SAT ( Senior Apperception Technique) TESTE DE APERCEPÇÃO PARA IDOSOS E ADULTOS (Bellak & Bellak,1992) Compilação: Rita Gonzales (2006)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SAT ( Senior Apperception Technique) TESTE DE APERCEPÇÃO PARA IDOSOS E ADULTOS (Bellak & Bellak,1992) Compilação: Rita Gonzales (2006)"— Transcrição da apresentação:

1 SAT ( Senior Apperception Technique) TESTE DE APERCEPÇÃO PARA IDOSOS E ADULTOS (Bellak & Bellak,1992) Compilação: Rita Gonzales (2006)

2 SAT  O SAT foi elaborado pelos mesmos autores do CAT: Leopold Bellak e Sonya Sorel Bellak Bellak é professor emérito de psiquiatria no Colégio de Medicina Albert Einstein, New York

3 SAT  O autor lembra que a sociedade não está preparada para a explosão populacional de idosos que é uma tendência de nossa época. São inúmeros os problemas dos idosos: solidão, inutilidade, doença, desamparo, auto-estima rebaixada

4 SAT  Bellak ressalta que muito do que há em nossa cultura, com relação ao envelhecimento – socialmente, psicologicamente e economicamente – não precisaria existir e é diferente em algumas outras culturas

5 SAT  As gravuras criadas para o SAT são ambíguas o bastante para permitir a liberdade de respostas, mas tendem a refletir as situações e problemas tais como existem para os idosos

6 SAT  O enfoque dado por Bellak ao SAT baseia- se nos pressupostos de Pfeiffer e Busse: “Os distúrbios psicológicos que comumente ocorrem na velhice tendem a ser reações diretas simples a circunstâncias estressantes, utilizando mecanismos de defesa psicológicos relativamente simples, até mesmo primitivos...“

7 SAT (...)“Assim, as defesas mais notáveis nesse grupo etário são: fuga, negação, projeção e somatização; todos eles, mecanismos para lidar com a ansiedade, tornam-se disponíveis logo no início da vida. Às vezes nem mesmo esses mecanismos simples são usados por pessoas mais velhas e a ansiedade desperta por circunstâncias adversas é experimentada quase totalmente sem modificação” (Mental illness in later life, p. 110, apud Bellak, 1992)

8 SAT  O tipo de dados que o SAT pode coletar diz respeito às causas singulares e específicas e aos fatores desencadeadores de doenças da velhice  Verificar como o pânico, a depressão e outros fatores contribuem para o desenvolvimento de quadros psicopatológicos na velhice é essencial antes de uma intervenção psicoterápica propriamente dita

9 SAT SÍNTESE DA DESCRIÇÃO DAS GRAVURAS E RESPECTIVAS RESPOSTAS TÍPICAS LDESCRIÇÃORESPOSTA TÍPICA 1 Três personagens idosos discutindo. O do meio, frequentemente é visto como masculino Os temas giram em torno da interação social - duas mulheres competindo pela atenção de um homem, discussões ou referências a preparativos sociais

10 SAT SÍNTESE DA DESCRIÇÃO DAS GRAVURAS E RESPECTIVAS RESPOSTAS TÍPICAS LDESCRIÇÃORESPOSTA TÍPICA 1 Três personagens idosos discutindo. O do meio, frequentemente é visto como masculino Também têm sido introduzidos temas sobre sexo, adultério e rivalidade - entre pessoas mais velhas pelo filho ou filha ou por parte da mãe em relação à filha no que diz respeito a homens

11 SAT SÍNTESE DA DESCRIÇÃO DAS GRAVURAS E RESPECTIVAS RESPOSTAS TÍPICAS LDESCRIÇÃORESPOSTA TÍPICA 1 Três personagens idosos discutindo. O do meio, frequentemente é visto como masculino São introduzidos médicos. Também surgem temas onde dois dos personagens estão dando conselho ao terceiro que pode estar com problemas ou doente

12 SAT SÍNTESE DA DESCRIÇÃO DAS GRAVURAS E RESPECTIVAS RESPOSTAS TÍPICAS LDESCRIÇÃORESPOSTA TÍPICA 2 Preocupações de natureza financeira e temas orais assim como comentários a respeito do relacionamento entre os dois personagens

13 SAT SÍNTESE DA DESCRIÇÃO DAS GRAVURAS E RESPECTIVAS RESPOSTAS TÍPICAS LDESCRIÇÃORESPOSTA TÍPICA 3 Em primeiro plano, à direita, uma mulher idosa, à esquerda, um personagem um tanto indefinido segurando uma criança pequena; Além do prazer esperado de avós, essa cena estimula a competição pela atenção da criança - hostilidade entre as pessoas idosas e hostilidade velada em relação ao neto e os pais da criança

14 Recomendações para realização de entrevistas clínicas de triagem  TRIAGEM é um momento clínico, no qual o psicólogo escuta o que demanda o sujeito, atento ao modo como este se coloca frente à queixa. É também o primeiro momento em que o paciente é informado das normas de funcionamento institucional, condição para que confirme ou não a sua escolha

15 Recomendações para realização de entrevistas clínicas de triagem  Triagem é:  Escuta  Acolhiment o  Informação  Encaminhament o  Seleçã o

16 1. DADOS A SEREM OBTIDOS  O primeiro cuidado que o triador deve ter ao receber um paciente para triagem é informá-lo, na primeira oportunidade, que sua função, como representante da Instituição, é coletar alguns dados e esclarecer o funcionamento da Instituição, permitindo que ele tenha o encaminhamento mais adequado possível

17 1. DADOS A SEREM OBTIDOS É indispensável ressaltar que você poderá não ser o responsável pelo atendimento do paciente, pois, o encaminhamento só deverá ser indicado após a conclusão da triagem

18 1. DADOS A SEREM OBTIDOS 1.1 Verificar se o paciente já foi atendido anteriormente na Instituição Se este for o caso, assim que possível, sua ficha será resgatada do arquivo morto e seus dados atualizados. A existência de um prontuário anterior não dispensa a triagem, pelo contrário, devem ser minuciosamente verificadas as condições em que ocorreu a desistência do atendimento anterior (se for essa a situação que se apresenta), pois, esta verificação servirá ao manejo clínico do caso

19 1. DADOS A SEREM OBTIDOS 1.2 Preencher e/ ou revisar detalhadamente as informações constantes na ficha de inscrição e de triagem Trata-se de dados objetivos, imprescindíveis para a comunicação com o paciente; caracterização da clientela que está sendo atendida na Instituição; e posteriores pesquisas

20 1. DADOS A SEREM OBTIDOS 1.3 Registrar quem comparece à triagem e quem informa sobre o paciente  Se o paciente for uma criança, investigar sucintamente condições da gravidez e parto, assim como, seus dados evolutivos (idade em que começou a andar e a falar, doenças durante seu desenvolvimento, etc.) É importante também verificar quem será o responsável pela inscrição do paciente, caso seja menor de idade

21 1. DADOS A SEREM OBTIDOS 1.4 Queixa: verificar o que traz o paciente à Instituição A averiguação detalhada sobre a queixa do paciente serve como subsídio para o encaminhamento mais adequado, isto é, para a verificação sobre as condições de absorção do paciente na Instituição, ou derivação para outro local de atendimento.

22 1. DADOS A SEREM OBTIDOS 1.4 Queixa: verificar o que traz o paciente à Instituição Registrar qual é a percepção do paciente e/ou responsável em relação àquilo de que se queixa e a representação a respeito da Instituição, ou seja, o que espera da Instituição e/ou por que procurou esta Instituição

23 1. DADOS A SEREM OBTIDOS 1.5 Fonte encaminhadora: verificar como o paciente soube do atendimento na Instituição, ou quem o encaminhou No caso de encaminhamento formal por outro profissional ou instituição, o triador poderá ter que entrar em contato com a fonte encaminhadora e, posteriormente, realizar a devolução de informação que for necessária

24 1. DADOS A SEREM OBTIDOS 1.5 Fonte encaminhadora O contato com a fonte encaminhadora pode se mostrar fundamental quanto ao esclarecimento de dúvidas relativas ao motivo da solicitação, o que permite definir a possibilidade da demanda ser realmente atendida pela Instituição

25 1. DADOS A SEREM OBTIDOS 1.6 Fonte encaminhadora IMPORTANTE: Caso o paciente traga um encaminhamento por escrito, ou laudo psicológico realizado em outro centro de atendimento, ou qualquer documento dessa natureza, deverá ser recolhido pelo triador e anexado ao prontuário que será aberto para o paciente na Instituição

26 1. DADOS A SEREM OBTIDOS 1.6 Verificar a passagem do paciente por outros trabalhos da natureza do que está buscando na Instituição Em caso afirmativo, questionar o(s) motivo(s) da interrupção ou paralelismo, quando for o caso. Esta averiguação é importante na medida que pacientes com histórico de interrupções em processos de atendimento psicológico, tendem a repetir este comportamento e, para tentar evitá-lo, torna-se necessária uma atenção especial para os motivos implícitos

27 1. DADOS A SEREM OBTIDOS 1.7 Caso o paciente se refira a internamento em instituições psiquiátricas Perguntar sobre medicação e o tempo de internamento. Este é mais um dado que será utilizado como subsídio para o encaminhamento mais apropriado do paciente, permitindo, por exemplo, inferir sobre casos de psicose, que requerem procedimentos técnicos específicos

28 1. DADOS A SEREM OBTIDOS 1.8 Verificar a emergência da situação clínica Geralmente, o procedimento de encaminhamento dos pacientes obedece à ordem de inscrição dos mesmos. Entretanto, caso se verifique que é uma situação emergencial, o caso poderá ser encaminhado imediatamente, desde que haja um estagiário disponível para realizar o atendimento e concordância do seu professor-supervisor ATENÇÃO: A emergência da situação deverá ser discutida em supervisão

29 1. DADOS A SEREM OBTIDOS 1.9 Situação sócio-econômica Investigar, sucintamente: ➢ quantos são na família ➢ quem trabalha ➢ quem colabora com as despesas

30 2. DADOS A SEREM INFORMADOS 2.1Não gratuidade dos trabalhos realizados Informar ao paciente da existência de um valor a ser pago pelo atendimento. Esclarecer que, considerando a situação sócio- econômica de cada paciente, o valor não constitui impedimento para realizar-se o atendimento, que será sempre viabilizado

31 2. DADOS A SEREM INFORMADOS 1.4 Faltas Informar ao paciente que três faltas consecutivas, sem justificativa, geram o encerramento do atendimento, fato após o qual o paciente poderá voltar a ser atendido na Instituição, porém, deverá aguardar novo período de inscrição. Portanto, sempre que houver um impedimento de comparecer ao horário marcado, ele deverá contatar com a Instituição, avisando e/ou justificando a falta, com a máxima antecedência


Carregar ppt "SAT ( Senior Apperception Technique) TESTE DE APERCEPÇÃO PARA IDOSOS E ADULTOS (Bellak & Bellak,1992) Compilação: Rita Gonzales (2006)"
Anúncios Google