Aquisição de Recursos Materiais

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Transcrição da apresentação:

Aquisição de Recursos Materiais 5 CAPÍTULO Aquisição de Recursos Materiais Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Recursos Materiais São os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia a dia, na elaboração do seu produto final ou na consecução do seu objetivo social. Estoques da empresa: Materiais auxiliares, matéria prima, produtos em processo e produtos acabados. Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Organização da Área de Compras Figura 5.1 Compras na Pequena e Média Empresa Sócio-gerente Administrativo e financeiro Vendas Produção Compras Administração geral Financeiro Pessoal Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Organização da Área de Compras Diretor Recursos humanos Compras Produção Administrativo Financeiro Vendas Secretária Folow-uo Matéria-prima Materiais auxiliares Figura 5.2 Compras na Empresa de Porte Médio Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva O Sinal da Demanda Forma sob a qual a informação chega à área de compras para desencadear o processo de aquisição de bem material ou patrimonial. Solicitação de compras MRP JIT Reposição periódica Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva O Sinal da Demanda Ponto de pedido Caixeiro viajante Contratos de fornecimento Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Solicitação de Compras Unidade solicitante: Nome/Logo da empresa Nº Material uso * interno * O.S. nº ________ Data: __/___/__ Solicitante: Aprovação: Compras: Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva MRP TEMPO DE ITEM ATENDIMENTOS EM SEMANAS ESTOQUE EM MÃOS A 1(1) 300 B 1(2) 1200 C 2(3) 0 D 2(4) 800 E 1 6000 F 2 3500 G 3 4500 ______________________________________________________________________________ (1) Tempo gasto para montar 1500 unidades (2) Tempo gasto para montar lotes com mais de 1000 unidades (3) Tempo gasto para montar lotes com mais de 1000 unidades (4) Tempo gasto para montar lotes com mais de 500 unidades Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Exemplo de MRP Projeção de demanda Plano de produção Software MRP Lista de materiais Lista de necessidades de materiais Consulta de estoques Há disponibilidade Libera fabricação Item fabricado ou comprado Libera fabricação do item Fábrica Libera compra Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Fornecedor

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Exemplo de MRP Produto A B (2) C (1) D (3) E (1) F (2) G (2) E (2) Figura 5.5 Estrutura Analítica do Produto A Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Exemplo de MRP Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Sistema JIT Um cartão ou um conjunto de cartões kanban pode dar início ao processo de compras. Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Sistema de Reposição Periódica Intervalo padrão pré fixado Quantidade a ser pedida: Q = estoque máximo - estoque atual Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Sistema do Ponto de Pedido Lote padrão de compra pré definido Ponto de pedido calculado: PP = consumo médio x tempo de reposição (atendimento) Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Caixeiro Viajante Visita de vendedor in loco para extrair pedido dos clientes. Sistema em extinção Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Contratos de Fornecimento Há um contrato entre cliente e fornecedor e, quando há necessidade do bem, o computador automaticamente emite e envia ordem de compra via EDI. Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Softwares de Planejamento e Controle Preparação das especificações  Identificação dos proponentes fornecedores Preparação das cartas-convites Entrega da solicitação de fornecimento acompanhada de todas as informações necessárias e suficientes para os proponentes elaborarem suas propostas Recebimento das propostas Análise e julgamento Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Softwares de Planejamento e Controle Negociações  Emissão do pedido de compra ou contrato de fornecimento Acompanhamento do fornecimento (follow-up) Recebimento Aprovação ou contestação Solicitação do pagamento ao fornecedor Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Limites de Aprovação Aprovações Diretor............................................... acima de 3ª SM Chefe de Departamento.................. de 1ª a 3ª SM Chefe de Seção................................ até 1ª SM Quadro 5.2 Exemplo de Limites para a Aprovação de Compras Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Pedido de Compras Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Quadro Comparativo de Propostas Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Parcerias “São cada vez mais numerosas as empresas a acordar para o fato de que as alianças vão ter importância primordial no futuro. As alianças estão evoluindo tão depressa, que ninguém pode mais fazer tudo sozinho.” James Houghton Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Parcerias Adversário Confiança mútua Parceria ganha-ganha COMAKERSHIP Relacionamento empresa / fornecedor e o impacto no lucro Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Evolução do Relacionamento Abordagem convencional - preço Melhoria de qualidade - qualidade Integração operacional - participação do fornecedor no projeto do produto e do processo, investimentos comuns em P&D Integração estratégica - Parceria real nos negócios. Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Comakership Gerenciamento comum dos procedimentos dos negócios Desenvolvimento de produtos e processos Engenharia simultânea QFD Fornecimentos sincronizados e qualidade assegurada. Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Avaliação de Fornecedores Custo Qualidade Pontualidade Inovação Flexibilidade Produtividade Instalações Capacitação gerencial e financeira Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Modelo de Avaliação de Fornecedores Quesitos Peso Relativo _____________________________________________________________________________________ PRODUTO Custo 10 Qualidade 14 Embalagem 7 Garantia 4 SERVIÇOS Pontualidade na entrega. 10 Presteza no atendimento 5 Cortesia no relacionamento 2 Qualidade na expedição e transporte 3 Assistência técnica pós-venda 5 ENGENHARIA Pesquisa 2 Grau de inovação 9 Flexibilidade nas alterações 4 INSTALAÇÕES Equipamentos 9 Prediais 3 Adequação do layout 3 ADMINISTRAÇÃO/FINANÇAS Relações humanas - ambiente de trabalho 5 Relacionamento comercial com clientes 3 Capacidade financeira 2 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Modelo de Avaliação de Fornecedores Aceitável como fornecedor...................................acima de 350 pontos Segunda chance, após implantação de melhorias....300 a 340 pontos Incapaz................................................................................0 a 229 pontos Quadro 5.6 Pontuação que os fornecedores devem alcançar Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Desenvolvimento de Fornecedores Avaliação prévia Diretrizes para programa de melhoria Treinamento e acompanhamento Interações constantes para melhoria de processos Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva Negociações O contrato resultante deve materializar todos os avanços e novos conceitos atingidos até então, entre eles: Exclusividade de fornecimento; Compromisso de abertura de planilhas; Repasse de ganhos com melhoria do processo; e Penalidades decorrentes de não cumprimento de prazos. Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva