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Parceiros Locais: Parceiros Nacionais: Banca de Juízes MPE Brasil - Ciclo 2009 Estado.

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Apresentação em tema: "Parceiros Locais: Parceiros Nacionais: Banca de Juízes MPE Brasil - Ciclo 2009 Estado."— Transcrição da apresentação:

1 Parceiros Locais: Parceiros Nacionais: Banca de Juízes MPE Brasil - Ciclo 2009 Estado

2 Reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento a qualidade, da produtividade e da competitividade pela disseminação de conceitos e práticas de gestão. Prêmio MPE Brasil

3 Rede Brasileira de Qualidade e Produtividade 22 Programas Estaduais 16 Prêmios Estaduais 27 Prêmios das MPEs R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R R 7 Programas/ Prêmios Setoriais: Transporte Saneamento – ABES Saúde Gestão Pública Polícia Militar Exército Energia – Abradee 7 Programas/ Prêmios Setoriais: Transporte Saneamento – ABES Saúde Gestão Pública Polícia Militar Exército Energia – Abradee Parceiros Nacionais

4 Reconhecimento à atuação da empresa em ações/ programas que contribuam para o desenvolvimento socioambiental. Prêmio MPE Brasil - Categorias Indústria Comércio Serviços (não especificados acima) Agronegócio Serviços de Educação Serviços de Saúde Serviços de Turismo Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Socioambiental Serviços de Tecnologia da Informação Escolhida entre as empresas selecionadas para visita em suas categorias setoriais e não uma categoria em separado.

5 Regulamento 2009 Artigo 2º - Público-alvo: O “Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas” é dirigido às empresas que se enquadrem nas seguintes características: I – ter receita bruta anual de até R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), incluindo a soma dos orçamentos de filiais e matriz, segundo o Estatuto Nacional das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte; II – ter completado pelo menos um ano fiscal; III – ter domicílio fiscal no estado da respectiva inscrição; IV – comprovar regularidade fiscal e estatutária, quando classificadas para a visita:

6 Art. 3º - Restrições Não será permitida a participação de empresas e órgãos públicos, subsidiárias de grandes grupos empresariais, fundações, associações de classe, organizações não- governamentais (ONGs), empresas cujos donos ou sócios sejam empregados ou prestadores de serviços dos promotores do prêmio que tenham acesso a informações privilegiadas envolvidas no processo de avaliação deste Prêmio. –§ 1º As empresas vencedoras do Prêmio na etapa estadual não poderão concorrer em duas edições posteriores ao ciclo atual. –§ 2º As empresas vencedoras do Prêmio na etapa nacional não poderão mais concorrer a este Prêmio. Regulamento 2009

7 MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO ® (MEG)

8 Modelo de Excelência da Gestão ®

9 CLIENTES Conhecimento dos clientes e mercados, identificação de suas necessidades e do grau de satisfação e como são tratadas as suas reclamações.

10 SOCIEDADE Identificação dos impactos ambientais decorrentes dos produtos, processos e instalações da empresa e ainda da prática da responsabilidade social.

11 LIDERANÇA Forma como o dirigente conduz seu negócio, define os rumos, analisa o desempenho dos indicadores e desenvolve o exercício da liderança.

12 ESTRATÉGIAS E PLANOS Definição das estratégias da empresa, bem como do seu desdobramento em planos de ação, definição de indicadores e metas.

13 INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO Identificação e uso de informações para a tomada de decisões, incluindo informações comparativas externas.

14 PESSOAS Organização das funções e cargos, do sistema de reconhecimento e desenvolvimento das pessoas, de modo a intensificar o desempenho da empresa.

15 PROCESSOS Definição e gerenciamento dos principais processos, do gerenciamento dos principais fornecedores e da gestão do uso dos recursos financeiros da empresa.

16 1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de Inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de Valor 8. Valorização das pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social Fundamentos da Excelência

17 Estrutura do Questionário de Avaliação Parte I – Gestão – Peso 100% Parte II – Empreendedorismo (obrigatório apenas para as empresas selecionadas para a visita) Parte III – Destaque Boas Práticas de Responsabilidade Social (opcional) Questões de 1 a 30: 70% Questão 31: 30%

18 Parte I - Gestão CritérioNúmero de questões Clientes5 Sociedade3 Liderança6 Estratégias e Planos4 Pessoas5 Processos4 Informações e conhecimento3 Resultados1 Total31

19 Pontuação - Gestão CritérioPontuação Clientes9% Sociedade6% Liderança15% Estratégias e Planos9% Pessoas9% Processos16% Informações e conhecimento6% Resultados30% Total100%

20 1. Como é feito o agrupamento dos clientes e a busca de novos? O agrupamento dos clientes tem por objetivo estabelecer os tipos de clientes com características similares, possibilitando a oferta de serviços ou produtos adequados para cada grupo de clientes. Alguns exemplos de critérios para agrupamento: idade, sexo, etc. a) Não é feito nenhum agrupamento de clientes. b) O agrupamento é feito intuitivamente sem definição clara dos tipos de clientes. c) O agrupamento é feito de forma planejada utilizando dados dos clientes. d) O agrupamento é feito de forma planejada e as informações são utilizadas para melhor atender aos clientes atuais e captar novos. Estrutura das Perguntas de 01 a 30

21 CLIENTES 1. Como é feito o agrupamento dos clientes e a busca de novos? 2. Como as necessidades e expectativas dos clientes são conhecidas? 3. Como os serviços e produtos são divulgados aos clientes e ao mercado? 4. Como são tratadas as reclamações feitas pelos clientes? 5. Como a satisfação dos clientes é avaliada?

22 SOCIEDADE 6. Como são tratados os impactos negativos que podem causar danos ao meio-ambiente? 7. Como as exigências legais necessárias para o funcionamento do negócio são conhecidas e como se mantém atualizadas em relação a elas? 8. Como é demonstrado o comprometimento com a(s) comunidade(s) por meio das ações ou projetos sociais?

23 LIDERANÇA 9. Como a missão da empresa é disseminada para os colaboradores? 10. Como o comportamento ético e incentivado pelos dirigentes nas relações internas e externas? 11. Como a análise do desempenho do negócio é feita pelos dirigentes? 12. Como os dirigentes compartilham informações com os colaboradores? 13. Como os dirigentes investem em seu desenvolvimento gerencial e aplicam os conhecimentos adquiridos na empresa? 14. Como é promovida a melhoria dos produtos, serviços, processos e métodos de gestão?

24 ESTRATÉGIAS E PLANOS ESTRATÉGIAS E PLANOS 15. Como a visão da empresa é disseminada para os colaboradores? 16. Como são definidas as estratégias que permitam alcançar a visão estabelecida? 17. Como são estabelecidos os indicadores e metas relacionadas às estratégias definidas? 18. Como são definidos os planos de ação visando alcançar as metas da empresa?

25 PESSOAS 19. Como as funções e responsabilidades das pessoas (dirigentes e colaboradores) estão definidas? 20. Como é feita a contratação dos colaboradores? 21. Como é tratada a capacitação dos colaboradores? 22. Como são identificados os perigos e tratados os riscos de saúde e segurança no trabalho? 23. Como são tratados os fatores de bem estar e a satisfação dos colaboradores?

26 PROCESSOS 24. Como as atividades da empresa são executadas de acordo com os padrões definidos e documentados? 25. Como é controlado o desempenho das atividades da empresa? 26. Como os fornecedores são selecionados e avaliados quanto ao seu desempenho? 27. Como e feito o controle financeiro da empresa a fim de otimizar a utilização dos recursos?

27 INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO 28. Como as informações necessárias para a execução das atividades, para análise e para condução do negócio estão definidas? 29. Como as informações são disponibilizadas para os colaboradores? 30. Como as informações comparativas de outras empresas são utilizadas para avaliar o desempenho e melhorar os serviços, produtos e processos?

28 Dado do IndicadorExplicação Controla? No caso de resposta afirmativa, indique os valores: SimNão200620072008 Receita Total (R$) Valor da receita com a venda de produtos/serviços Despesa Total (R$) Valor dos custos relacionados à produção/comercialização dos produtos e serviços, despesas e impostos Índice de satisfação % de clientes que se declaram satisfeitos com os serviços/produtos Nº de reclamaçõesReclamações recebidas e registradas Nº de colaboradores Pessoas que trabalham na empresa com vínculo empregatício Rotatividade Nº anual de pessoas que pedem demissão ou são demitidas pelo nº total médio de pessoas da empresa Nº de acidentes com afastamento Nº de acidentes ocorridos e que necessitaram de afastamento do trabalho pelo empregado acidentado Produção (descreva sua produção) Volume de produtos comercializados ou serviços prestados ou itens produzidos RESULTADOS

29 Indicadores200620072008Desempenho FINANCEIROS Margem (% sobre a receita total) quanto maior melhor CLIENTES Nº de reclamações por item produzido quanto menor melhor Índice de satisfação PESSOAS Receita total por empregado quanto maior melhor PROCESSOS Produtividade por empregado quanto maior melhor Valor da receita por bem produzido quanto maior melhor Resultados gerados pelo Sistema

30 ETAPAS DO PRÊMIO

31 Inscrição Execução da Visita Selecionada para Visita? Sim Não Pré-seleção para a Visita Verificação de documentos Planejamento da Visita Preparação do Relatório de Avaliação Seleção das Finalistas Envio de Relatório de Avaliação Relatório de Autoavaliação Designação dos Avaliadores Seleção das Vencedoras Cerimônia de Premiação Gestor Candidata Avaliador Banca de juízes Comissão Técnica Planejamento Lançamento Mobilização Aprendizado Candidata ou Gestor Processo da Etapa Estadual Capacitação dos Avaliadores FNQ Autoaavaliação

32 Juízes Representantes dos Promotores Outros representantes da Sociedade Definem as vencedoras Gestor do Prêmio Avaliador Líder Avaliador Experiência em avaliação Responsáveis pela visita Comissão técnica Representantes dos Promotores/apoiadores do prêmio Selecionam as empresas para visita e definem as Finalistas Estrutura da Equipe de Avaliação

33 Regras de CondutaRegras de Conduta Regras de ConfidencialidadeRegras de Confidencialidade Regras sobre Conflito de InteressesRegras sobre Conflito de Interesses Visando garantir a lisura do processo, as pessoas que atuam como Avaliadores, Juízes e membros da Comissão Técnica seguem as regras definidas no Código de Ética: OBS: Em todas as etapas do processo, as empresas são tratadas por um código Código de Ética

34 Atribuições da Banca de Juízes Análises: Analisar o desempenho global das candidatas em Empreendedorismo e Gestão Analisar o equilíbrio no atendimento aos critérios da gestão Observações: Não há uma definição no Manual do Gestor, especificando a linha de corte para a pontuação. As empresas que chegam neste fase já são empresas que possuem pontuação de pelo menos 50% da parte da gestão Os nomes das empresas são revelados para os juízes apenas no momento final da reunião de decisão de premiadas, após ter sido definida a linha de corte. A Banca de Juízes pode decidir por premiar mais de uma empresa por Categoria, ou não premiar nenhuma empresa na categoria, caso nenhuma candidata obtenha desempenho para ser considerada vencedora neste prêmio. Regulamento: Artigo 9º - A Banca de Juízes será soberana, sendo seu julgamento definitivo sem caber recurso ou apelação.

35 RESULTADOS DO CICLO 2009 NO ESTADO

36 Inscrições e Candidatura Inserir Gráfico com a evolução do estado em números de inscrições e candidaturas

37 Desempenho das Candidatas Finalistas Inserir Gráficos de cada categoria a partir da planilha de excel completa

38 Obrigada pela participação e estão todos convidados para a Cerimônia de Entrega do MPE Brasil, no dia __/__/__, às ___ horas, no (local). A coordenação.


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