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TRABALHANDO PRA VOCÊ O mototáxi surgiu como uma alternativa, na tentativa de driblar as dificuldades de acesso aos postos formais de trabalho e índices.

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1 TRABALHANDO PRA VOCÊ O mototáxi surgiu como uma alternativa, na tentativa de driblar as dificuldades de acesso aos postos formais de trabalho e índices mais elevados de desemprego. Porém, esta nova profissão trouxe conseqüências para o trabalhador, como maiores riscos. O Objetivo deste projeto é contribuir para a diminuição dos riscos de acidentes existentes no trabalho dos mototaxistas de Itaberaba-Ba. Metodologia: trata-se de um projeto de intervenção em vigilância a saúde do trabalhador que será realizado do período de agosto de 2007 a dezembro de 2008, no município de Itaberaba –BA. Primeiramente foi feito um cadastramento de todas as empresas de mototáxis. A amostra de motaxistas foi selecionada aleatoriamente, por sorteio. Foram sorteados 50% dos mototaxistas cadastrados. Os riscos de acidentes de trabalho envolvendo mototaxistas foram mapeados utilizando a aplicação de um questionário em forma de entrevista individual aos mototaxistas selecionados, contendo questões abertas e fechadas. Para análise dos dados foram utilizados procedimentos da estatística descritiva (média, freqüência, desvio padrão), analisado através do programa Excel e para análise das informações qualitativas foi utilizada a análise de conteúdo. Resultados:Cadastramento de 36 pontos de mototáxi, sendo 306 mototaxistas e 47 assistentes administrativos ( M = 39: H= 8). Foram entrevistados 94 mototaxistas (30%), (M=02; H=92). A maioria dos mototaxistas se encontram na faixa etária entre 19 a 25 anos (47%) e trabalham nesta profissão há mais de 2 anos (56%). 50% (N= 47) não possui carteira de habilitação na categoria A. 49%(N=46) trabalham todos os dias da semana, Como EPI, 100%(N=94) afirmaram usar sempre capacete, 73,4%(N=66) disseram que alguns passageiros se recusaram a usar o capacete. Palavras-Chave: acidente de trabalho, motociclistas, análise ergonômica do trabalho, promoção de saúde. PROJETO DE INTERVENÇÃO EM VISAT COM MOTOTAXISTAS NO MUNICÍPIO DE ITABERABA – BA Quézia O. Santana, Antonízia Soares, Adnail Aragão, Marcos Bahia, Mariana Cardoso, Rosecler Pedreira, Ana Luiza Nogueira Coordenadora do projeto: Flávia Nogueira e Ferreira Parceiros:Associação de Motocross, Moto Honda, Polícia Militar, Superintendência Municipal de Trânsito de Itaberaba e 18ª DIRES E-mail: cerest_itaberaba@hotmail.com RESUMO CONSIDERAÇÕES INICIAIS O mototáxi surgiu como uma alternativa, na tentativa de driblar as dificuldades de acesso aos postos formais de trabalho e índices mais elevados de desemprego. Porém, esta nova profissão trouxe conseqüências para o trabalhador, como maiores riscos OBJETIVO O propósito deste projeto é contribuir para a diminuição dos riscos de acidentes existentes no trabalho dos mototaxistas de Itaberaba- Ba METODOLOGIA Trata-se de um projeto de intervenção em vigilância a saúde do trabalhador que está sendo realizado desde agosto de 2007 a dezembro de 2008, no município de Itaberaba –BA. Primeiramente foi feito um cadastramento de todos os pontos de mototáxis, em que o proprietário da empresa respondeu a um questionário em forma de entrevista individual. A amostra de motaxistas foi selecionada aleatoriamente, por sorteio, foram sorteados 50% dos mototaxistas cadastrados. Somente foram incluidos na pesquisa mototaxistas vinculados a pontos de mototáxis, excluindo os motaxistas clandestinos. Os riscos de acidentes de trabalho envolvendo mototaxistas foram mapeados utilizando a aplicação de um questionário em forma de entrevista individual aos mototaxistas selecionados, contendo questões abertas e fechadas e impressões do entrevistador. Para análise dos dados foram utilizados procedimentos da estatística descritiva (média, freqüência, desvio padrão) e para análise das informações qualitativas foi utilizada a análise de conteúdo. RESULTADOS E DISCUSSÕES Cadastramento dos pontos de mototáxi 36 pontos 306 mototaxistas 47 assistentes administrativos ( M = 39: H= 8) Foram entrevistados 94 mototaxistas (30%), (M=02; H=92) A maioria dos mototaxistas se encontram na faixa etária entre 19 a 25 anos (47%) e trabalham nesta profissão há mais de 2 anos (56%). 50% (N= 47) não possui carteira de habilitação na categoria A. 49%(N=46) trabalham todos os dias da semana, sendo que 60% (N=56) trabalha 12h ou mais por dia. 94% (N=90) disseram que fazem revisões periódicas na moto. Como EPI, 100%(N=94) afirmaram usar sempre capacete, 6,4%(N=6) luvas, 68% (N=64) sapato fechado, 45,74%(N=43) calça comprida e todos oferecem o capacete como EPI para o passageiro. 100% (N=94) afirmaram usar sempre o capacete. 70%(N=66) disseram que alguns passageiros se recusam a usar o capacete, tendo como justificativa desarrumar o cabelo 32% (N=30) e o fato do capacete oferecido estar sujo 21%(N=20). 73,4% (N=69) afirmaram que o capacete sempre é ajustado para o passageiro, 23,4%(N=22) as vezes e 3,19%(N= 3) nunca é ajustado. 39,4%(N=37) sofreram acidente de trabalho. 69%(N=65) levam ou já levaram mais de um passageiro na garupa. PRÓXIMAS ETAPAS Reunião com o batalhão da policia militar de Itaberaba, CIRETRAN, Ministério Público, Prefeito e INSS para divulgação dos resultados de pesquisa e articulação de estratégias para diminuição de acidentes. Reunião com os mototaxistas para divulgação dos resultados, informação sobre os riscos ocupacionais os quais estão submetidos e discussão sobre as possíveis intervenções para diminuição dos acidentes de trabalho. Convidar o sindicato dos mototaxistas de Feira de Santana para participar da reunião. Realização da semana de prevenção de acidentes de trabalho envolvendo mototaxistas (visita a emissoras de rádio, faixas, stand, folders). Impressões/ Facilidades/Dificuldades/ Aprendizagem Trabalho desestruturado, desorganizado, precário. Não respeitam várias leis de trânsito, não tem vinculo empregatício. Descaso com a classe por parte das autoridades. Dificuldade em responder algumas questões dos questionários e/ou assinar o termo de consentimento.


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