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Hiperatividade: verdades e mitos Instituto Evoluir – 06/03/2008 Camila Ramos Moreira Fonoaudióloga.

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1 Hiperatividade: verdades e mitos Instituto Evoluir – 06/03/2008 Camila Ramos Moreira Fonoaudióloga

2 O que é Hiperatividade? Um transtorno que causa comprometimento funcional na vida acadêmica, profissional e relacional dos indivíduos acometidos

3 Acometem de 3 a 6% das crianças em idade escolar Numa relação de 9 meninos / 1 menina Causas diversas Relação entre fatores orgânicos e fatores ambientais O que é Hiperatividade?

4 Características principais O que é Hiperatividade? Hiperatividade Desatenção Impulsividade

5 “ Um transtorno ou um extremo do desenvolvimento normal?” O que é Hiperatividade? Golfeto & Barbosa, 2003 < agitação > hiperatividade Atividade adequada

6 TDAH Transtorno do Défict de Atenção e Hiperatividade

7 A questão do Diagnóstico Diferenças culturais, de métodos, escalas, dos informantes e de idade.

8 3 tipos distintos: Predominantemente DESATENTO Predominantemente HIPERATIVO/IMPULSIVO Tipo COMBINADO TDAH

9 As funções executivas ( lobo frontal) Um conjunto de atividades altamente sofisticadas, que capacitam o indivíduo no desempenho de ações voluntárias, independentes, autônomas, auto- organizadas e orientadas para metas específicas. TDAH

10 Englobam os processos responsáveis por: Focalizar Direcionar Regular Gerenciar Integrar as funções cognitivas, emocionais e comportamentais, para realização de tarefas simples de rotina e resolução de problemas novos

11 Abrangem comportamentos que incluem: Gerar intenções Iniciar ações Selecionar alvos Inibir estímulos competitivos Planejar e prever meios de resolver problemas complexos, Antecipar conseqüências Mudar as estratégias de modo flexível, qdo necessário, Monitorar o comportamento passo a passo, comparando os resultados parciais com o plano original

12 Os sintomas: -Bebês que se mexiam muito na barriga, irritadiços, chorando muito nos primeiros meses de vida, movendo-se durante o sono e acordando várias vezes durante a noite. -Crianças mais agitadas que as outras da mesma idade. -Quebram os brinquedos com facilidade. -Perdem o interesse rapidamente por brinquedos e situações..

13 -Necessitam sempre de novos estímulos. -Machucam-se com muita freqüência ( desajeitadas/desastradas). -Dificuldade com as noções de espaço e tempo -Perdem coisas com facilidade -Distraem-se facilmente -Não conseguem acompanhar instruções longas -Rendimento escolar abaixo do esperado

14 DSM- IV Manual Diagnóstico e Estatístico das Doenças Mentais F.90 Transtornos Hipercinéticos Nota: exige a presença inquestionável de níveis anormais de desatenção, hiperatividade e inquietação, persistentes ao longo do tempo e não causadas por outros transtornos como autismo e/ ou transtornos afetivos

15 G1- Desatenção. Pelo menos 6 dos sintomas tem persistido por pelo menos 6 meses, em um grau diferente das crianças de mesma idade (1)Com freqüência falha em prestar atenção em detalhes ou comete erros por descuido em trabalhos escolares, atividades laborativas ou outras; (2)Com freqüência falha em manter a atenção em atividades lúdicas; (3)Com freqüência parece não ouvir o que está sendo dito; (4)Com freqüência falha em seguir instruções a termo ou em concluir trabalhos escolares, afazeres ou obrigações no local de trabalho (não decorrente de comportamento de oposição ou em entender as instruções); (5)Tem, com freqüência, comprometimento na organização de tarefas; (6)Com freqüência evita ou desgosta intensamente de tarefas tais como deveres escolares, que exigem manutenção do esforço mental; (7)Com freqüência perde coisas necessárias para certas tarefas como anotações escolares, lápis, livros, brinquedos ou ferramentas; (8)É, com freqüência, facilmente distraído por estímulos externos; com freqüência esquece coisas no decorrer da atividade.

16 G2-Hiperatividade. Pelo menos 3 dos sintomas tem persistido por pelo menos 6 meses, em um grau diferente das crianças de mesma idade (1)Com freqüência mexe desassossegadamente as mãos ou os pés ou se contorce no assento; (2)Levanta do lugar na sala de aula ou em outras situações que se espera permanecer sentado; (3)Com freqüência corre excessivamente de lá pra cá ou sobe nos objetos em situações inadequadas ( em adolescentes ou adultos, apenas sentimentos de inquietação podem estar presentes); (4)É com freqüência indevidamente barulhento em brincadeiras ou tem dificuldade de se ocupar tranquilamente em atividades de lazer; (5)Exibe um padrão persistente de atividade motora excessiva que não é substancialmente modificado pelo contexto ou demandas sociais;

17 G3-Impulsividade. Pelo menos 1 dos sintomas tem persistido por pelo menos 6 meses, em um grau diferente das crianças de mesma idade (1)Com freqüência responde sem pensar, antes que as questões tenham sido completadas; (2)Com freqüência falha em esperar ordem ou aguardar sua vez em jogos ou situações de grupo; (3)Com freqüência interrompe ou se impõe aos outros (p.ex. intromete-se nas conversas ou jogos alheios); (4)com freqüência fala excessivamente sem o devido respeito ás restrições sociais;

18 G4- O início do transtorno não ultrapassa a idade de 7 anos. G5- Invasividade. Os critérios devem ser satisfeitos para mais do que uma situação isolada, p.ex. a combinação de desatenção e hiperatividade tanto em casa quanto na escola quanto em outro ambiente onde a criança seja observada, tal como uma clínica. Evidências de comprometimento de várias situações exigirão normalmente informações de mais de uma fonte; relato dos pais a respeito do comportamento em sala de aula, provavelmente não serão suficientes.

19 G6- Os sintomas em G1 e G3 causam angústia clinicamente significativa ou comprometimento no funcionamento social, escolar ou ocupacional. G7- O transtorno não satisfaz os critérios para transtornos invasivos do desenvolvimento (F84), episódio maníaco (F30), episódio depressivo (F32) ou transtorno ansiosos).

20 F90.0 Perturbação da atividade e atenção Os critérios gerais para transtorno hipercinético (F90) devem ser satisfeitos, mas não aqueles de transtorno de conduta ( F91)

21 Os 3 tipos diferem nos padrões emocionais, comportamentais e no funcionamento cognitivo

22 O TOD, uma questão importante! O transtorno desafiador de oposição caracteriza-se por: Comportamento desafiador Opositivo Implicante com figuras de autoridade (pais, professores e colegas) - Sem delitos graves (roubos, agressões )

23 Acomete de 35% a 65% dos indivíduos com TDAH Mentiras freqüentes, fuga de casa, furtos leves, crueldade com animais, ausência da escola.

24 A questão da Linguagem e da Comunicação no Transtorno Dificuldades em elaborar o discurso Dificuldade em perceber o conhecimento de mundo do interlocutor ( dar as informações necessárias) Dificuldades de memória Dificuldades de organizar as informações (semântica) Dificuldades de contar eventos e histórias Alterações de fluência da fala Dificuldade em estruturação de textos e idéias.

25 Através da linguagem a criança é capaz de entender o mundo, organizar suas idéias e expressar seus desejos, sentimentos e vontades. Desde o nascimento os pais ajudam a criança a traduzir os estímulos à sua volta, dando significado aos eventos e objetos do meio ambiente.

26 Pensando alternativas para lidar com o problema. Atividades físicas específicas pra cada criança Ambientes adequados para cada atividade Comunicação pais/filhos adequada ( a disponibilidade dos pais) Acompanhamento Profissional e/ ou medicamentoso para a criança e os pais A questão da organização e da rotina

27 E-mail: fga.camilamoreira@gmail.com


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