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1 Marketing Promocional. 2 Plano Promocional 3 Considerações Iniciais  Plano de marketing da empresa  Plano promocional da empresa  Calendário promocional.

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1 1 Marketing Promocional

2 2 Plano Promocional

3 3 Considerações Iniciais  Plano de marketing da empresa  Plano promocional da empresa  Calendário promocional da empresa  Políticas de produto, de comunicação, de preço, de distribuição.  A Promoção pretendida é a MELHOR SOLUÇÃO ao problema ou para aproveitar uma oportunidade?

4 4 Estrutura do plano de promoção  Objetivo gerais do plano  Estratégia  Público-Alvo  Tipo da promoção  Tema  Período  Cobertura Geográfica  Mecânica Promocional  Premiação  Operacionalização  Legislação  Materiais de Apoio  Divulgação  Orçamento  Controle e Avaliação

5 5 Objetivos  O que pretendemos com a promoção  Sinergia com o Plano de Marketing  Claros  Executáveis  Mensuráveis / Qualificáveis  Pergunta importante: “Haverá contra-ataque da concorrência?”

6 6 Estratégia Promocional  Como vamos atingir os objetivos  Canais de distribuição precisam estar bem definidos  Definir o caminho promocional a ser adotado: –Promoção ao Consumidor –Promoção ao Comércio –Promoção ao Distribuidor  A Promoção pode ser mista: – EX: Promoção ao comércio com apoio de Incentivos à força de Vendas.

7 7 Público-Alvo (TARGET GROUP)  B2B / B2C / B2E / B2G –B2B | Business to Business (Empresa para empresa) –B2C | Business to Consumer (Empresa para consumidor) –B2E | Business to Employers (Empresa para os funcionários) –B2G | Business to Government (Empresa para órgãos governamentais) (Não se aplica em promoção)

8 8 Público - Alvo  Perfil comportamental e demográfico  Homogêneo ou Heterogênico  Pesquisar o que pode sensibilizá-los, motivá-los, ter valor percebido

9 9 Período  Qual periodicidade? (One shot / Uma ação ou Repetida?)  Qual duração (Dias / Semanas / Meses)  1º Mês = Atenção  2º Mês = Participação  3º Mês = Declínio  Dai em diante...  Exceção: Campanha de incentivo (Força de Vendas, Varejista) Se for maior de 4 meses dividir a promoção em ações distintas. (De 4 em 4 meses...)

10 10 Cobertura Geográfica  Eleger praça (Bairro, Cidade, Estado, Pais – Pdvs específicos)  Critérios –Mercado: Onde tenho potencial para crescer? Onde preciso neutralizar problemas? Onde a oportunidades não exploradas? –Verba: Onde tenho fôlego para fazer bem feito?

11 11 Tema  Adequando ao posicionamento da marca e do produto  Relevante / estimulante para o público (modismo, hobby, etc)  Criativo  Inédito  Chamativo

12 12 Mecânica Promocional  Ferramentas a serem utilizadas  Com esta mecânica promocional o que terei de fazer em relação a: –Legislação / Negociação com parceiros / Verba?  Fácil entendimento pelos participantes  Dimensionar o esforços (financeiro e tempo) para ser possível participar.  Grau de dificuldade da operacionalização (demandas de pessoal, tempo, fornecimento)  Fazer piloto / teste

13 13 Premiação  Pesquisar o que atende aos desejos / interesses dos participantes  Custo do prêmio ≠ Valor do prêmio  Sinergia com a marca (recall da marca)  Realizar pré-teste  Abordagem emocional justificável racionalmente

14 14 Operacionalização  Fluxograma com todas as fases da mecânica escolhida  Máximo de detalhes  Previsão de cenário (“E se ? ”)  Cada ação tem operacional diferente –Exemplos:  Brinde dentro da embalagem do produto, colocado manualmente na linha de produção.  O brinde já virá devidamente empacotado do fornecedor não necessitando de novo manuseio na fábrica  Caixa de embarque especial desenvolvida com texto alusivo à ação, contendo um código especial de venda para fazer jus ao desconto (não confundindo com o item normal de linha)

15 15 Operacionalização  Como o público será envolvido  Público interno: Comunicação interna (CI) / endomarketing – com todos os detalhes da ação, inclusive argumentos de vendas e “teatralização” do diálogo de vendas.  Público intermediário: broadside tamanho A4 sem dobras, impresso no papel couchê 90g a 4x1 cor a ser distribuído pela força de vendas e promoções  Público consumidor: cartazete em papel couche 120g, tamanho A3 impresso 4 x 0 cores. Faixa de gôndola no tamanho 40 x 4cm em papel couche 90g impresso em 2 x 0 cores

16 16 Sugestão de Check-List  Nome da promoção  Responsável Geral (Dados dos responsáveis – meios de contatos)  Produto envolvido (Posicionamento do produto)  Vantagem sob ponto de vista do Público-Alvo  Regulamento  Cronograma de atividades (Etapas)  Responsável por cada etapa (Dados dos resp. – contatos)  Equipe necessária para cada etapa  Fornecedores necessários para cada etapa (Tipo, cada etapa)  Parceiros envolvidos (Nome / pessoa de contato)

17 17 Sugestão de Check-List (continuação)  Orçamento geral e por etapa  Locais de armazenagem (Produtos, materiais e/ou prêmios)  Distribuição (Locais e prazos de recebimento/entrega dos produtos, materiais e/ou prêmios)  Forma de controle  Treinamento envolvido (Quem, como)  Autorizações e contratos  Divulgação (Datas, locais)

18 18 Legislação  Consultar texto: –AMPRO: Associação de Marketing Promocional

19 19 Legislação “Todos os participantes têm 100% de certeza de ganhar o prêmio?” “Os prêmios são iguais para todos?”  Sim: Não precisa de autorização especial. –Seguir código de ética do marketing promocional criado pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional)  Não: ------>

20 20 Legislação  Lei 5768 de 20/12/71 e decreto lei 70.951 de 09/08/72 (“Distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda, mediante SORTEIO. VALE-BRINDES, CONCURSO, ou OPERAÇÃO ASSEMELHADA”)  Certificação de autorização da Caixa Econômica Federal, Tabelionato de títulos e documentos, Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça - 60 dias antes do início da campanha – numeração impressa em todas as peças de comunicação.

21 21 Legislação – Concursos / Prêmios  Todos os prêmios precisam ser comprados previamente e devem estar expostos aos participantes  A mecânica precisa prever teste de inteligência, teste de cultura, previsão de cálculos ou competição de qualquer natureza  Deve proporcionar pluralidades de participantes e uniformidade nas condições de participação  O concurso pode ser condicionado a prova de compra (Sem significar séries ou coleções)  O local da promoção é livre. Porém deve ter acessibilidade os participantes

22 22 Legislação – Concursos / Prêmios  Valor total dos prêmios: –Nunca superior a 5% da média mensal da receita operacional relativa a “x” meses  Prazo de entrega dos prêmios : –Máximo 30 dias –Não reclamar em 180 dias caduca sua validade  Os produtos proibidos: –Medicamentos, armas e munições, explosivos, fogos de artifícios, bebidas alcoólicas, fumo e derivados. –No passado combustíveis e derivados de petróleo.

23 23 Legislação – Concursos / Prêmios  Planos Inviáveis: –Não são autorizados promoções que incentivem ou estimulem jogos de azar –Que proporcionem lucro exagerado a seus executores, que têm margem a serem transformados em exploração de sorteios –Concursos ou receitas como fonte de renda –Aqueles que, por sua estrutura, promovam o a falta de integração entre os participantes –Que importem em fator deseducativo para crianças.

24 24 Legislação – Vale Brinde  Emissão de vales-brindes deve ser numerada  Distribuição (geográfica) de vales-brindes proporcional à venda da produto  Valor Máximo do prêmio (individual), normalmente até duas vezes o maior salário mínimo (SRF pode autorizar valor maior) Informalmente 124 UFIR  O valor total dos prêmios (de todos) não deve ser maior que 500 vezes o salário mínimo  1 prêmio para cada 100.000 unidades distribuídas

25 25 Legislação – Sorteios  Os resultados devem obedecer a extração da Loteria Federal, ou combinação de números deste resultado  Outros tipos de extração podem se aprovadas pela Secretaria da Receita Federal (Difícil, complicado)  Não é permitido para produtos inferiores a 40% do salário mínimo

26 26 Materiais de Apoio  Obter visibilidade para a ação no PDV  Apoiar equipe de vendas  Divulgação nos canais de distribuição  Explicar a mecânica nos mínimos detalhes Ex: Folhetos, banners, móbiles, displays, cupons, adaptações de embalagens, cartazes, etc.

27 27 Divulgação  Envolver agência de propaganda para anúncios de TV, Rádio e mídia impressa – Tema, Timing  Etapas: –1) Conhecimento –2) Acompanhamento / Sustentação –3) Resultados / Premiação

28 28 Orçamento  Listar etapas  Mão de obra por etapa (próprias e terceirizadas), honorários benefícios, diárias.  Materiais de apoio (tipos/quantidade): Criação e produção  Mídia: Criação e produção  Autorizações / legislação: Impostos, advogados  Despesas de viagem  Despesas de telefonia/internet

29 29 Orçamento  Prêmios  Fretes/Distribuição  Estocagem  Fluxo de caixa (cronograma)  Verba de segurança  Seguros  Responsabilidade (quem arca com o que não foi previsto)  Ressarcimento por não-cumprimento do combinado  Condições de pagamento dos fornecedores

30 30 Aprovação e Contratos  Máximo detalhamento (condições, etapas, custos)  Data  Assinatura protocoladas  Consultas jurídicas

31 31 Acompanhamento e Controle  Check-list  Reuniões de equipe periódicas  Intercomunicação  Kit-emergência (autorizações, contratos, lista de contatos)  Avaliação ao fim de cada etapa  Pesquisa pós-promoção (erros/acertos)

32 32 Sugestão de Check-List  Nome da promoção  Responsável Geral (Dados dos responsáveis – meios de contatos)  Produto envolvido (Posicionamento do produto)  Vantagem sob ponto de vista do Público-Alvo  Regulamento  Cronograma de atividades (Etapas)  Responsável por cada etapa (Dados dos resp. – contatos)  Equipe necessária para cada etapa  Fornecedores necessários para cada etapa (Tipo, cada etapa)  Parceiros envolvidos (Nome / pessoa de contato)

33 33 Sugestão de Check-List (continuação)  Orçamento geral e por etapa  Locais de armazenagem (Produtos, materiais e/ou prêmios)  Distribuição (Locais e prazos de recebimento/entrega dos produtos, materiais e/ou prêmios)  Forma de controle  Treinamento envolvido (Quem, como)  Autorizações e contratos  Divulgação (Datas, locais)


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