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Abril/2007 Material Elaborado por Vanessa Barros Fontes: Elementos do comportamento Organizacional – Bowdich & Buono – Ed. Pioneira, 1992 Fundamentos de.

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1 Abril/2007 Material Elaborado por Vanessa Barros Fontes: Elementos do comportamento Organizacional – Bowdich & Buono – Ed. Pioneira, 1992 Fundamentos de Comportamento Organizacional – John Schermerhorn – Bookman 1999 Fundamentos do Comportamento Organizacional – Stefhen Robbins – Ed Prenhall 2004

2 COMUNICAÇÃO Segundo o Aurélio: tornar comum Processo fundamental que constitui a base para quase todas as atividades nas Organizações. Troca de informações entre um transmissor e um receptor e a percepção do significado entre os indivíduos envolvidos. Processo de remessa e recebimento de mensagens com conteúdo significativo.

3 COMUNICAÇÃO A informação pode ser transmitida por símbolos, palavras, escritas, desenhos ou a troca de comportamentos, tais como gestos, contato visual, linguagem corporal e outros atos não verbais.

4 COMUNICAÇÃO HUMANA A comunicação humana é mais complexa do que simplesmente receber uma mensagem sem distorções, visto que as pessoas são diferentes e dão significados diferentes a coisas e eventos.

5 COMUNICAÇÃO EFICAZ Ocorre quando o significado pretendido da fonte e o significado percebido pelo receptor são virtualmente o mesmo.

6 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL É o processo específico segundo o qual a informação se movimenta e é trocada através da organização e entre a organização e o seu ambiente.

7 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL  Sustentar estratégias, ações e projetos empresariais  Auxiliar a empresa na condução de mudanças com credibilidade e respeito, e as pessoas na compreensão desse processo.  Reforçar o papel das lideranças internas, a marca e a reputação empresarial. Segundo pesquisas recentes, a comunicação é considerada, hoje, como uma das três maiores tensões e desafios de uma empresa.

8 EFICÁCIA DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ASSEGURAR RESULTADOS EMPRESARIAIS através da mensagem recebida a ação correspondente

9 A organização depende de fluxos complexos de informações ascendentes, descendentes e laterais para funcionar eficazmente.

10 COMUNICAÇÃO DESCENDENTE Segue oficialmente o canal de comunicação, do topo para a base. Principal função: informar

11 COMUNICAÇÃO ASCENDENTE É o fluxo de informações dos níveis hierárquicos inferiores para os superiores. manter os níveis superiores informados, identificar problemas dos níveis inferiores, bem como conhecer como estes se sentem com relação ao trabalho e à organização. Funções:

12 COMUNICAÇÃO LATERAL Possui o propósito de informar, apoiar e coordenar as atividades dentre os componentes internos da organização.

13 Entre os principais elementos do processo de comunicação temos uma fonte de transmissor, que insere um significado pretendido numa mensagem, e um receptor que decodifica a mensagem obtendo um significado percebido.

14 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO MENSAGEM EMISSOR RECEPTOR CANAL RUÍDO FEEDBACK

15 RUIDO Termo usado para descrever qualquer distúrbio dentro do processo de comunicação que o interrompe e interfere na transferência da mensagem.

16 TIPOS DE CANAIS DE COMUNICAÇÃO  Os canais formais seguem a cadeia de comando; encaminham as comunicações ponto a ponto, seguindo a hierarquia de autoridade da organização.  Os canais informais não estão descritos num organograma. Se criam a partir dos relacionamentos interpessoais e podem afetar substancialmente os fluxos de informações dentro da organização (boatos).

17 COMUNICAÇÃO RECEBIDA O processo de comunicação não está concluído até que a mensagem esteja recebida, interpretada e, idealmente, tenha dado um resultado.

18 AS FUNÇÕES DACOMUNICAÇÃO:  Controle: para esclarecer as obrigações, implantar normas e estabelecer autoridade e responsabilidade;  Informação: para propiciar a base para se tomar decisões e executar instruções;  Motivação: para influenciar os outros e obter cooperação e compromisso para com metas e objetivos;  Emoção: para expressar sentimentos e emoções.

19 BARREIRAS À COMUNICAÇÃO EFICAZ  Sobrecarga de informações – temos mais informações do que somos capazes de ordenar e utilizar;  Filtragem – manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor;  Percepção seletiva – o receptor vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades ;  Fontes de informações – tendência a acreditar em pessoas que contam com mais credibilidade;  Distração - interrupções como telefonemas, visitantes inesperados, solicitações de colegas e limitações de tempo.

20  Diferenças culturais – não considerar características culturais diferentes, tais como valores, linguagens e gestos.  Ausência de feedbacks.  Estilos de comunicacação homens e mulheres – homens e mulheres utilizam a comunicação oral para diferentes propósitos, assim, o sexo torna-se uma barreira para a comunicação ser eficaz.  Emoções/Defensividade – a interpretação de uma mensagem é influenciada pela maneira como o receptor se sente no momento em que a recebe.  Problemas de Semântica (linguagem) – envolve uma má escolha e/ou uso das palavras – jargões - mensagem confusa.

21 VANTAGENS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO  Distribuem as informações mais depressa  Tornam mais informações disponíveis  Permitem um acesso mais amplo e imediato a estas informações  Incentivam a participação para compartilhar e usar as informações

22 POTENCIAIS DESVANTAGENS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO  A comunicação eletrônica é fortemente impessoal.  Quando a usam, as pessoas interagem diretamente com as máquinas, não umas com as outras. Isto tira da situação aspectos não- verbais que poderiam acrescentar a ela importante conteúdo e significado.  Sobrecarga de informações que acarreta dificuldade em separar o útil do trivial.


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