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PublicouCláudia de Almeida Carreira Alterado mais de 8 anos atrás
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1 Marketing Promocional
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2 Plano Promocional
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3 Considerações Iniciais Plano de marketing da empresa Plano promocional da empresa Calendário promocional da empresa Políticas de produto, de comunicação, de preço, de distribuição. A Promoção pretendida é a MELHOR SOLUÇÃO ao problema ou para aproveitar uma oportunidade?
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4 Estrutura do plano de promoção Objetivo gerais do plano Estratégia Público-Alvo Tipo da promoção Tema Período Cobertura Geográfica Mecânica Promocional Premiação Operacionalização Legislação Materiais de Apoio Divulgação Orçamento Controle e Avaliação
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5 Objetivos O que pretendemos com a promoção Sinergia com o Plano de Marketing Claros Executáveis Mensuráveis / Qualificáveis Pergunta importante: “Haverá contra-ataque da concorrência?”
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6 Estratégia Promocional Como vamos atingir os objetivos Canais de distribuição precisam estar bem definidos Definir o caminho promocional a ser adotado: –Promoção ao Consumidor –Promoção ao Comércio –Promoção ao Distribuidor A Promoção pode ser mista: – EX: Promoção ao comércio com apoio de Incentivos à força de Vendas.
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7 Público-Alvo (TARGET GROUP) B2B / B2C / B2E / B2G –B2B | Business to Business (Empresa para empresa) –B2C | Business to Consumer (Empresa para consumidor) –B2E | Business to Employers (Empresa para os funcionários) –B2G | Business to Government (Empresa para órgãos governamentais) (Não se aplica em promoção)
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8 Público - Alvo Perfil comportamental e demográfico Homogêneo ou Heterogênico Pesquisar o que pode sensibilizá-los, motivá-los, ter valor percebido
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9 Período Qual periodicidade? (One shot / Uma ação ou Repetida?) Qual duração (Dias / Semanas / Meses) 1º Mês = Atenção 2º Mês = Participação 3º Mês = Declínio Dai em diante... Exceção: Campanha de incentivo (Força de Vendas, Varejista) Se for maior de 4 meses dividir a promoção em ações distintas. (De 4 em 4 meses...)
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10 Cobertura Geográfica Eleger praça (Bairro, Cidade, Estado, Pais – Pdvs específicos) Critérios –Mercado: Onde tenho potencial para crescer? Onde preciso neutralizar problemas? Onde a oportunidades não exploradas? –Verba: Onde tenho fôlego para fazer bem feito?
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11 Tema Adequando ao posicionamento da marca e do produto Relevante / estimulante para o público (modismo, hobby, etc) Criativo Inédito Chamativo
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12 Mecânica Promocional Ferramentas a serem utilizadas Com esta mecânica promocional o que terei de fazer em relação a: –Legislação / Negociação com parceiros / Verba? Fácil entendimento pelos participantes Dimensionar o esforços (financeiro e tempo) para ser possível participar. Grau de dificuldade da operacionalização (demandas de pessoal, tempo, fornecimento) Fazer piloto / teste
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13 Premiação Pesquisar o que atende aos desejos / interesses dos participantes Custo do prêmio ≠ Valor do prêmio Sinergia com a marca (recall da marca) Realizar pré-teste Abordagem emocional justificável racionalmente
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14 Operacionalização Fluxograma com todas as fases da mecânica escolhida Máximo de detalhes Previsão de cenário (“E se ? ”) Cada ação tem operacional diferente –Exemplos: Brinde dentro da embalagem do produto, colocado manualmente na linha de produção. O brinde já virá devidamente empacotado do fornecedor não necessitando de novo manuseio na fábrica Caixa de embarque especial desenvolvida com texto alusivo à ação, contendo um código especial de venda para fazer jus ao desconto (não confundindo com o item normal de linha)
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15 Operacionalização Como o público será envolvido Público interno: Comunicação interna (CI) / endomarketing – com todos os detalhes da ação, inclusive argumentos de vendas e “teatralização” do diálogo de vendas. Público intermediário: broadside tamanho A4 sem dobras, impresso no papel couchê 90g a 4x1 cor a ser distribuído pela força de vendas e promoções Público consumidor: cartazete em papel couche 120g, tamanho A3 impresso 4 x 0 cores. Faixa de gôndola no tamanho 40 x 4cm em papel couche 90g impresso em 2 x 0 cores
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16 Sugestão de Check-List Nome da promoção Responsável Geral (Dados dos responsáveis – meios de contatos) Produto envolvido (Posicionamento do produto) Vantagem sob ponto de vista do Público-Alvo Regulamento Cronograma de atividades (Etapas) Responsável por cada etapa (Dados dos resp. – contatos) Equipe necessária para cada etapa Fornecedores necessários para cada etapa (Tipo, cada etapa) Parceiros envolvidos (Nome / pessoa de contato)
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17 Sugestão de Check-List (continuação) Orçamento geral e por etapa Locais de armazenagem (Produtos, materiais e/ou prêmios) Distribuição (Locais e prazos de recebimento/entrega dos produtos, materiais e/ou prêmios) Forma de controle Treinamento envolvido (Quem, como) Autorizações e contratos Divulgação (Datas, locais)
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18 Legislação Consultar texto: –AMPRO: Associação de Marketing Promocional
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19 Legislação “Todos os participantes têm 100% de certeza de ganhar o prêmio?” “Os prêmios são iguais para todos?” Sim: Não precisa de autorização especial. –Seguir código de ética do marketing promocional criado pela AMPRO (Associação de Marketing Promocional) Não: ------>
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20 Legislação Lei 5768 de 20/12/71 e decreto lei 70.951 de 09/08/72 (“Distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda, mediante SORTEIO. VALE-BRINDES, CONCURSO, ou OPERAÇÃO ASSEMELHADA”) Certificação de autorização da Caixa Econômica Federal, Tabelionato de títulos e documentos, Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça - 60 dias antes do início da campanha – numeração impressa em todas as peças de comunicação.
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21 Legislação – Concursos / Prêmios Todos os prêmios precisam ser comprados previamente e devem estar expostos aos participantes A mecânica precisa prever teste de inteligência, teste de cultura, previsão de cálculos ou competição de qualquer natureza Deve proporcionar pluralidades de participantes e uniformidade nas condições de participação O concurso pode ser condicionado a prova de compra (Sem significar séries ou coleções) O local da promoção é livre. Porém deve ter acessibilidade os participantes
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22 Legislação – Concursos / Prêmios Valor total dos prêmios: –Nunca superior a 5% da média mensal da receita operacional relativa a “x” meses Prazo de entrega dos prêmios : –Máximo 30 dias –Não reclamar em 180 dias caduca sua validade Os produtos proibidos: –Medicamentos, armas e munições, explosivos, fogos de artifícios, bebidas alcoólicas, fumo e derivados. –No passado combustíveis e derivados de petróleo.
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23 Legislação – Concursos / Prêmios Planos Inviáveis: –Não são autorizados promoções que incentivem ou estimulem jogos de azar –Que proporcionem lucro exagerado a seus executores, que têm margem a serem transformados em exploração de sorteios –Concursos ou receitas como fonte de renda –Aqueles que, por sua estrutura, promovam o a falta de integração entre os participantes –Que importem em fator deseducativo para crianças.
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24 Legislação – Vale Brinde Emissão de vales-brindes deve ser numerada Distribuição (geográfica) de vales-brindes proporcional à venda da produto Valor Máximo do prêmio (individual), normalmente até duas vezes o maior salário mínimo (SRF pode autorizar valor maior) Informalmente 124 UFIR O valor total dos prêmios (de todos) não deve ser maior que 500 vezes o salário mínimo 1 prêmio para cada 100.000 unidades distribuídas
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25 Legislação – Sorteios Os resultados devem obedecer a extração da Loteria Federal, ou combinação de números deste resultado Outros tipos de extração podem se aprovadas pela Secretaria da Receita Federal (Difícil, complicado) Não é permitido para produtos inferiores a 40% do salário mínimo
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26 Materiais de Apoio Obter visibilidade para a ação no PDV Apoiar equipe de vendas Divulgação nos canais de distribuição Explicar a mecânica nos mínimos detalhes Ex: Folhetos, banners, móbiles, displays, cupons, adaptações de embalagens, cartazes, etc.
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27 Divulgação Envolver agência de propaganda para anúncios de TV, Rádio e mídia impressa – Tema, Timing Etapas: –1) Conhecimento –2) Acompanhamento / Sustentação –3) Resultados / Premiação
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28 Orçamento Listar etapas Mão de obra por etapa (próprias e terceirizadas), honorários benefícios, diárias. Materiais de apoio (tipos/quantidade): Criação e produção Mídia: Criação e produção Autorizações / legislação: Impostos, advogados Despesas de viagem Despesas de telefonia/internet
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29 Orçamento Prêmios Fretes/Distribuição Estocagem Fluxo de caixa (cronograma) Verba de segurança Seguros Responsabilidade (quem arca com o que não foi previsto) Ressarcimento por não-cumprimento do combinado Condições de pagamento dos fornecedores
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30 Aprovação e Contratos Máximo detalhamento (condições, etapas, custos) Data Assinatura protocoladas Consultas jurídicas
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31 Acompanhamento e Controle Check-list Reuniões de equipe periódicas Intercomunicação Kit-emergência (autorizações, contratos, lista de contatos) Avaliação ao fim de cada etapa Pesquisa pós-promoção (erros/acertos)
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32 Sugestão de Check-List Nome da promoção Responsável Geral (Dados dos responsáveis – meios de contatos) Produto envolvido (Posicionamento do produto) Vantagem sob ponto de vista do Público-Alvo Regulamento Cronograma de atividades (Etapas) Responsável por cada etapa (Dados dos resp. – contatos) Equipe necessária para cada etapa Fornecedores necessários para cada etapa (Tipo, cada etapa) Parceiros envolvidos (Nome / pessoa de contato)
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33 Sugestão de Check-List (continuação) Orçamento geral e por etapa Locais de armazenagem (Produtos, materiais e/ou prêmios) Distribuição (Locais e prazos de recebimento/entrega dos produtos, materiais e/ou prêmios) Forma de controle Treinamento envolvido (Quem, como) Autorizações e contratos Divulgação (Datas, locais)
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