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INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: 273857-0 GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.

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1 INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: 273857-0 GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M. Gheno RIB. PRETO 23/8/2011

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3 CONCEITOS INICIAIS Organização: é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Administrar: é planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de uma organização, seja ela lucrativa ou não-lucrativa. Gestão: ato de conduzir, dirigir ou governar.

4 ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO Início da Rev. Ind. (máquinas e divisão do trabalho). A economia deixou de ter uma base artesanal e manufatureira para se firmar na produção industrial mecanizada. Nascimento das fábricas: primeiro paradigma da administração, racionalização da produção, divisão das tarefas em múltiplas etapas, supervisão cerrada e obediência hierárquica. Frederick Taylor - técnicas de racionalização do trabalho do operário, buscou uma organização científica do trabalho, enfatizando tempos e métodos e por isso é visto como precursor da Teoria da Administração Científica.

5 Princípios da Teoria de Taylor Seleção Científica do Trabalhador; Tempo-padrão; Plano de Incentivo Salarial; Trabalho em Conjunto; Gerentes Planejam, Operários Executam; Divisão do Trabalho; Supervisão; Ênfase na Eficiência. Um dos seguidores das idéias de Taylor foi: Henry Ford. Produção seriada de automóveis. T 28

6 Fayol implementou funções de gerência administrativa : PLANEJAR, ORGANIZAR, COMANDAR, CONTROLAR e COORDENAR.

7 Gerentes Funcionários Acionistas Autoridades locais da comunidade Agências Reguladoras Governo Clientes Fornecedores Organização Conformidade Legal Pronto Pagamento Práticas socialmente responsáveis Crescimento nos Ganhos Aumento da eficiência e dos Lucros Bons salários e estabilidade Preço, qualidade

8 CONCEITOS INTRODUTÓRIOS Habilidades NecessáriasNíveis Administrativos Intermediário Alta Direção Institucional Gerência OperacionalSupervisão Conceituais Humanas Técnicas

9 HABILIDADES DO ADMINISTRADOR Capacidade de utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos para o desempenho de tarefas específicas. Capacidade e facilidade para lidar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas. Capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. TÉCNICA HUMANA CONCEITUAL

10 AMBIENTE ORGANIZACIONAL AMBIENTE GERAL: Externo às organizações, componentes de larga margem de informações e pouca aplicação imediata. - Componente Econômico: Taxa de Câmbio e PIB. - Componente Social: Costumes, Cultura, Educação, Nível Escolar e Idade da População. - Componente Legal: Leis, Normas e Regulamentos. - Componente Tecnológico: Informação, Novos Materiais, Máquinas, Novas Fontes Energia e Recursos.

11 AMBIENTE ORGANIZACIONAL AMBIENTE OPERACIONAL: Externo às organizações, mas afetam as empresas com informações incontroláveis. - Componente Fornecedor: Acompanhar e melhorar. - Componente Cliente: Dar atenção para os que compram e dão lucro a empresa. - Componente Mão-de-Obra: Qualificada e Treinada, promovem aumento da qualidade e produtividade. - Componente Concorrente: Juntar-se e formar cooperativas para compra de matéria prima em grande quantidade para baixar os custos de produção.

12 AMBIENTE ORGANIZACIONAL AMBIENTE INTERNO: (CONTROLÁVEL) Informações imediatas e específicas. Decisões tomadas pelo administrador da empresa, que influenciam direta e indiretamente a empresa. - Aspectos Organizacionais: Organograma, Definir as políticas, Metas, Rede de Comunicação e Hierarquia. - Aspectos de Pessoal: Contratação, Remuneração, Avaliação de Desempenho, Treinamento e Plano de Carreira. - Aspectos Financeiros: Consequências das decisões, Lucratividade, Rentabilidade, Fluxo de caixa, Contabilidade, Tesouraria, etc. - Aspectos de Marketing: Pesquisa, Estratégias de 4P( Produtos, Preço, Promoção e Praça. - Aspecto de Produção: Todas as atividades produtivas dentro da empresa como por exemplo: PCP, P&D, LAYOUT, Controle de Qualidade e Estoques.

13 AMBIENTE GERAL


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