A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA 19.03.2013 Encontro 3 - Dia 19.03.2013 Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA 19.03.2013 Encontro 3 - Dia 19.03.2013 Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo."— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA 19.03.2013 Encontro 3 - Dia 19.03.2013 Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo. Texto 5 – TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

2 REQUISITOS PARA UMA PESQUISA Problema Metodologia Referencial Teórico Problema: uma pergunta que se deseja responder; algo que nos intriga e desejamos conhecer melhor. Metodologia: decorre do problema formulado, isto é, o problema define a metodologia. Referencial teórico: teoria é filtro pelo qual se enxerga a realidade.

3 MÉTODO Método vem de meta, “ao longo de”, e hodós, via, caminho. É a ordem que se segue na investigação da verdade. Antecipações mentais pelas quais nos organizamos. (Aranha e Martins) Um modo ou uma maneira planejada e determinada para conhecer alguma coisa (Chauí) Percurso escolhido entre outros possíveis (Oliveira) Caminho seguro escolhido dentro da perspectiva do pesquisador (Oliveira) Bom método é o que nos permite conhecer verdadeiramente o maior número de coisas com o menor número de regras (Chauí)

4 MÉTODO É DIFERENTE DE METODOLOGIA MÉTODO = CAMINHO METODOLOGIA = COMO SEGUIREI NO CAMINHO Paulo Oliveira: metodologia – possibilidades explicativas dos diferentes métodos. Lakatos: metodologia responde às questões – Como? Com quê? Onde? Quanto (tempo, recursos)?

5 Ex: fazer uma viagem Decidir para onde (objetivo) – para Goiânia Qual caminho (método) escolherei? – ir pela BR 153, pois me dá mais segurança. Como irei (metodologia)? – vou de carro, ônibus, carona, alternativos. Procedimentos: levarei o quê? Depende do objetivo que tenho

6 POSITIVISMO (Augusto Comte) Método experimental – estudo dos fatos e das relações entre eles. Observação – coelhos com urina clara e ácida, e não turva e alcalina como a dos herbívoros Hipótese – os coelhos estão se alimentando do seu próprio sangue Experimentação – coelhos com alimentação herbívora e com alimentação carnívora. Grupo de controle: cavalos com alimentação idêntica. Generalização – em jejum todos os animais se alimentam de carne

7 FENOMENOLOGIA (Husserl) Redução fenomenológica – o fenômeno se apresentando em sua essência, puro, livre dos elementos pessoais e culturais do pesquisador Ideia fundamental – a intencionalidade. Descrever e não explicar ou analisar. A-histórica. 1º passo – epoché (suspensão), questionar o fenômeno colocando em suspenso nossas crenças e pressupostos 2º passo – redução fenomenológica – ver o fenômeno na sua essência, na sua pureza objetiva pela intuição. A essência é universal – intersubjetividade.

8 DIALÉTICA Materialismo: aspectos 1) Dialético – base filosófica 2) Histórico – ciência filosófica 3) Economia política O método se submete ao objeto; O método admite às contradições do objeto; Busca na formação sócio-econômica e nas relações de produção os fundamentos do que se estuda, as causas do problema, em suas múltiplas determinações. Categorias da dialética – totalidade, contradição, mediação, negação

9 TIPOS DE PESQUISA QUANTITATIVA: funcionalista, positivista exploratório experimental survey QUALITATIVA:fenomenológica e dialética teórica ou empírica tipo etnográfico: pesquisa-ação, pesquisa participante estudo de caso histórica intervenção colaborativa estudo de caso análise documental

10 O PROBLEMA NOS DIFERENTES MÉTODOS POSITIVISTA Tema: O fracasso escolar Delimitação do problema: O fracasso escolar nas escolas de ensino fundamental na cidade de Silvânia/Go Formulação do problema: Existem relações entre o fracasso escolar das escolas estaduais de ensino fundamental em Silvânia e o nível sócio-econômico da família, escolaridade dos pais, lugar onde a escola está situada, centro ou periferia, sexo dos educandos, anos de magistério e grau de formação dos professores?

11 FENOMENOLÓGICO Tema: O fracasso escolar Delimitação do problema: O fracasso escolar nas escolas estaduais de ensino fundamental da cidade de Silvânia/Go Formulação do problema: Quais são as causas, segundo a percepção dos alunos repetentes, dos pais e dos professores, do fracasso escolar e o significado que este tem para a vida dos estudantes que fracassam, segundo estes mesmos, os pais e os estudantes das escolas de ensino fundamental da cidade de Silvânia?

12 DIALÉTICO Tema: O fracasso escolar Delimitação do problema: O fracasso escolar nas escolas estaduais de ensino fundamental da cidade de Silvânia/Go Formulação do problema: Quais são os aspectos do desenvolvimento do fracasso escolar em nível local e regional e suas relações com o processo da educação e da comunidade e como se apresentam as contradições, primordialmente em relação ao currículo, formação e desempenho profissional dos professores e a situação de lugar da escola, centro ou periferia, dos alunos que fracassam, especificamente nas escolas de ensino fundamental de Silvânia?

13 Método – passos 1) abstrato – teoria 2) concreto 3) relação entre o concreto e o abstrato, a teoria e a prática 4) Precisar o abstrato no concreto 5) O modo de produção explica a realidade 6) Uso das categorias, das mais simples às mais complexas

14 Passos do método histórico dialético: 1) Do abstrato para o concreto pensado 2) Anterioridade do concreto 3) Relação categorias/real 4) A produção das abstrações mais gerais 5) A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco 6) A ordem das categorias

15 FIM DA AULA Obrigada! Kênia e Mirza


Carregar ppt "MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA 19.03.2013 Encontro 3 - Dia 19.03.2013 Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google