Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaíssa Amaral da Fonseca Alterado mais de 8 anos atrás
1
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração por generalização a partir de casos particulares” *Conant,1951
3
CONCEITO DE SAÚDE DA OMS (1948) “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de doença ou enfermidade”
4
CONCEITO DE SAÚDE DA OMS (1976) “Pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, intelectuais e morais do homem tendo em conta e como principais factores a carga genética, o equilíbrio permanente com o ambiente biofísico e a sociedade.”
5
SAÚDE CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA, 1976 Todos os cidadãos portugueses passaram a ter direito à protecção da saúde através da criação de SNS, geral e gratuito (artigo n.º 64) Lei do Serviço Nacional de Saúde (SNS) Lei n.º 56 / 79 de 15 de Setembro Revisão Constitucional de 1989 acesso tendencialmente gratuito
6
SAÚDE / DOENÇA Saúde “ status com as características específicas: Processo dinâmico de adaptar-se a, e de lidar com o ambiente, satisfazer necessidades e alcançar o potencial máximo de bem-estar físico, mental, espiritual e social, não meramente a ausência de doença ou de enfermidade” (CIPE, 2006: 95).
7
SAÚDE / DOENÇA 1998 - Esforço para modificar a rigidez detectada na definição de saúde relacionada com o “estado de bem-estar” e inserir a palavra dinâmico e a dimensão espiritual (BoK, 2004) NOVA DEFINIÇÃO DE SAÚDE a propor à OMS Saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social e não apenas ausência de doença ou enfermidade (SEIN, cit. BOK, 2004). Maio de 1999 – Assembleia da WHO considerou que os termos “dinâmico” e “espiritual” suscitavam problemas de interpretação. A proposta à alteração continua em discussão(WHO,2001, cit. BOK, 2004).
8
SAÚDE Realidade Objectiva (Bom funcionamento do nosso corpo) Realidade Subjectiva (Forma de pensar e de a apresentar mentalmente) Fonte: SILVA (2002: 19)
9
O QUE É TER SAÚDE? Várias Respostas São Possíveis 1.Segundo Critérios objectivos Critério Morfológico Ausência de malformação, de lesão, que o corpo percebe e tecnicamente se explora Critério Etiológico Corpo isento de causas externas ou internas que provocam enfermidade (causas genéticas, agentes patogénicos) Critério Funcional As provas funcionais apresentam-se quantitativamente normais (circulatórias, renais, neurológicas e metabólicas). Critério utilitário Ter saúde é produzir, no serviço militar, no trabalho… É ser útil no cumprimento de uma actividade social Critério Comportamental É ter uma conduta normal na sociedade a que pertence É estar socialmente integrado
10
O QUE É TER SAÚDE? 2. Critério Subjectivo Sentimento de bem-estar Consciência da sua própria capacidade Segurança para continuar vivendo Consciência da sua fragilidade (sabe que a qualquer momento pode adoecer) 3. Critério sócio - Cultural O conceito de saúde e doença sofre variações consideráveis Nos diferentes meios culturais Por razões éticas individuais e sociais Por razões sócio económicas
11
SAÚDE CONCEITO DE SAÚDE REFLECTE: Valores Crenças Conhecimentos Actividades Cultura Partilhada por todos da sociedade Fonte: RIBEIRO (2005)
12
SAÚDE “Saúde com as características específicas: Imagem mental de se sentir bem, de equilíbrio, contentamento, amabilidade ou alegria e conforto, usualmente demonstrada por tranquilidade consigo próprio e abertura para as outras pessoas ou satisfação com a independência.” CIPE (2006: 95)
13
SAÚDE Bem – Estar Físico “…Imagem Mental de estar em boas condições físicas ou conforto físico, satisfação com controlo de sintomas tais como o controlo da dor ou estar contente com o meio físico envolvente” Bem-Estar Psicológico “… Imagem mental de estar em boas condições psicológicas, satisfação com o controlo do stress e do sofrimento” Bem-Estar Social “Bem-Estar” Bem-estar Espiritual “…Imagem mental de estar em contacto com o princípio da via, que atravessa todo o ser e que integra e transcende a sua natureza biológica e psicossocial”
14
“Baseia-se na experiência pessoal; Recorre a medidas positivas, não se caracterizando, apenas, pela ausência de medidas negativas; Inclui a avaliação global de todos os aspectos da vida das pessoas” DIENER (1984), cit. RIBEIRO (1998 Bem estar subjectivo
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.