A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina 1: STORYTELLING. Quadro Geral das Oficinas Oficina 1: Literacy: storytelling – Roda de histórias, contação de estórias utilizando imagens e objetos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina 1: STORYTELLING. Quadro Geral das Oficinas Oficina 1: Literacy: storytelling – Roda de histórias, contação de estórias utilizando imagens e objetos,"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina 1: STORYTELLING

2 Quadro Geral das Oficinas Oficina 1: Literacy: storytelling – Roda de histórias, contação de estórias utilizando imagens e objetos, panos, sucata, e outros materiais: em foco o trabalho com crianças de 6 a 8 anos. Técnicas de construção de fantoches. Oficina 2: Rhymes, chants and songs – Poemas, rimas e músicas tradicionais, contemporâneas e pedagógicas para a aprendizagem de língua inglesa. Oficina 3: Children’s Games – Brincadeiras tradicionais: “aprender brincando”. Oficina 4: Games – Jogos de tabuleiro, de concentração, de memória, de cooperação: “brincar para aprender”. Oficina 5: Case studies 1 – Situações-problema de sala de aula de língua inglesa com crianças de 6 a 10 anos para problematização, proposição de soluções e de encaminhamentos.

3 Oficina 6: Listen and do – Atividades que integram movimento, ação e linguagem verbal (TPR – Total Physical Response). Oficina 7: Routines and rituals – Organização do tempo e do espaço nas aulas com crianças; rituais de início, transição e finalização de aulas; caracterização dos diferentes papeis assumidos pelos agentes (professores e alunos). Oficina 8: Literacy: reading skills – O trabalho com diferentes gêneros (verbetes de divulgação científica, receitas, verbetes de curiosidades, diagramas, instruções): em foco o trabalho com crianças de 09 e 10 anos. Oficina 9: Drama – Dramatização de contos de fadas e contos tradicionais. Oficina 10: Case studies 2 – Situações-problema de sala de aula de língua inglesa com crianças de 6 a 10 anos para problematização, proposição de soluções e de encaminhamentos.

4 Informações Sobre o certificado – avaliação satisfatória e frequência 100% Questionário Lista de emails para envio das sínteses das oficinas Formato das oficinas – vivência e reflexão

5 Activities for the day Icebreaker I can tell a story Look, listen, enjoy and learn English (videos) Listen and comment Share ideas (ppt) Puppets to tell stories Theory and practice (ppt)

6 Sharing 1 A estória infantil estimula a criatividade / fantasia da criança; Contar uma estória em inglês leva a criança a ter contato com a língua diferente de sua língua materna; A criança relaciona o seu conhecimento com a estória para chegar ao conhecimento; Aprendizado por associação.

7 Sugestões de atividades com histórias Story: I know an old Lady who swallowed a fly Sugestões de registro: –colar pedaços de papéis no caderno na ordem da história; associar o desenho do animal e do inseto às cores com as quais foram representados na história. Sugestões de atividades: –Cada criança é um personagem que entra embaixo de um grande lençol enquanto a professora recita a história; quando o “estômago” da personagem estoura, a professora puxa o lençol e todos pulam/caem. –Alunos se movimentam de acordo com o nome do animal recitado pela professora, quem errar sai do jogo (jogo no estilo de “morto ou vivo”).

8 Fairy tale Sugestões de registro: –Utilizar fantoches para recontar a história. – Confeccionar fantoches (papel, palitos, mão, sucata). Sugestões de atividades: –Ao terminar a história pergunte o que foi parecido com a versão que sabiam e o que foi diferente; que palavras ou frases apareceram muitas vezes. –Ordenar imagens da história.

9 The man in the well Sugestões de registro: –Pedir que cada criança escolha seu personagem favorito e o desenhe. –Tirar foto das dramatizações (depois imprimi-las) e colar no mural da escola ou nos cadernos com legendas feitas pelo professor. –Transformar cada criança em um personagem da história: o professor sorteia os alunos que serão cada personagem, utilizando uma rima em inglês como “Eenie, meenie” (veremos essa e outras rimas na Oficina 2). Éinteressante que todas as crianças participem de alguma forma. Caso não haja tempo ou personagens suficientes para que todos encenem, faça uma escala de alunos por aula até que todos tenham participado pelo menos uma vez.

10 Final Sharing Existem vários fatores que favorecem a compreensão da estória pela criança: conhecimentos prévios, imagens, associação, repetição de palavras / frases; É importante, ao fim da estória, fazer um levantamento coletivo entre os alunos sobre o que eles compreenderam, assim, um complementa o outro; Não é preciso conhecer todas as palavras para se chegar ao conhecimento global do texto / estória.


Carregar ppt "Oficina 1: STORYTELLING. Quadro Geral das Oficinas Oficina 1: Literacy: storytelling – Roda de histórias, contação de estórias utilizando imagens e objetos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google