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3ª Reunião da Rede de Controle Social - 2015 16/06/2015.

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Apresentação em tema: "3ª Reunião da Rede de Controle Social - 2015 16/06/2015."— Transcrição da apresentação:

1 3ª Reunião da Rede de Controle Social - 2015 16/06/2015

2 GOVERNO ITINERANTE Tudo no sentido de aproximar a administração do cidadão. “O Governo Itinerante é o governo perto das pessoas, que dialoga, escuta e atende com qualidade a população”, destaca o governador.

3 GOVERNO ITINERANTE Metodologia de Trabalho Na abertura do Governo Itinerante é apresentada toda a estrutura do Governo por meio do secretariado, sendo divulgadas todas as ações desenvolvidas na região, inclusive, com ordens de serviço assinadas in loco. Em seguida, o governador abre espaço para debate com o público, ouvindo os moradores da região, algumas perguntas são respondidas de imediato a partir do assessoramento dos secretários, daí, a importância da aproximação da ouvidoria com a gestão institucional para subsidiar esse processo.

4 GOVERNO ITINERANTE A Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Identificar as demandas do órgão na região  Realizar análise quantitativa e qualitativa  Apresentar relatórios e recomendações

5 GOVERNO ITINERANTE O que coletar?  Quais programas e projetos do órgão presentes na região?  A região possui equipamentos públicos gerenciados pelo órgão?  Quais os tipos de manifestações são relacionados com os programas, projetos e equipamentos presentes na região?  Quais as providências adotadas, a partir do posicionamento do órgão?

6 Ouvidoria Itinerante A Ouvidoria Itinerante busca atingir, dentro da perspectiva da estratégia Ouvidoria Ativa – ferramenta de inovação dentro da Gestão Pública – populações vivendo em condições de vulnerabilidade social, isto é, sem a possibilidade, por questões territoriais, culturais e/ou socioeconômicas, de terem acesso a programas, projetos e atividades que permitam o exercício da cidadania por meio de direitos e serviços garantidos pela Constituição Federal. Ouvidoria Geral do SUS GOVERNO ITINERANTE

7 Ouvidoria Itinerante A Ouvidoria Itinerante desempenha, portanto, um papel importantíssimo, pois congrega a comunicação e a escuta qualificada com o respeito à diversidade e à cultura desses territórios vulneráveis. Ouvidoria Geral do SUS GOVERNO ITINERANTE

8 O que coletar?  Quais programas e projetos do órgão presentes na região?  A região possui equipamentos públicos gerenciados pelo órgão?  Quais os tipos de manifestações são relacionados com os programas, projetos e equipamentos presentes na região?  Quais as providências adotadas, a partir do posicionamento do órgão?

9 GOVERNO ITINERANTE Ouvidoria em Números  Percentual de manifestações na região  Assuntos mais recorrentes  Equipamentos, Projetos e Programas mais demandados  Análise das demandas p/ Programa Orçamentário

10 GOVERNO ITINERANTE Ouvidoria em Números/Análise Qualitativa MUNICÍPIOCANAISTIPOASSUNTO CRATEÚSINTERNET: 47 TELEFONE: 17 PRESENCIAL: 01 TOTAL: 65 RECLAMAÇÃO: 35 SOLICITAÇÃO DE SERVIÇO: 17 CRÍTICA: 05 DENÚNCIA: 03 SUGESTÃO: 03 ELOGIO: 02 TOTAL: 65 PROGRAMA SUA NOTA VALE DINHEIRO: 17 VAZAMENTO EM VIA PÚBLICA: 03 CONDUTA DE SERVIDORES: 03 FALTA DE ÁGUA: 02 OUTROS: 40 TOTAL: 65 Considerando os projetos, programas e equipamentos na região, o número de demandas é satisfatório? A Ouvidoria do órgão é divulgada nesses equipamentos? Quais ações estão sendo realizadas para sanar a problemática nos assuntos apresentados?

11 Objetivos da Ouvidoria Itinerante Descentralização territorial da Ouvidoria; Ouvidoria Ativa; Estimular e Fortalecer a participação social; Educação Social; Divulgar os Canais de Comunicação; Aproximar a população do gestão. GOVERNO ITINERANTE

12 Canais utilizados pelos Cidadão Meio de Entrada2014 (jan a mai)2015 (jan a mai) Telefone 155 (SOU)8.69612.133 Internet (SOU)7.0676.092 Presencial (SOU)9301.164 E-mail (SOU)347180 Facebook (SOU)16172 Presencial (Ouvidoria SUS)2.7681.564 Presencial/Balcão (Arce)43 Fonte: Sistema de Ouvidoria – SOU, Relatórios Arce e Sesa A maioria dos atendimento realizados na forma presencial é oriunda da procura do cidadão pelo serviço de ouvidoria, não pelo fato da ouvidoria ir até a população (ativa). Os órgãos mais demandados por esse meio de acesso são Sesa e Issec. Salienta-se, que não se pode confundir atendimentos primários com o atendimento de ouvidoria. GOVERNO ITINERANTE

13 Acesso à Ouvidoria por Macrorregião Macrorregião% PopulaçãoMeios mais utilizado Região Metropolitana de Fortaleza0,29%Telefone 76,76% Cariri-Centro Sul0,11%Telefone 60, 77% Sobral-Ibiapaba0,04%Internet 51,95% Litoral Oeste0,05%Telefone 57,41% Litoral Leste-Jaguaribe0,06%Internet 60,25% Sertão Central0,06%Telefone 51,47% Sertão dos Inhamuns0,03%Internet 66,83% Baturité0,05%Internet 64,34% Fonte: Relatório Semestral de Ouvidoria 2014.1 A estatística foi realizada a partir das manifestações em que o usuário informou o município GOVERNO ITINERANTE

14 Alguns Órgãos/Entidades com atendimento descentralizado ADAGRI – ARCE – CAGECE – CBMCE – CEASA CGD – CGE – COGERH – DAE – DER – DETRAN EMATERCE – FUNECE – IDACE – IDECI – ISSEC METROFOR – POLÍCIA CIVIL – PEFOCE – S.D.A SCIDADES – SEAPA – SECULT – SEFAZ – SEJUS SEMA – SEMACE – SEPOD – SESA – SESPORTE SETUR – SOHIDRA – SRH – SSPDS - STDS GOVERNO ITINERANTE

15 Algumas Atividades/Ouvidoria Itinerante Sejus – Atendimento de Ouvidoria junto às unidades prisionais e unidades móveis da cidadania. Seapa – Atendimento de Ouvidoria junto às Colônias de Pescadores. STDS – Atendimento de Ouvidoria junto às Unidades Descentralizadas. SCidades – Atendimento de Ouvidoria junto aos Usuários/Clientes dos Projetos e Programas dos órgãos. Secult - Atendimento de Ouvidoria junto aos eventos/festejos culturais. Outros. GOVERNO ITINERANTE


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