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Metodologia da Pesquisa 2015/2 PPG Música em Contexto – UnB Profa. Isabel Montandon Colaboradora: Profa. Delmary V. Abreu PPG Música em contexto – UnB.

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1 Metodologia da Pesquisa 2015/2 PPG Música em Contexto – UnB Profa. Isabel Montandon Colaboradora: Profa. Delmary V. Abreu PPG Música em contexto – UnB Profa. Delmary V. abreu

2 O Que fazem os pesquisadores O que fazemos como pesquisadores quando construímos textos de pesquisa? O que fazemos quando começamos a pensar sobre a escrita de nosso trabalho? Como saber se nosso interesse pela pesquisa é algo além do pessoal ou trivial? Como podemos saber se alguém está interessado? Será que a nossa pesquisa faz diferença?

3 O que fazem os pesquisadores As questões de significado, relevância e propósitos são questões sobre quem, por que, o que, como, contexto, e forma. Para quem iremos escrever? O que estamos tentando cobrir (lacunas)? Quais contextos pessoais, práticos, e teóricos dão significados para a pesquisa e para seus resultados? Quais formas nosso texto final de pesquisa terá? O lugar para começarmos nossa discussão é o tópico da justificativa, uma vez que somos cobrados durante a pesquisa a justificá-la

4 Fenômeno ( o quê)? 1) Curiosidade particular, denominado como problema ou questão de pesquisa. Questões e problemas carregam consigo a qualidade de definir e a expectativa de soluções. Há também a ideia (hermenêutica) o senso de( re)buscar, reformulação contínua. Assim perguntas como: Sobre o que é a sua pesquisa? Qual é a experiência de seu interesse como pesquisador? Ao mergulhar na complexidade do campo percebemos que o fenômeno não estava tão claro no início, mas também eles mudam dependendo de como estruturamos seus contextos e nossas posições como pesquisadores dentro desses contextos.

5 TEMA ou ASSUNTO O que está pesquisando? – Assunto Sobre o que você escreve? – Tema Transformar o TEMA em tópicos (conceituação

6 TÓPICOS FORMA é interrogativa – Passos: 1) Quem fala desse assunto? Como foi abordado? 2) Fazer um ENSAIO – O que é? (se refere a conceituação, a definiçao) – leva ao conhecimento descritivo. 2.1) Ver se esse tema já está limitado para ser abordado 3) Converter isso em tópicos

7 TÓPICOS 1) Área de interesse científico (É dentro dessa área que o problema deverá ser limitado) Ter claro: Qual é o objeto de estudo da área? 2) Tornar o problema concreto e explícito, possível de ser pesquisado.

8 OBJETO DE PESQUISA Definiçao: (OB) = diante de JACTUM = lançado Objeto = sinônimo de problema Problema = dificuldade, desafio, obstáculo, capacidade humana para solucionar OBJETO = Matéria sobre a qual se ocupa o pensamento, o discurso Ex: objeto de pesquisa da área de Educação Musical. Ao lado desse objeto tratamos de tais e tais problemas.

9 O Objeto é a delimitação do tema Definição de objeto de pesquisa: o objeto de pesquisa, portanto, “é uma parcela (um aspecto) da realidade, na qual concentra-se nosso interesse de conhecimento, e que não pode ser explicada de forma imediata ou sem utilização da teoria” (Dieterich, 1999, p. 64).

10 DEFINIÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO Um aspecto fundamental quando vamos definir nosso tema de pesquisa é lembrar que uma das características da ciência é que ela se restringe àquilo que pode ser “testado”, entendido num sentido amplo, ou àquilo que é passível de investigação. O que não for “testável”, mesmo que relevante – questões como: Deus existe? O ser humano é essencialmente bom ou ruim?, por exemplo – escapa do âmbito da discussão científica. “A ciência é a arte do solúvel” (Medawar, apud Spector, 2001, p. 4); “a ciência trafega por questões respondíveis, não por cada devaneio da mente humana” (Gould, apud Spector, 2001, p. 4).

11 CONSTRUÇÃO DO OBJETO É a fase da problematização Para afunilar o problema é preciso afunilar os conceitos para atingir o máximo de delimitação e precisão na formulação do problema. TEMA>TÓPICO>OBJETO>PESQUISA

12 2. Transformação do tema em objeto de pesquisa: É preciso transformar esses temas – como enunciados amplos – em objetos de pesquisa, isto é, é preciso delimitá- los como fenômenos reais, que existem no mundo independentemente do interesse do pesquisador em conhecê-lo.

13 ETAPA 1: DEFINIÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO 1. Interesse de conhecimento / definição do tema: A primeira dessas etapas é a definição do tema da pesquisa, do nosso interesse de conhecimento. Preciso definir o que pretendo pesquisar, o que me interessa, o que gostaria de saber.

14 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 1) Imersão sistemática; observação sistemática do objeto; 2) Estudo da literatura já existente; 3) Discussão com pessoas que já acumularam experiência prática nesse campo de estudos;

15 PROBLEMATIZAÇÃO Sempre ater-se ao contexto e agir para ele; Enfrentá-lo dinamicamente e com flexibilidade, pois a melhor estratégia para assumir a realidade é assumir as mesmas armas que ela tem; Agir operacionalmente (uma operação para cada caso, no momento que se apresenta;

16 COMO FAZER EMERGIR O PROBLEMA? O problema surge da constratação entre conhecimento existente do pesquisador e a realidade enfrentada O conhecimento existente 1) não explica a realidade 2) não descreve aquela realidade 3) não dá para interpretar àquela realidade Conhecimento do pesquisador X conhecimento disponível, acessível Daí nasce o problema, a pergunta

17 DELIMINTANDO O PROBLEMA 1) Formulação espontânea; 2) Confronto: fazer no contorno da formulação o LUGAR e a FORMA que ocupará o futuro problema (desenhar o esboço, a figura) 3) Formulando perguntas 4) NATUREZA DO PROBLEMA Conhecimento que se quer alcançar (explicativo, descritivo, interpretativo. Ver se a pergunta se refere a conceito, definição, causalidade, quantidade, comparação, diferença; 5) Escrever uma resposta para cada pergunta, usando marco teórico 6) Decidir quais perguntas são relevantes, quais selecionar 7) Fazer de cada resposta uma proposição bem definida PerguntasReferências

18 QUADROS INTERROGATIVOS O QUE? O QUE É?Conceituação e Definições Conhecimento descritivo COMO?Modo, maneira, qualidadeConhecimento interpretativo POR QUÊ?Causalidade, razão, motivoConhecimento explicativo QUANDO?TempoConhecimento histórico QUAL? QUAIS?ClassificaçãoConhecimento descritivo QUANTO? QUANTOS?Quantidade, classificaçãoConhecimento descritivo, indiretamente ao interpretativo e explicativo ONDE?Espaço, lugarConhecimento descritivo QUEM?Sujeito, autor, agenteConhecimento descritivo e indiretamente ao explicativo

19 3. Problematização Definido o objeto, preciso problematizá-lo, ou seja, questioná-lo, fazer perguntas, identificar o que é problemático, o que pede maiores esclarecimentos, uma maior compreensão ou a busca de possíveis soluções. Definição de elaboração do problema: “é a delimitação clara e precisa (sem ambigüidades) do objeto de pesquisa, realizada por meio de perguntas, leituras”, questionamentos, coleta de dados, comparações com outros trabalhos, entre outros aspectos (Dieterich, 1999, p. 61). O problema é da área, e não só do pesquisador. Cada pesquisador está inserido numa comunidade científica. Ciência é empreendimento coletivo. Por isso, as leituras e comparações com outros trabalhos. A partir do que é problemático, definimos com mais precisão o que pretendemos em relação ao objeto de pesquisa: os objetivos da pesquisa – geral e específicos.

20 Justificativa ( por quê)? 1) Interesse a partir do conhecimento que temos é uma forma de iniciar a pesquisa não governada pelas teorias; EXISTEM FALSOS COMEÇOS E FINAIS MORTOS Não é tão simples estabelecer um senso pessoal de justificativa. Expressar interesses pessoais não é uma tarefa simples, como descrever o óbvio. Há normas de pesquisa que só aceitam justificativas através de estudos sociais. Quando escrevemos “EU” deve estar conectado com “ELES” para dar relevância social a pesquisa. Por que escolhemos isso e não aquilo? Como essa pesquisa muda as “conversas” sociais e teóricas sobre um fenômeno de nosso interesse? Precisamos nos preparar para contar sobre tal fenômeno, algo que não podemos estudar por meio de outras teorias ou métodos.

21 4. Elaboração do objetivo de pesquisa Definição dos objetivos: “é um enunciado sobre o tema de pesquisa que expressa, de forma breve, qual é a intenção de conhecimento científico do pesquisador com respeito ao objeto de pesquisa”. Vem na forma de: O objetivo/propósito desta pesquisa é investigar/analisar/conhecer/compreender... (Dieterich, 1999, p. 76). Como chegar ao objeto de estudo e à sua problematização? 1. Delimitação no espaço físico-geográfico 2. Delimitação no tempo 3. Delimitação semântica: significado dos termos utilizados Exemplos: boa educação, performance consciente 4. Identificar quais são os recursos necessários: tempo, deslocamento, recursos financeiros, recursos materiais, número de pesquisadores necessários, literatura disponível sobre o tema/objeto, existência ou não de possíveis referenciais teóricos para analisar os dados.


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