Crítica “Ética na Negociação”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Advertisements

1. Ética – é o sistema de regras que rege a ordem dos valores.
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
MARKETING Consumismo O que é o Marketing? O que é o consumismo?
Responsabilidade Profissional
LEARNING ORGANIZATION
A gestão por confiança surge como decorrência de uma complexidade e incerteza crescentes. Globalização - Não se trata de competir em nível local e nacional,
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
ÉTICA Ηθική.
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Um foco na Ética.
ÉTICA.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Ética contemporânea.
COMPORTAMENTO ÉTICO.
Ética em Computação.
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Introdução ao conceito de ÉTICA
As Habilidades Essenciais dos Negociadores
Conceitos e Perfil do Profissional
ORGANIZAÇÃO Conceitos
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Políticas Públicas em Educação
A GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ALGUMAS PRÁTICAS
Autogerenciamento Pessoal
Disciplina: Marketing Aula 1
Introdução Ao Marketing
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Ética Teoria do Relativismo Moral
Professor Romildo Tavares
A Ética em Vendas A Ética é o estudo dos costumes considerados moralmente certos e errados. Todos nós nos deparamos com dilemas morais todos os dias. Isso.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as.
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Ética e RSE Sérgio Caldas.
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
Um foco na Ética.
ETICA PROFISSIONAL – AULA 1
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
O que é ética? Aluna: Adriely Cristine Parré Marques
Disciplina: Técnicas de Negociação
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
Seja Parceiro do BEST DEAL - O Melhor Negócio.
Consultoria Empresarial e Educacional
ÉTICA E BIOÉTICA PROF. MAÍRA BELO.
ÉTICA EMPRESARIAL: CONCEITO E EVOLUÇÃO
Marketing de Relacionamento
Administração Mercadológica
Definição: Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição.
Responsabilidade Social em Marketing. Responsabilidade Social Obrigação que uma organização tem de maximizar seus impactos positivos sobre a sociedade,
Ética.
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
A DMINISTRAÇÃO P UBLICIDADE E M ARKETING. ÉTICA DA NEGOCIAÇÃO Mercados e Negociação Comercial Março 2011 Docente - Dra Fernanda Policarpo Discente – Maria.
Profa. Dra. Josmarí Pirolo
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
Transcrição da apresentação:

Crítica “Ética na Negociação” Instituto Politécnico de Portalegre – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre Crítica “Ética na Negociação” Mercados e Negociação Comercial

Índice “Gestão da ética Competitividade Negociação: Idealista Pragmática Jogo A Negociação Conduta ética Consequências de atitudes antiéticas Conclusão Síntese Bibliografia”

Gestão da Ética “A Gestão da Ética nos negócios e nas relações de trabalho é um dos pilares de sustentação das empresas. As empresas necessitam estabelecer relações éticas com o seu público. Nas negociações comerciais, a necessidade da existência de regras de comportamento, bem como direitos e deveres respeitados e obedecidos é talvez o mais importante.” http://www.artigonal.com/administracao-artigos/etica-nos-negocios-723944.html

Competitividade “ De boas ideias a preços baixos e excelentes produtos, o mundo está com excesso de oferta. Neste contexto é comum observar grande competitividade nas empresas e a busca pela sustentabilidade e posição de destaque.” Ética nos Negócios Rodolfo Maciel Dourado

Conduta Ética “Desencorajar o recebimento de presentes, Evitar o pagamento bilateral para almoços de negócios, Evitar descontos diferenciais conforme o cliente/empresa, Evitar publicidade enganosa, Evitar concorrência desleal de preços, Evitar o suborno e o uso de poder.”

CONSEQUÊNCIAS DE ATITUDES ANTIÉTICAS Adulteração de uma posição perante o oponente (distorção de factos ou exagero de certas posições) Bluff (fazem-se falsas promessas) Fraude (leva o oponente a conclusões erradas) Falsificação (informações erradas) Exposição selectiva ou adulteração de elementos (omissão de factos)

Síntese “A ÉTICA É ALGO QUE TODOS PRECISAM TER. ALGUNS DIZEM QUE TÊM. POUCOS LEVAM A SÉRIO. E NINGUÉM CUMPRE À RISCA... “ (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7)

Sugestão Em que consiste a negociação? Razões que conduzem à negociação. Interdependência das partes. Criação de Valores. Conceito de Ética. Relação da Ética com a Negociação. Condutas Éticas. Condutas Antiéticas. Exemplos reais de comportamentos éticos e não - éticos.

Em que consiste a negociação? A negociação consiste num processo de troca de informações em que cada individuo tenta concordar com aquilo que dá e recebe, ou seja, não é mais que um ajuste relativamente às expectativas de negócio que cada um tem.

Razões que conduzem à negociação Necessidade de adquirir bens e serviços. Processo de venda de produtos. Assumir compromissos.

Interdependência das partes A negociação não pode ser realizada apenas por uma pessoa, é necessária uma outra pessoa.

Criação de Valores Expectativas Criar valor é diferente de apenas comunicar valor. Quem comunica valor fala bem do produto; descreve e apresenta as suas vantagens. É possível criar valor para um cliente quando se personaliza a proposta. Deixamos de vender o mesmo produto, da mesma maneira, e passamos a individualizar ofertas. Expectativas

Ética A ética relaciona-se com o modo de viver no quotidiano e na sociedade. Contrariamente daquilo que se pensa, a ética não tem nada que ver com a moral. Ética Viver bem através do pensamento. Moral Obediência a normas, tabus, costumes culturais.

Negociação+Ética Na negociação a maioria das questões éticas está relacionada com o grau de honestidade, de abertura e de sinceridade que o negociador deve ter na sua relação com o seu oponente.

Condutas Éticas A conduta ética pressupõe generosidade; não é uma conduta hipócrita. Poder-se-á assim deduzir que a ética suscita juízos de consciência que pressupõem : - a não violentação de outrem; - o não tornar os outros infelizes ou injustiçados; - o abdicar do que não for justo e correcto.

Condutas Antiéticas Comportamentos que se desviem daquilo que é moralmente aceitável como correcto e justo. Lavagem de dinheiro

Exemplos de Comportamentos Antiéticos Processo Apito Dourado Processo Saco Azul Caso BPN

Suborno: Antiético O suborno consiste na prática de oferecer, prometer ou pagar a outrem, com a intenção que este deixe de se comportar eticamente com os seus deveres profissionais.

Bibliografia http://www.g-sat.net/o-pasquim-da-republica-914/caso-bpn-escandalo-e- impunidade-339940.html http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=622895 http://www.iseg.utl.pt/disciplinas/neti/NETI_Sumarios_01-10.pdf http://www.iseg.utl.pt/guia/20032004/G3-neti.pdf http://www.estg.ipleiria.pt/files/357013_Tipos%20de%20Negociaca_461e 6b3346246.pdf http://www.estg.ipleiria.pt/files/357013_4- %20Negociaca_461e6a849d057.pdf