionará com o ambiente. Tarefa exclusiva da alta gerência. Ex: Fabricar biscoitos Decisões Não Estruturadas - envolvem situações de decisão onde não é possível especificar de antemão a maioria dos procedimentos de decisão a serem seguidos. Tomadores de Decisão Estratégica - exigem relatórios mais resumidos, especiais e não programados, previsões e inteligência externa para apoiar suas responsabilidades de planejamento não estruturado e de políticas.

Nível Tático São as decisões tomadas em um nível abaixo das estratégicas. Tomadas pela gerência intermediária, como gerentes de divisão ou departamento. Mais específicas e concretas do que as decisões estratégicas e mais voltadas para a ação. (sabores de biscoitos que serão fabricados) Decisões Semi-estruturadas - alguns procedimentos de decisões podem ser pré-especificados, mas não o suficiente para levar a uma decisão definitiva. Tomadores de Decisão Tática – exigem informações tanto em nível operacional como em nível estratégico para apoiar suas responsabilidades de tomada de decisões semi-estruturadas.

Nível Operacional São tomadas no nível mais baixo da empresa e se referem ao curso de operações diárias. Ex.: estabelecer cronograma de produção e determinar nível de matéria-prima ideal. (meta de produzir 500 pacotes de biscoito por hora). Decisões Estruturadas – situações em que os procedimentos a serem seguidos quando é necessária uma decisão podem ser especificados de antemão. Tomadores de Decisão Operacional – exigem relatórios internos mais pré-especificados enfatizando comparações detalhadas de dados históricos e atuais que apóiem suas responsabilidades mais estruturadas em operações diárias.

Análise de Sensibilidade Análise de Busca de Metas Sistemas de Apoio às Decisões Modelos Analíticos de Sistemas de Apoio às Decisões Análise do tipo e-se Análise de Sensibilidade Análise de Busca de Metas Análise de Otimização

Modelo de Análise Analítica E Se – What If Atividades: Observar como as mudanças de variáveis selecionadas afetam outras variáveis. Exemplo: Se houver uma redução de 10% no volume de resíduos dispostos no aterro sanitário? O que acontecerá com a vida útil?

Modelo de Análise Analítica Sensibilidade Atividades: Observar como mudanças repetidas em uma única variável afetam outras variáveis. Exemplo: Supor um aumento de 10% ao mês no volume de plásticos repetidas vezes para analisar a demanda para um mercado futuro.

Modelo de Análise Analítica Busca de Metas Atividades: Fazer repetidas mudanças em variáveis selecionadas até que uma variável escolhida alcance um valor alvo. Exemplo: Qual deve ser a taxa de desvio que a coleta seletiva deve proporcionar para que a vida útil do aterro sanitário seja incrementada mais 5 anos?

Modelo de Análise Analítica Otimização Atividades: Encontrar um valor ótimo para variáveis selecionadas, dadas certas restrições. Exemplo: Descobrir qual a quantidade de resíduos sólidos recicláveis que a coleta seletiva deve conseguir para garantir uma remuneração média de R$ 400,00 aos cooperados, considerando os preços de vendas atuais dos resíduos.

Etapas no Processo de Decisão Análise situacional Estabelecimento de padrões de desempenho Geração de alternativas Avaliação das conseqüências Teste piloto e implementação Avaliação e feedback.

Características de um SAD Lidar com grandes quantidades de dados de diferentes fontes Prover flexibilidade de relatório e de apresentação Oferecer orientação gráfica e de texto Suportar análise de drill down Executar análises complexas e sofisticadas Realizar comparações usando pacotes de softwares adequados Executar análise de sensibilidade, simulações e “atingir meta”

Gateway Portal Corporativo de Informação Portais Corporativos de Informação e SAD Internet Intranet Extranet Gateway Portal Corporativo de Informação Interface Corporativa do Usuário do Portal de Informação Agentes de Busca OLAP Data Mining SAD Gerenciamento de Conhecimento Modelagem: E-se (What-If) de Sensibilidade de Busca de Metas Otimização Funções de Gerenciamento do Banco de Dados Data Mart Banco de Dados Operacional Outras Aplicações Empresariais Banco de Dados Analítico Base de Conhecimento

Um sistema de processamento de transações (SPT) é um sistema de informação que processa dados que resultam da realização de transações comerciais cotidianas. Os sistemas de Informações gerenciais (SIG) tradicionais apóiam funções empresariais específicas tais como marketing, contabilidade, finanças, produção / operações, e administração de recursos humanos. Os sistemas de informação de marketing apóiam processos tradicionais e de e-commerce e a administração da função de marketing.

Os sistemas de manufatura ou industrial ajudam uma empresa a simplificar, automatizar e integrar muitas das atividades necessárias para a rápida produção de produtos de alta qualidade que atendam à demanda dos clientes. Os sistemas de recursos humanos apóiam a administração de RH da organização. Devido à Internet não ser uma rede segura, medidas especiais de segurança devem ser tomadas para proteger as informações sensíveis.

O OLAP é utilizado para analisar relacionamentos complexos entre grande quantidade de dados armazenados em bancos de dados multidimensionais. O Data mining analisa grande quantidade de dados históricos contidos em vários bancos de dados. Os sistemas de apoio à decisão são sistemas de informação interativos computadorizados, que utilizam software de SAD e modelos de referência para fornecer informações ao apoio da tomada de decisões semi-estruturadas e não-estruturadas.

Os sistemas de apoio às decisões nas empresas estão mudando Os sistemas de apoio às decisões nas empresas estão mudando. O crescimento de intranets corporativas, de extranets e de outras tecnologias de rede aumentaram a demanda por uma multiplicidade de técnicas que operam em rede, personalizadas e preventivas, para apoiar os SAD. Os sistemas de informação devem apoiar muitas decisões e níveis da tomada de decisão gerencial. Estes englobam os níveis de atividade administrativa estratégica, tática e operacional.