A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

By Ilson Barros / Images from Internet. Gilberto Cardoso A. Velho (Rio de Janeiro, 1945) Antropólogo brasileiro, especializado em Antropologia Urbana,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "By Ilson Barros / Images from Internet. Gilberto Cardoso A. Velho (Rio de Janeiro, 1945) Antropólogo brasileiro, especializado em Antropologia Urbana,"— Transcrição da apresentação:

1 by Ilson Barros / Images from Internet

2 Gilberto Cardoso A. Velho (Rio de Janeiro, 1945) Antropólogo brasileiro, especializado em Antropologia Urbana, Sociedades Complexas e Teoria Antropológica. Atualmente é professor titular e decano do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da UFRJ. Principais obras: Mudança, Crise e Violência: política e cultura no Brasil contemporâneo; Projeto e Metamorfose: antropologia das sociedades complexas; Subjetividade e Sociedade: uma experiência de geração; Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea; A Utopia Urbana: um estudo de antropologia social e dezenas de outras obras, inclusive com organizador.

3 by Ilson Barros / Images from Internet Gilberto Velho parte da interação social como imperativo da condição humana para, a partir de uma análise dos significados do conjunto de crenças, valores e visão do mundo, traçar uma primeira definição de cultura. (p.63)

4 by Ilson Barros / Images from Internet Cultura é um conceito que só existe a partir da constatação da diferença entre nós e os outros. Implica reconhecer modos distintos de perceber a construção social da realidade. (p. 63)

5 by Ilson Barros / Images from Internet Padrões e normas são construídos de forma contrastante em cada sociedade, ao longo do tempo e do espaço, firmemente estribados em preconceitos e no etnocentrismo. (p. 63-64)

6 by Ilson Barros / Images from Internet Cada cultura deve ser entendida em seus próprios termos. Essa é a base do relativismo cultural. (p. 64)

7 by Ilson Barros / Images from Internet A sociedade complexa é vista e constituída por dois conjuntos culturais básicos que produzem e vivem essa relação de oposição complementar. (p. 65)

8 by Ilson Barros / Images from Internet A depender da visão de complexidade da sociedade, o pesquisador pode dar mais ênfase a alguns matizes e nuances, valorizando combinações e meio-tons (p. 65) O pesquisador é livre para direcionar seu olhar e especular sobre o objeto

9 by Ilson Barros / Images from Internet Assim, a cultura popular pode ser desdobrada em inúmeras culturas populares, tomando-se como ponto de partida o conjunto das diversidades: Regional

10 by Ilson Barros / Images from Internet Diversidade Étnica

11 by Ilson Barros / Images from Internet Diversidade Religiosa

12 by Ilson Barros / Images from Internet A vida cultural contemporânea evidencia a complexidade em diversos níveis e combinações, induzindo a idéia de diferenciação. O fenômeno da diferenciação é identificado em todos os segmentos da sociedade: entre as elites e entre as camadas mais pobres. As elites tendem a reproduzir e dar continuidade ao fenômeno cultural em curso, enquanto que as camadas mais pobres mudam com maior frequência. (p. 65)

13 by Ilson Barros / Images from Internet Aqui ele cita os chamados cultos de possessão, englobando manifestações que perpassam o Candomblé, a Umbanda, o Espiritismo, o Catolicismo popular e diversas seitas protestantes.

14 by Ilson Barros / Images from Internet No entanto, nem todas os fenômenos culturais podem ser enquadrados dentro de esquemas rígidos. Destaca a religiosidade, referência permanente do domínio do sobrenatural, mais ou menos benigno, mas de algum modo manipulável,sempre presente nas ações humanas. (p. 66)

15 by Ilson Barros / Images from Internet E as classes intermediárias? Segundo o autor, essas classes trafegam com desenvoltura entre os extremos, ora confundindo-se com as próprias elites, ora mergulhando em camadas menos favorecidas. Gilberto Velho aponta que essa diversidade de estilos de vida e visões de mundo muito diversificadas, tornam muito difícil detectar as características precisas de uma “cultura da classe média.” (p. 66)

16 by Ilson Barros / Images from Internet O processo de massificação é quase que uma decorrência inevitável do processo de desenvolvimento das metrópoles, em que se detectam intensas transformações quanto ao que chama de padrões de sociabilidade e interação, costumes e rotinas. (p. 67)

17 by Ilson Barros / Images from Internet Exemplo desse aberrante processo de massificação é o consumo da telenovela, proporcionando a cada segmento social leituras e interpretações particulares do que se veicula na TV. (p. 68)

18 by Ilson Barros / Images from Internet Diferenças são cruciais para percebermos os significados e definições de realidade de cada situação. Cuidado com esquemas evolucionistas apressados e empobrecedores - (p. 67) Visão HolísticaVisão Midiática

19 by Ilson Barros / Images from Internet Tecnológica Religiosa Antropológica

20 by Ilson Barros / Images from Internet A telenovela passa por um período de adequação às expectativas das classes consumidoras do produto e que ali desejam se ver retratadas, tendo-se como exemplos algumas produções como O Rei do Gado, O Clone, etc. Os chamados “enlatados” americanos tem parte no processo, mas não são o fator decisivo nem o mais presente.

21 by Ilson Barros / Images from Internet Ainda se pode, na visão de Gilberto Velho, detectar as influências cada vez mais marcantes das demais agências socializadoras, como a família, a igreja, o grupo de pares, a comunidade, a escola.

22 by Ilson Barros / Images from Internet Mas até que ponto essas mensagens influenciam decisivamente na vida dos sujeitos? Ora, diz Gilberto Velho, os indivíduos e grupos movem-se numa rede de papéis e significados tão amplos que a recepção dessa mensagem será sempre diferenciada e suas interpretações serão sempre heterogêneas. (p. 68) Essa diversidade pode, no final do processo, resultar num certo potencial de metamorfose particularmente rico em face da multiplicidade de planos de ação e dos papéis assumidos pelos agentes.

23 by Ilson Barros / Images from Internet O universo das camadas populares brasileiras é amplo, variado e heterogêneo. As relações entre os diversos segmentos pode ser mais ou menos inclusiva ou antagônica, dependendo dos contextos regionais e históricos. Assim, por exemplo, um cidadão comum, da classe trabalhadora, frequentador de terreiro de umbanda, torcedor do flamengo e músico de pagode vive a passagem frequente de uma experiência para outra de maneira contínua. Esses papeis diferentes lhe permitem acionar códigos e simbolismos diferentes para cada situação, invalidando uma idéia de que é um joguete da cultura de massas apenas por que é um consumidor de programas de TV. (p. 69)

24 by Ilson Barros / Images from Internet Por fim, o autor analisa a questão da dominação, sempre presente quando se estuda os fenômenos da massificação cultural. As desigualdades sociais podem cavar profundo fossos, mas não impedem que os grupos sociais interajam, como não impede que haja dominação ou relações de outra natureza. (p. 69)

25 by Ilson Barros / Images from Internet Referências VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1994 Imagens obtidas de diversas fontes, via Internet, não sendo possível determinar seus autores.


Carregar ppt "By Ilson Barros / Images from Internet. Gilberto Cardoso A. Velho (Rio de Janeiro, 1945) Antropólogo brasileiro, especializado em Antropologia Urbana,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google