A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016."— Transcrição da apresentação:

1 1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016

2 Conteúdos:  PLANO DE TRABALHO  AVALIAÇÃO Objetivos: Retomar com os Professores Coordenadores a importância do Plano de Trabalho para orientar as ações no decorrer de 2016. Refletir com os Professores Coordenadores a importância da avaliação para o processo de ensino e aprendizagem.

3 BOM DIA!!!

4  RESGATE DA ÚLTIMA FORMAÇÃO ACERCA DO TEMA ;  O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM;  PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO;  AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E SUAS RECOMENDAÇÕES;  A DEVOLUTIVA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM FORMAÇÃO 2014 - AVALIAÇÃO

5  O QUE É AVALIAR SEGUNDO ALGUNS TEÓRICOS;  PARA QUE AVALIAR (LEGISLAÇÃO)?;  POR QUE AVALIAR (OBJETIVOS)?;  INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (EXEMPLOS);  CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO;  REFLEXÃO.

6

7 Leitura compartilhada do texto: A ESCOLA DOS ANIMAIS A ESCOLA DOS ANIMAIS REFLEXÃO

8

9 Somos Avaliadores Natos

10 DISPOSIÇÃO DO AVALIADOR

11 O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM  Avaliar um educando implica em acolhê-lo na sua totalidade;  Acolher a situação da forma em que se encontra;  A disposição de acolher está no sujeito do avaliador e não no objeto avaliado;

12  O avaliador é o responsável pelo rumo da relação;  Imagine um médico sem disposição para acolher o seu paciente no estado em que está  Acolher é um estado psicológico oposto ao excluir (avaliação X exame)

13 Como ser o avaliador da aprendizagem do outro?

14 Atividade 1 – 30 min  Como agimos se......no início do ano letivo, recebemos uma classe de 6º ano, do Ensino Fundamental, com alunos oriundos de duas escolas da rede municipal, entre 10 e 12 anos... ou... uma classe de 1º ano, do Ensino Médio, com alunos vindos da Rede municipal e da Rede Estadual (a própria escola ou outras) entre 14 e 16 anos. Assinale as ações que você, professor, realizaria na primeira semana de aula, observando a ordem de execução e a justificativa que daria para cada opção escolhida.

15 OPÇÕES...  a) Utilização do Caderno do Aluno.  b) Uso do Livro Didático (escolha PNLD)  c) Avaliação diagnóstica (atividade para coletar informações sobre a aprendizagem de cada um).  d) Avaliação somativa ou classificatória (atividade para nota com o objetivo de distribuir os alunos em grupos).  e) Sondagem acerca da aprendizagem no ano anterior (5º ano e 9º ano).  f) Revisão baseada no que é esperado do aluno para o determinado ano/série que se encontra.

16 Refletimos que... Anotações...

17 VOCÊ SABE COMO A AVALIAÇÃO APARECE NO CADERNO DO PROFESSOR?

18 PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO

19

20

21 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA A avaliação diagnóstica é constituída por uma sondagem, projeção e retrospecção da situação de desenvolvimento do aluno, dando-lhe elementos para verificar o que aprendeu e como aprendeu. É uma etapa do processo educacional que tem por objetivo verificar em que medida os conhecimentos anteriores ocorreram e o que se faz necessário planejar para selecionar dificuldades encontradas.

22 AVALIAÇÃO PROCESSUAL Você já ouviu falar em avaliação processual ? Sinônimo de avaliação formativa ou contínua, ela indica a prática de examinar a aprendizagem ao longo das atividades realizadas em sala de aula: produções, comentários, apresentações, criações e trabalhos em grupos.

23 AVALIAÇÃO FORMATIVA Também chamada de avaliação para as aprendizagens, a avaliação formativa tem seu foco no processo ensino-aprendizagem. Alguns teóricos chegam a nomear essa modalidade com o nome de avaliação formativa diagnóstica. A avaliação formativa não tem finalidade probatória e está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação.

24 AVALIAÇÃO SOMATIVA A avaliação somativa pretende ajuizar o progresso realizado pelo aluno no final de uma unidade de aprendizagem, no sentido de aferir resultados já colhidos por avaliações do tipo formativa e obter indicadores que permitem aperfeiçoar o processo de ensino.

25 Avaliar consiste em...

26

27

28 O que fazer com o diagnóstico???

29 ...DECIDIR

30 Ao decidir, temos que levar em conta a constatação obtida pelo diagnóstico e como orientar o meu aluno durante o percurso da sua aprendizagem, levando em conta o objetivo que preciso atingir, já disposto em meu planejamento inicial. Ou seja...

31 ...como posso articular a aprendizagem dos meus alunos com o resultado por eles apresentados?

32

33

34

35

36

37

38 ...e a Avaliação da Aprendizagem em Processo?

39

40

41

42

43

44

45  A análise das respostas, além de ser uma metodologia de pesquisa, pode ser, também, enfocada como uma metodologia de ensino, se for empregada na sala de aula como “trampolim para a aprendizagem”  (Borasi, 1985)

46 DEVOLUTIVA Como corrigir os erros dos alunos com o objetivo de ajudá-los a avançar? Uma boa correção de prova é aquela na qual o professor trabalha os resultados da classe para orientar a melhor forma de superar as dificuldades.

47 DEVOLUTIVA Prova Objetiva Correção oral com observações nas potencialidades e resgate de alguns conceitos para recuperar as defasagens. Conduzir o aluno a revisitar conceitos já apresentados.

48 DEVOLUTIVA Produção Textual Correção prévia com registro de potencialidades e dificuldades. Resgate de conceitos com base nas fragilidades registradas (pontuação, coesão, coerência, ausência de informação e etc.) Correção com abas indicando o que o texto precisa recuperar.

49 Atividade 2... Como você faria a devolutiva aos alunos para as seguintes atividades? Trabalho em grupo Produção textual Prova objetiva

50 SOCIALIZAÇÃO...

51 DEVOLUTIVA

52

53

54

55 Exemplificando - Produção Textual...  Disserte acerca do seu posicionamento sobre as Redes Sociais

56 Correção por abas Indica o trecho que necessita de reescrita e, após alguns conceitos revisitados, o aluno reescreve seu texto de acordo com a devolutiva. O aluno deve ser sempre o autor da sua escrita e reescrita.

57 DEVOLUTIVA

58 Atividade 3...

59

60

61

62

63 Socialização dos grupos e fechamento da atividade 3 pelo formador...

64

65

66 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-processual-raio- x-ensino-aprendizagem-sala-aula-785960.shtmlhttp://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-processual-raio- x-ensino-aprendizagem-sala-aula-785960.shtml - Acessado em 13/03/2015 http://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-nota-10- 424569.shtmlhttp://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-nota-10- 424569.shtml Acessado em 12/03/2015 http://curriculo-e-praticas-pedagogicas.webnode.com/ SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Comentários e Recomendações Pedagógicas. Disponível em: http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/intran et http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/intran et  LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

67  HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001  VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança: por uma praxis transformadora.São Paulo: Libertad, 2003  ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998

68

69 REFLEXÃO


Carregar ppt "1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google